Iphone 14: por que a Apple pode remover a porta lightning do smartphone

Iphone 14: por que a Apple pode remover a porta lightning do smartphone

De acordo com uma postagem de 2021 do site tom’s guide, um insider informou que a Apple pode estar cogitando a possibilidade de remover a porta Lightning em seu novo lançamento do Iphone 14 previsto para 2022. Também chamado de Iphone Pro ou Iphone Pro Max o modelo avançado tem sido cercado de rumores sobre a instalação de uma entrada USB, medida que facilitaria a vida de milhões de usuários que clamam pela mudança no produto.

Enquanto há diferenças suficientes entre o Iphone 13 e o Iphone 13 Pro, elas geralmente envolvem distinções entre o display e a câmera; o Iphone 13 Pro tem um display de de 120hz e câmera tripla, o que contrasta com o argumento de que são mais “pro” que sua versão anterior. As duas versões novas do celular ainda recente, no entanto, podem vir ambas com portas USB e tudo isso considerando alguns fatores que corroboram para essa teoria.

Velocidade na transferência

De acordo com o mesmo site, a remoção da porta Lightning melhoraria a velocidade de transferência de vídeos via conexão a cabo. Enquanto a do Lightning leva um tempo de até 4 horas em transferência, o já conhecido e universal USB leva no máximo três minutos. Essa informação também contrasta com o fato de que a entrada é compatível com vídeos 4k Pro Res que presumidamente serão característicos do novo produto da Apple.

Fator Ambiental

Tanto lá fora quanto aqui do dentro do país, a Apple é definida mundialmente como uma empresa “friend-recycle” ou seja, apoiadora das medidas ambientais, mas o que realmente visionaria a mudança tem ligação com a pressão da União Europeia e sua constante demanda de que a empresa adote medidas mais sustentáveis na produção de entradas. A produção de uma única porta, esta sendo a USB, amenizaria a tensão com a União enquanto garantindo a boa parcela de compradores na Europa e atendendo as preferências da clientela.

Produto “fã-made” fez sucesso

O estudante de robótica Ken Pillonel causou barulho no mundinho tec quando por conta própria fez a troca das entradas por conta própria em seu Iphone X de 64 GB. O item modificado se mostrou funcional além de ter sido comprado em um leilão pelo valor de R$ 460 mil. A versão se mostrou bastante rentável entre os fãs do aparelho, então a Apple pode estar olhando para a possibilidade de conquistar essa parcela de compradores também.

Matheus Martins

Escritor, 25 anos, apaixonado por literatura e Stephen King. Teve um exemplar jogado na própria cabeça como incentivo e hoje afunda a cabeça em cubículos do Call Center. À noite, as máquinas ligam e ele dá vida às palavras e histórias que alugam um triplex na sua cabeça.