Os 8 principais mitos sobre baterias de celular

Ricardo Prado

As baterias dos nossos celulares são como o coração que mantém nossa vida digital pulsando, mas também são cercadas por uma névoa de mitos e desinformação. Pode ser que você esteja acreditando em diversas ideias equivocadas que estão minando a vitalidade das suas baterias ou impedindo o uso adequado delas.

Portanto, é muito importante se familiarizar com possíveis mitos que cercam o uso das baterias de celular, já que somente assim será possível aproveitar esses recursos tão valiosos ao máximo. De quebra, você pode aproveitar para ajudar aquele amigo que insiste em compartilhar informações falsas por aí.

Vamos lá? A seguir, confira os 8 principais mitos sobre baterias de celular em que você não deve mais acreditar.

Mito 1: Baterias podem ser carregadas além de 100%

Você já deixou seu celular carregando mesmo depois de atingir 100% de carga? Parece uma maneira de garantir mais energia, certo? No entanto, este é um dos mitos sobre baterias de celular. Apesar de mostrar o ícone de carregamento, a bateria não está sendo carregada além de sua capacidade máxima.

Fabricantes de dispositivos estabelecem limites de carga para evitar danos às baterias. Carregar a bateria além do necessário pode causar tensões internas indesejadas, o que pode, com o tempo, levar à degradação da capacidade da bateria e, em casos extremos, até mesmo a riscos de segurança.

Então, a próxima vez que seu telefone atingir 100%, desconecte-o e aproveite a carga completa que já foi fornecida.

Mito 2: O Modo Avião acelera o carregamento

Naquele momento de pressa, você já ativou o Modo Avião na esperança de que seu celular carregue mais rápido? Essa tática é frequentemente sugerida como uma forma de acelerar o processo de recarga. No entanto, a verdade por trás desse mito é um pouco mais complexa.

O Modo Avião é projetado para desativar todas as comunicações sem fio, como Wi-Fi, Bluetooth e redes móveis. Isso reduz o consumo de energia necessário para manter essas conexões ativas, o que pode, teoricamente, permitir que o carregamento progrida mais rápido. No entanto, a diferença real na velocidade de carregamento é muitas vezes imperceptível.

O que realmente impacta o tempo de carregamento é a potência do carregador e a capacidade da bateria. Então, vale a pena investir em um carregador rápido, que tenha mais de 20W.

Mito 3: Wi-Fi e Bluetooth consomem muita bateria

Indo de carona no mito anterior, será que manter o Wi-Fi e o Bluetooth ligados o tempo todo está acabando rapidamente com a bateria do seu celular? É comum ouvir que desativar essas conexões economiza energia, mas até que ponto isso é verdade?

De fato, tanto o Wi-Fi quanto o Bluetooth consomem energia ao procurar por redes e dispositivos próximos. No entanto, os smartphones modernos foram projetados para otimizar o consumo de energia dessas conexões. Enquanto em modelos mais antigos o impacto era mais perceptível, os dispositivos atuais conseguem gerenciar essas atividades de maneira mais eficiente.

Ou seja, manter o Wi-Fi ligado pode realmente economizar energia em comparação com o uso de redes móveis, pois o Wi-Fi consome menos energia ao transmitir dados. No caso do Bluetooth, o consumo de energia é baixo quando está em modo de espera.

Mito 4: É preciso descarregar a bateria completamente antes de recarregar

A ideia de que você deve usar completamente a carga da bateria do seu celular antes de recarregar é um mito que persiste há muito tempo. A justificativa por trás disso é que isso ajudaria a “calibrar” a bateria e melhorar sua vida útil.

Na verdade, essa abordagem não se aplica às baterias modernas de íons de lítio, que são amplamente utilizadas em smartphones. Ao contrário das antigas baterias de níquel-cádmio, as baterias de íons de lítio não sofrem do chamado “efeito de memória”, o que significa que não é necessário descarregá-las completamente antes de recarregar.

Na verdade, as baterias de íons de lítio funcionam melhor quando mantidas em níveis de carga mais elevados. Descarregar a bateria completamente com frequência pode, na verdade, causar estresse desnecessário e diminuir a vida útil da bateria ao longo do tempo.

Mito 5: Forçar o fechamento de aplicativos economiza bateria

Muita gente tem o hábito de fechar todos os aplicativos em segundo plano na esperança de economizar bateria. No entanto, será que essa ação realmente traz os benefícios que esperamos?

Na verdade, em sistemas operacionais modernos, como o Android e o iOS, os aplicativos em segundo plano são gerenciados de forma inteligente. Quando você os fecha, eles geralmente são congelados e não consomem muita energia. Por outro lado, reiniciar aplicativos consome mais energia do que mantê-los em segundo plano, pois o processo de inicialização requer mais recursos.

Então, forçar o fechamento dos aplicativos pode até ter o efeito oposto, pois quando você os reabre, o sistema precisa carregá-los novamente, consumindo mais bateria do que se eles tivessem permanecido em segundo plano.

Veja também:

Mito 6: Usar o telefone enquanto carrega é perigoso

Quem nunca ouviu histórias de celulares que explodiram porque estavam sendo usados enquanto eram carregados? Todo cuidado é pouco ao lidar com eletrônicos e eletricidade, então é natural que esse mito se propague.

Na verdade, não há evidências sólidas de que usar o celular enquanto ele está carregando seja perigoso. Os smartphones modernos são projetados para serem usados com segurança enquanto estão conectados a uma fonte de energia. Os carregadores e os dispositivos incluem circuitos de proteção que regulam o fornecimento de energia e minimizam os riscos de superaquecimento ou danos à bateria.

No entanto, muitos acidentes costumam ocorrer devido ao uso de carregadores piratas ou não certificados, o que pode representar um risco real à sua segurança, usando o celular enquanto carrega ou não. Se for usar um carregador de terceiros, verifique a procedência e o histórico da marca.

Mito 7: Desligar o celular prolonga a vida da bateria

Algumas pessoas acreditam que desligar completamente o celular quando não está sendo usado pode prolongar a vida útil da bateria. Embora desligar o celular ocasionalmente não seja prejudicial, não é necessário fazer isso regularmente para proteger a sua bateria.

Os smartphones modernos consomem muito pouca energia quando no modo de espera. Desligar e ligar frequentemente pode até causar um desgaste adicional na bateria devido aos ciclos de energia.

Ou seja, a melhor abordagem é deixar o celular em modo de espera quando não estiver em uso e adotar práticas saudáveis de carregamento, conforme discutido anteriormente.

Mito 8: Armazenar o celular em locais frios preserva a bateria

Há também a crença de que armazenar o celular em ambientes frios, como geladeiras, pode preservar a bateria e prolongar sua vida útil. No entanto, temperaturas extremas, tanto frias quanto quentes, podem prejudicar a bateria do celular.

As baterias de íons de lítio não funcionam bem em temperaturas extremas. O armazenamento em locais muito frios pode reduzir temporariamente a capacidade da bateria, enquanto o calor excessivo pode causar danos permanentes.

Portanto, é aconselhável manter o celular em temperaturas ambiente moderadas para preservar sua saúde e desempenho.