Os 10 filmes de ficção científica mais aguardados de 2023

Os 10 filmes de ficção científica mais aguardados de 2023

Embora esteja bem longe, o ano de 2023 vai marcar com uma temporada de estreias!

Desde sequências de longas a produções de filmes de super-heróis, os entusiastas de ficção-científica podem esperar por vários tipos de projetos, desde confirmados e não-confirmados até aqueles que se encaixam no gênero.

Confira a lista abaixo:

1. Um Lugar Silencioso – Dia Um

Depois de dois filmes focados na realidade de uma família distópica que precisava sobreviver em um mundo silencioso dominado por criaturas, os fãs da franquia Um Lugar Silencioso já podem comemorar a confirmação da chegada do terceiro filme. O título, no entanto, só chega aos cinemas em 2025.

Mas para 2023, a Paramount Pictures já divulgou um calendário de produções novas incluindo o misterioso projeto A Quiet Place: Day One (Um Lugar Silencioso – Dia Um) que contará mais sobre as criaturas mortais que dominam o universo do filme.

Com o seu subtítulo, já podemos teorizar que a trama spin-off será mais voltada para os eventos da realidade da família os dois primeiros filmes, onde a civilização entra em contato pela primeira vez contra os monstros que não podem ouvir um barulho sequer.

O título não retorna com John Krasinski ou Emily Blunt reprisando seus papéis, porém terá Krasinski como parte da produção do filme. Um Lugar Silencioso – Dia Um deve chegar aos cinemas em setembro de 2023.

2. Duna – Parte 2

Depois de uma estreia nos cinemas bastante aclamada pela crítica, Duna 2 chega aos cinemas em 20 outubro de 2023. O longa dirigido por Denis Villenueve seguirá a saga de Paul Atreides (Timothée Chalamet) um herdeiro da realeza galáctica de Caladan em uma perigosa missão por um deserto.

Depois de perder entes queridos e aliados, o jovem ao lado de sua mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson) agora se alia ao povo do deserto, os Fremen ao lado de uma poderosa profecia que pode torna-lo uma figura religiosa ou o novo líder da galáxia.

O filme dirigido por Villenueve além de lindo em quesito visual gráfico, conta com a atriz Zendaya, Javier Braden, Josh Brolin, Dave Bautista além de outros. Já sua sequência pode contar com Florence Pugh, Austin Butler e Christopher Walken no novo elenco.

3. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Dando continuidade ao Universo Cinematográfico da Marvel, Homem-Formiga e a Vespa 3: Quantumania é o terceiro longa e trará Scott Lang (Paul Rudd) e Hope Van Dyne (Evangeline Lilly) em mais uma aventura no mundo de partículas.

Embora a trama ainda a real trama não trouxe qualquer detalhes sobre o enredo, as novidades no elenco acompanham uma série de personagens como Kang, o Conquistador vivido por Jonathan Majors que já foi introduzido no universo em Loki, série do Disney+ e a filha de Scott, Cassie Lang dessa vez vivida por Kathryn Newton.

Além deles, Bill Murray também fará parte do elenco trazendo um papel ainda não revelado.

Já a data de estreia do filme, depois de sofrer uma série de adiamentos, agora encontra sua data de estreia no dia 17 de fevereiro.

4. The Marvels

Mais um filme confirmado no calendário do MCU, The Marvels é mais um filme aguardado para 2023.

O título trará a reunião de 3 heroínas: Carol Denvers, a Capitã Marvel, vivida por Brie Larson, Monica Rambeau (Teyonah Parris) e Ms. Marvel (Iman Vellani).

Embora a trama ainda não tenha nenhuma sinopse, é sabido que as gravações já se encerraram e que a história reunirá os acontecimentos após Vingadores – Ultimato, WandaVision e a futura minissérie Ms. Marvel, onde seramos apresentados a Kamala Khan, uma super-heroína que admira Denvers.

O filme também pode trazer de volta Nick Fury (Samuel L. Jackson) que está desaparecido desde o blip causado por Thanos.

5. Guardiões da Galáxia vol. 3

Dirigido por James Gunn, o terceiro longa de Guardiões da Galáxia pode ser um dos títulos mais esperados dessa lista. Recheado de ação, aventura e o tradicional humor que se tornaram marca registrada da Marvel, o filme vai ser a última reunião do grupo de mercenários do espaço.

As filmagens terminaram nesse mês, mas ainda não se tem nenhuma informação da história, apenas a confirmação de que podemos contar com Gamora (Zoë Saldaña) que encontrou a morte em Vingadores – Guerra Infinita e a adição de Will Poulter como Adam Warlock.

Jennifer Holland, esposa de Gunn e atriz de O Pacificador da HBO Max havia sido confirmada como parte do elenco, mas a informação foi desmentida pelo próprio diretor pelo twitter.

6. Transformers 7

Surpreendendo uma grande parcela de fãs da franquia, Transformers 7 está listado como um dos filmes de ficção científica para 2023. Antes anunciado para junho desse ano, o filme ainda não possui nenhum trailer ou informação oficial que o coloque nos cartazes para o mês que vem.

Intitulado Transformers 7 – O Despertar das Feras, a trama será passada nos anos 90, no Brooklyn, onde apresentará os Maximals, Predacons e Terrorcons à batalha existente na Terra entre Autobots e Decepticons.

O grande vilão será o Scourge, que incorpora pedaços de Transformers derrotados em seu corpo. Também teremos o Optimus Primal, o gorila líder dos Maximals, confidente de Optimus Prime.

Nas redes sociais, o ator Anthony Ramos publicou fotos de alguns dos veículos que poderão montar as equipes de robôs.

O filme tem previsão para 8 de junho de 2023.

7. 65

Um projeto de terror sci-fi ainda mantido em segredo é a produção de 65, estrelando Adam Driver no elenco principal junto dos roteiristas de Um Lugar Silencioso.

A trama acompanhará um astronauta caindo em um planeta misterioso e descobrindo que não está sozinho. O diretor Sam Raimi responsável por Doutor Estranho no Multiverso da Loucura também irá participar da produção do filme.

Até o momento, Ariana Greenblatt e Chloe Coleman fazem parte do elenco do título.

8. Star Wars

Com duas séries da saga Star Awars previstos para serem estreados esse ano no Disney+, Obi-Wan Kenobi e Andor, os fas da maior jornada das estrelas já podem comemorar com a chegada de uma nova franquia planejada para o cinema.

Mesmo sem ainda nenhum projeto confirmado com nome, a presidenta da LucasFilm, Kathleen Kennedy, revelou que o próximo filme da franquia chegará aos cinemas no final de 2023 e será dirigido por Taika Waititi (Jojo Rabbit, Thor: Amor e Trovão e O Mandaloriano).

Apesar de não ter uma data de estreia acertada, ela destacou o envolvimento de uma equipe comprometida e a intenção de retornar “com estouro” nas palavras de Kennedy. O último filme da franquia a ser lançado foi em 2019, Star Wars: Ascensão Skywalker.

9. Star Trek

Mas não é apenas Star Wars que poderá ver os cinemas em 2023. Isso porque, pegando até o elenco de surpresa, Star Trek irá ganhar uma sequência.

Também sem nenhum título novo desde 2016, a saga está negociando com Chris Pine além de novos e velhos atores para contar uma nova história. O projeto produzido por ninguém menos que J. J. Abrams, terá direção de Matt Shakman que assinou todos os nove episódios de WandaVision além de contar com as escritoras Lindsey Beer (Sierra Burgess É uma Loser) e Geneva Robertson-Dworet (Capitã Marvel).

10. Avatar 3

Embora na verdade confirmado apenas para 2024, Avatar – The Seed Bearer (O Portador de Sementes) já pode ser um dos filmes mais aguardados do ano que vem, nem mesmo que por um trailer.

O longa dirigido por James Cameron é o terceiro de 5 filmes planejados para dar sequência ao filme de 2009. Enquanto o segundo, Avatar – Caminho da água chega em dezembro desse ano, Portador de Sementes não deve demorar a alcançar o cinema já que foi gravado simultaneamente com o segundo.

Matheus Martins

Escritor, 25 anos, apaixonado por literatura e Stephen King. Teve um exemplar jogado na própria cabeça como incentivo e hoje afunda a cabeça em cubículos do Call Center. À noite, as máquinas ligam e ele dá vida às palavras e histórias que alugam um triplex na sua cabeça.