Assim como Velozes e Furiosos, Missão Impossível é uma das franquias de ação mais duradouras de Hollywood. Conhecida por sequências explosivas, a falta de dublês requisitadas pelo próprio Tom Cruise, a franquia de vinte e sete anos está chegando ao fim muito em breve.
Com seis filmes em sua saga, o lançamento do último filme, que sofreu atrasos na gravação devido a pandemia, foi dividido em duas partes; uma para este ano e a segunda para 2024, e promete dar uma conclusão para a história de Ethan Hunt, um dos espiões mais icônicos do cinema.
Então, nada melhor do que revisitar a franquia e entrar por dentro dos filmes que mais caíram no gosto da franquia – e aqueles que não caíram. Confira abaixo.
Missão Impossível 2 (2000)
Para começar essa lista de filmes ranqueados, Missão Impossível 2 é um dos filmes mais lembrados da franquia. Estrelado por Tom Cruise e Thandiwe Newton (Westworld) como Nyah, o interesse amoroso do personagem, a sequência estreou quatro anos após o lançamento do primeiro filme.
Na trama, vemos Ethan retomar em mais uma missão impossível de ser feita: capturar um vírus antes que ele caia nas mãos de terroristas. A direção do filme é de John Woo por outros emblemáticos de ação como Dupla Face e a Última Ameaça.
Apesar de icônico, o filme ficou lá para as casas do 50 na visão dos críticos, um tomate podre sem sombra de dúvidas. O longa foi descrito como uma paródia de si mesmo, além de ser acusado de não funcionar e completamente inesquecível. Para alguns, o climáx que perdura por minutos na tela com a inclusão excessiva de câmera lenta são tapa-buracos em uma tentativa de esconder a falta de ação tão prometida no filme.
O consenso crítico elegeu Newton como um dos pontos mais altos do MI-2, já que a atriz consegue transformar uma personagem finamente escrita com seu carisma meros gestos como suas sobrancelhas arqueadas e sorrisos sedutores.
Missão Impossível (1996)
Nada como o original, certo? É no primeiro filme da leva de Missão Impossível que se estabelece a atmosfera agitada e frenética que seguiria pelos próximos vinte anos e que os fãs tanto aprenderiam a abraçar junto com o arco de Ethan Hunt.
A história de Ethan começa com um assassinato e uma armadilha onde o personagem de Cruise é posto como o principal suspeito, seguindo assim o famigerado gênero de “todos contra um” que filmes do mesmo segmento sempre apresentam. Há duas cenas no original que o tornam tão importante para a cultura pop: a descida do telhado de vidro e a do topo do trem.
Mas se engana quem acha que isso bastou para os críticos de plantão. Muitos acharam que apesar dos efeitos e das sequências bombástica, o filme pecou em fazer uma correlação que fizesse sentido. Não há storyline ou caracterização sólida.
Nas palavras de Carol Buckland da CNN, Missão Impossível 1 é cheio de som e “fúria visual”, mas que não parece interessada em significar muito mais do que isso. Ainda assim, é um dos mais bem-avaliados na frente do segundo.
Missão Impossível 3 (2006)
Com Missão Impossível 3, a coisa começa a melhorar, mesmo que apenas um pouco. Esse é o filme mais tenso que já assisti da franquia, já que ele abre com uma cena incapaz de um vilão incapaz de não se reconhecer: Owen Davian, um negociante internacional de armas e informação que é tão esperto quanto implacável. Davian surge para ameaçar Hunt e tudo o que ele mais estima, incluindo a mulher que tanto ama.
A cena do filme que abre com Owen tendo Ethan amarrado e sua mulher em risco é genial para virar a chave sobre um herói capaz de feitos impossíveis. Mas é claro que a atuação do já falecido Philip Seymour Hoffman foi o que tornou a dinâmica do filme ainda mais interessante, e por isso responsável pela alta pontuação do longa de 2006.
Missão Impossível: Protocolo Fantasma (2011)
Como o quarto filme da franquia após os acontecimentos tensos do terceiro, Protocolo Fantasma abre com uma nota alta de 94% e selo FRESH no Rotten Tomatoes. Deixando a direção de J. J. Abrams (que aqui só trabalha na produção junto com Cruise), essa sequência é apontada por muitos como o filme responsável por trazer de volta a vitalidade que um filme que já perdurou por anos poderia ter.
No longa, mais uma vez Ethan sofre uma acusação e vive para ver o desmanche da IMF – organização da qual trabalhava. Enquanto se arrisca em mais uma missão para provar a inocência dos envolvidos, novos e interesseiros inimigos surgem no horizonte com a missão de destruir Ethan de uma vez por todas.
Muitos apontam que o sucesso do filme se dá pela atuação do diretor Brad Bird, que consegue fazer com que os visuais sejam lindamente encantadores para que muitos se esqueçam da falta de probabilidade que algumas cenas de ação colocam a franquia perto de um Velozes e Furiosos.
Missão Impossível: Nação Secreta (2015)
Seguindo a premissa do filme anterior, Ethan volta para salvar a sua própria vida e dos agentes da IMF, dessa vez contra a ameaça do Sindicato, uma organização secreta de assassinos profissionais que os têm como alvos.
A direção do filme é de Christopher McQuarrie, que já trabalhou com Tom em Jack Reacher, e que volta aqui para fazer seu nome ao dirigir este filme, Efeito Fallout (2018) e o próximo deste ano, Acerto de Contas parte um.
Críticos definem esse filme bem-avaliado como uma trama de ação que começa lenta, mas que supera as expectativas quando se apresenta ao público. Para Jason Bailey, do Flavorwire, a história do quinto filme é uma “meticulosa e elegante história de espionagem capaz de animar qualquer um com seus dublês e peças bem-combinadas” sem ofender a inteligência de ninguém.
Missão Impossível: Efeito Fallout (2018)
Da última leva de filmes da saga, e bem-mais avaliado de todos, Efeito Fallout conta com impressionantes 97 pontos e selo Fresh, além de 86 no Metascore do metacritic. Do mesmo diretor do segundo longa mais bem-avaliado, Ethan entra em mais uma missão de risco quando escolhe salvar sua equipe de associados ao invés de ajudar a completar uma importante missão.
É um filme que ganhou mais visibilidade graças a participação do ator Henry Cavill, ator de Homem de Aço, e a famosa sequência de luta no banheiro que rendeu encanto de muitos nos trailers. Para a crítica, o avanço da idade de Cruise e da franquia em si é o que torna o filme bom, assim como seus aspectos, sequências imparáveis que parecem ir para todo lugar, e toda a trama de agentes duplos que é previsível, mas que não deixa de ser satisfatória.
Chamado de lindamente fotogrado, belamente cinematográfico, muitos vão além e dizer que Fallout é uma das melhores sequências que um filme de franquias poderia ter. Se for ou não verdade, veremos isso quando Missão Impossível – Acerto de Contas Parte Um chega às telonas no dia 13 de julho de 2023 aos cinemas.