Nomofobia: o que é?

Matheus Martins

Você sabia que existe um nome científico para o vício em celular? Se não, vai querer saber que a origem do nome Nomofobia é uma coisa real e um problema sério que afeta várias pessoas, existindo até tratamento para isso. Continue lendo esse artigo para conhecer sobre o tema.

Nofomobia é um termo que descreve o medo de ficar sem contato com o celular ou outros aparelhos eletrônicos. É uma palavra derivada da expressão inglesa “no mobile phone phobia”. Esse termo não é reconhecido pela comunidade médica, mas tem sido utilizado e estudado desde 2008 para descrever o comportamento de dependência e os sentimentos de angústia e ansiedade que algumas pessoas demonstram quando não têm o celular por perto.

A nomofobia é um tipo de vício e fobia que foi surgindo lentamente ao longo dos anos e que está relacionada com o fato de os celulares, assim como outros aparelhos eletrônicos, se terem tornado cada vez menores, mais portáteis e com acesso à internet. Isso significa que cada pessoa está contatável o tempo inteiro e pode também ver o que está acontecendo à sua volta em tempo real, o que acaba gerando um sentimento de tranquilidade e de que não se está perdendo nada de importante.

Por isso, sempre que alguém fica longe do celular ou de outra forma de comunicação, é comum o medo de estar perdendo algo importante e de não se estar facilmente contatável caso surja uma emergência. É aí que surge a sensação conhecida como nomofobia.

Alguns sinais que podem ajudar a identificar que se tem nomofobia incluem: sentir ansiedade quando se fica muito tempo sem usar o celular; necessitar fazer várias pausas no trabalho para utilizar o celular; nunca desligar o celular, mesmo para dormir; acordar no meio da noite para ir no celular; carregar frequentemente o celular para garantir que se tem sempre bateria; ficar muito chateado quando se esquece o celular em casa; verificar o telefone frequentemente para ver se tem notificações; ansiedade quando está em um ambiente sem sinal de internet; levar o carregador de telefone para todos os lugares por medo da bateria acabar.

A nomofobia é certamente uma coisa ruim em favor da vítima. É como um vício e prejudica a saúde física e mental da pessoa. Isso o afasta do seu círculo social, embora os celulares sejam considerados uma ótima ferramenta para melhorar seu círculo social, mas a redundância de seu uso prejudica a vida social.

Tirinha 1: “Onde está?”, Tirinha 2: “Ah, não, eu perdi!”, Tirinha 3: “Eu achei! Nomofobia”

Como saber se tenho nomofobia?

Para saber se você tem nomofobia, você pode prestar atenção em alguns sinais que podem indicar um uso excessivo ou dependente do celular. Alguns desses sinais são:

  • Checar o celular a cada dois minutos, de forma obsessiva;
  • Ter a impressão de que a toda hora o celular está tocando ou vibrando;
  • Sentir ansiedade quando se fica muito tempo sem usar o celular;
  • Necessitar fazer várias pausas no trabalho para utilizar o celular;
  • Nunca desligar o celular, mesmo para dormir;
  • Acordar no meio da noite para ir no celular;
  • Carregar frequentemente o celular para garantir que se tem sempre bateria;
  • Ficar muito chateado quando se esquece o celular em casa;
  • Verificar o telefone frequentemente para ver se tem notificações;
  • Ansiedade quando está em um ambiente sem sinal de internet;
  • Levar o carregador de telefone para todos os lugares por medo da bateria acabar.

Se você se identifica com algum desses sinais, pode ser que você esteja sofrendo de nomofobia. Nesse caso, é importante procurar ajuda profissional para tratar esse transtorno e evitar que ele prejudique sua saúde física e mental.

Nomofobia: tem tratamento?

Para tratar a nomofobia, é importante procurar ajuda profissional, especialmente de um psicólogo que possa avaliar o grau de dependência do celular e oferecer estratégias para reduzir o uso excessivo e controlar a ansiedade. Uma das abordagens que tem se mostrado efetiva é a Terapia Comportamental, que trabalha com o paciente a partir de um detox digital.

Além disso, existem algumas orientações que podem ser seguidas no dia a dia para combater a nomofobia, como:

  • Ter vários momentos durante o dia em que não se está com o celular e se dá preferência para conversas frente a frente;
  • Diminuir progressivamente o uso do celular;
  • Desligar o celular durante a noite;
  • Afastar o celular de você em momentos que não precisa dele;
  • Saia sem celular quando tiver que ir a algum lugar perto de sua casa;
  • Fique sem acesso à Internet em alguns momentos do dia;
  • Valorize o tempo que passa com a família e os amigos;
  • Não dirigir e usar o celular.

Essas dicas podem ajudar a usar a tecnologia de forma mais saudável e equilibrada, evitando que ela prejudique sua saúde física e mental.

Via: supersipat.com.br, tuasaude.com

Deixe um comentário