O gênero de ação pode até soar batido para alguns. Porém, para quem sabe e sempre soube apreciar o estilo de filmes de pancadaria e bomba, o ano de 2023 serviu algumas das jóias raras mais interessantes e inovadoras da leva de filmes.
Dentre elas, o grande destaque para a aguardada sequência de Resgate, filme dos produtores de Vingadores: Ultimato que retornam sua colaboração com Chris Hemsworth, e os novos capítulos de Creed e John Wick. Apesar dessas adições, alguns filmes chamaram atenção ao longo do ano.
Confira a nossa lista com os 8 MELHORES FILMES DE AÇÃO de 2023!
1. Resgate 2
Em primeiro lugar, Resgate 2, aguardada sequência do filme de 2020 da Netflix chamou atenção bem além do seu plot twist no capitulo final do primeiro longa. Na história de ação, acompanhamos Tyler Rake, um mercenário que se arrisca nas missões de resgate mais perigosas de todos os tempos.
Após salvar o jovem filho de um magnata do crime em Bangladesh, agora Tyler se arrisca em mais uma presepada tentando salvar a família de um mafioso georgiano. Porém, as coisas se complicam quando os negócios revelam um grande exército de gangsters leais ao criminoso possessivo.
Além de trazer ainda mais ação para a história de Rake com direito a violência e muita mais tensão, a cena de 21 minutos sem corte com Tyler tentando sair da prisão com a família foi um dos primores do gênero do ano.
2. Velozes e Furiosos 10
Depois de carros no espaço, personagens retornados da morte e vilões que trocam em cada filme mais do que se troca de roupa, o décimo Velozes e Furiosos trouxe Don Toretto e a “família” prontos para passar marcha em mais uma missão arriscada, dessa vez com um inimigo do passado.
Pela primeira vez no longa, retornamos com um personagem vilanesco do passado, que pretende se vingar de Don desde o que aconteceu com ele e a seu pai no Rio de Janeiro tantos anos atrás. O longa é a primeira parte de uma segunda planejada para até o ano que vem.
Dos pontos altos do filme, a adição de Jason Momoa como o lunático Dante Reyes foi um frescor nos olhos para uma franquia que só vive de ressuscitar pessoas mortas.
3. Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1
Depois de brilhar em Top Gun: Maverick, Tom Cruise voltou em 2023 com mais um sucesso das salas de cinema, Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1. O filme que trouxe o papel da vida de Cruise traz Ethan Hunt de olho em uma inteligência artificial que jamais pode cair nas forças erradas.
O longa trouxe os famigerados de filmes anteriores, Rebecca Ferguson (Duna – Parte I) Esai Morales (Ozark), Simon Pegg e vários outros em uma ação arriscada recheada de referências às populares IAs.
4. John Wick 4: Baba Yaga
Depois, logo no começo do ano, vem John Wick: Baba Yaga, quarto filme da franquia repleta de violência protagonizada por Keanu Reeves. No filme, vemos a missão definitiva de John que precisa se livrar dos assassinos enviados pela Alta Cúpula.
Não será fácil, uma vez que a caçada por sua cabeça coloca um alvo nas suas costas que irá atrair os inimigos mais mortais. O longa teve não só um dos encerramentos que devem marcar a história do assassino, como também gerou spin-offs como a série The Continental e o próximo filme do ano que vem, Ballerina, com Ana de Armas no papel principal.
5. Transformers: O Despertar das Feras
Depois de anos seguindo em frente com duas histórias mal-sucedidas, Transformers: O Despertar das Feras foi o reboot da saga dos Autobots na terra. O longa nos levou para os anos 90, onde uma invasão dos robôs da franquia atraem o jovem Noah (Anthony Ramos) e (Dominique Fishback) em uma missão para entender o histórico dos Predacons, máquinas antigas que já foram alguns dos maiores inimigos dos robôs que viram carros.
Apesar de não ser lá muuuuito diferente de tudo que foi na franquia, o filme entreteve tentando se manter fiel ao papel original, e não inventando robôs e plots twists nonsense.
6. Guardiões da Galáxia Vol. 3
Em penúltimo lugar, a Marvel saiu por cima com um dos seus filmes mais aguardados, Guardiões da Galáxia Vol. 3, o adeus de James Gunn aos longas da Marvel antes de ele cuidar da reestruturação da DCUniverse.
No longa, vemos a ultima missão dos Guardiões explorando uma missão de resgate para salvar um dos membros da equipe, Rocket. O guaxinim possui um passado que é explorado de maneira linda com direito a muita música e emoção. É um bom filme, um dos poucos que se salvam no saldo negativo que filmes como Quantumania e The Marvels fornecaram o públco.
7. Creed III
Por último nessa lista, foi a vez de ver a estriea do ator Michael B. Jordan como diretor estrelando em seu próprio filme, mas dessa vez sem a presença da lenda Sylvester Stallone, que entrou em conflito com os direitos sobre personagens para a franquia de Balboa.
No filme, Adonis tem que encarar um antigo amigo de infância que aspirava ser um dos maiores campeões de Boxe. Damian (Jonathan Majors) possui inveja de tudo conquistado por Creed, o que o força a resolver as diferenças entre os dois no ringue com direito a emoções e combates cada vez mais tensos.
O longa também foi um dos mais decisivos para o sucesso da Warner Bros na bilheteria, com direitos a referências de animes e uma continuação com possível retorno da direção de Michael na função.
Essa foi a nossa lista de 7 MELHORES filmes DE AÇÃO de 2023! Qual desses foi um sucesso para você? Deixe nos comentários!