OpenAI demite CEO, Sam Altman

Matheus Martins

A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, anunciou nesta sexta-feira (17) a demissão de Sam Altman, diretor-executivo e integrante do conselho da ferramenta IA.

A decisão foi feita pelo Conselho de Administração da empresa nesta tarde.

Veja também:

No comunicado, a OpenAI relatou não confiar mais em Altman e o consideram incapaz de exercer suas responsabilidades na companhia que lançou o GPT no início deste ano.

(A saída de Altman se dá porque ele) não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho e a política de IA (Inteligência Artificial) prejudicando sua capacidade de exercer as suas responsabilidades. Não confiamos mais em sua capacidade de continuar liderando a Open AI.

Através de um anúncio, a diretoria agradeceu Altman por seus anos de contribuição e desenvolvimento. Para quem não sabe, Altman foi cofundador da OpenAI atuando lado a lado com Elon Musk, que atualmente está desenvolvendo uma chatbot concorrente ao GPT.

Veja também:

O conselho também deixou o mundo ciente de que o cargo desocupado por Sam será assumido por Mira Murati, diretora de tecnologia da empresa. Mira integra o conselho da OpenAI há mais de cinco anos e “desempenhou um papel crucial na transformação da OpenAI em uma líder global de AI.”

A busca por um sucessor oficial está atualmente e andamento pela empresa.

Microsoft ficou surpresa com o anúncio

Após o anúncio, a Microsoft se mostrou surpresa quando descobriu sobre a demissão. Segundo fontes, a empres que investiu bilhões na Open AI ficou sabendo “um minuto após o mundo saber” sobre a novidade.

Atualmente, a empresa é o que a organização tem de mais próxima de uma parceria com as duas precisnado uma da outra em um vínculo financeiro de investimento e uso de nuvem.

No blog da Microsoft, o CEO Satya Nadella afirmou a continuidade da parceria com a OpenAI.

Temos um acordo de longo prazo com a OpenAI com acesso total a tudo o que precisamos para cumprir nossa agenda de inovação e um roteiro de produtos empolgantes e continuamos comprometidos com nossa parceria com Mira e sua equipe.

Deixe um comentário