Morgan Freeman marcou Hollywood como poucos atores, está no imaginário de gerações e seus filmes chegam a ser nostálgicos para algumas pessoas.
O ator, narrador, diretor, dublador, cineasta de maneira geral, tem uma coleção invejável de filmes e premiações, incluindo Oscar de melhor ator coadjuvante em 2005.
Nesta lista, aponto os filmes de maior sucesso de sua carreira, aqueles que você pode assistir e conferir por que Morgan Freeman é famoso.
Filmes que Fizeram Morgan Freeman Famoso
Million Dollar Baby – Menina de Ouro
Ano: 2005
IMDB: 8.1 / Metascore: 86
Duração: 2h 12min
Morgan Freeman interpreta Eddie Dupris, também o narrador da história. Dupris é responsável pela manutenção do ginásio, da academia onde os boxeadores treinam.
Seu papel é marcado pela simplicidade e sabedoria, traço presente nos principais papéis de Freeman ao longo de sua carreira.
Ele é acompanhado por Clint Eastwood e Hilary Swank no longa, um sucesso pela crítica.
A obra, que mostra a trajetória de uma boxeadora treinada por um velho durão ganhou quatro Oscars.
O de melhor filme, melhor atriz para Hilary Swank, melhor diretor para Clint Eastwood, melhor ator coadjuvante a Morgan Freeman.
Driving Miss Daisy – Conduzindo Miss Daisy
Ano: 1989
IMDB: 7.4 / Metascore: 81
Duração: 1h 39min
Como Hoke Colburn, Morgan Freeman consegue mostrar todo o seu talento com um papel simples.
O filme conta a história de Miss Daisy, uma senhora judia relutante a contratar um motorista negro.
É uma comédia dramática e inteligente, também acompanhada pelo talento de Jessica Tandy, atriz de TV famosa na década de 50 nos EUA e que voltou a ganhar destaque na década de 80.
Se7en – Os Sete Crimes Capitais
Ano: 1995
IMDB: 8.6 / Metascore: 65
Duração: 2h 8min
Quem gosta de filmes de investigação criminal, provavelmente já assistiu Se7en, se não assistiu é bem provável que assista em algum momento.
De qualquer forma, ele foi muito lembrado na década de noventa, principalmente por contar com Brad Pitt e Morgan Freeman em um momento de ouro de suas carreiras.
Freeman aparece como a figura experiente, interpreta Somerset, um detetive prestes a se aposentar e que coordena a investigação puxando a orelha do novato Mills (Brad Pitt).
O trailer tem um detalhe genial que não posso revelar, mas depois de assistir, talvez você descubra. Se quiser saber, eu falo no fim desta lista para não dar spoiler.
Batman – Trilogia Christopher Nolan
Batman Begins – (2005) – IMDB: 8.2 / Metascore: 70
Batman The Dark Knight – (2008) – 2h 32min – IMDB: 9.0 / Metascore: 84
Batman The Dark Knight Rises – (2012) – 2h 44min – IMDB: 8.4 / Metascore: 78
Morgan Freeman aparece como Lucius Fox na trilogia de filmes de Batman com direção de Christopher Nolan.
Lucius é responsável por cuidar das armas da Wayne Tech, empresa da família de Bruce Wayne (Batman).
Em uma das cenas mais icônicas, em Batman: The Dark Knight Rises, o personagem de Morgan Freeman mostra um do “brinquedinho” que chama muita atenção de Bruce.
Bruce Almighty – O Todo Poderoso
Ano: 2003
IMDB: 6.8 / Metascore: 46
Duração: 1h 41min
Morgan Freeman virou meme depois deste filme. Até hoje pessoas associam sua imagem como deus de Hollywood.
A associação de seu personagem com sabedoria e simplicidade chega ao seu auge em O Todo Poderoso, filme de 2003 que tem Jim Carrey como ator principal.
Além disso, esse filme também tem cenas que ficaram para história, como esta abaixo com Steve Carell.
Um sonho de liberdade – The Shawshank Redemption (1994)
Ano: 1994
IMDB: 9.3 / Metascore: 80
Duração: 2h 22min
Esta lista não poderia existir sem “Um sonho de liberdade”, filme que fala sobre prisão, sonhos, esperança e o valor da liberdade.
22 Curiosidades sobre o
filme Coringa | Joker 2019
O longa coloca Morgan Freeman no papel de Ellis Boyd, prisioneiro que acaba se tornando amigo de Andy Dufresne, interpretado por Tim Robbins.
Todos os filmes indicados nesta lista são perfeitos para uma tarde de domingo e podem ser assistidos por toda a família.
O segredo do trailer de Se7en que menciono mais acima no texto. Na época, esconderam Kevin Spacey do trailer para não estragar a surpresa de quem era o vilão do filme.