O ar-condicionado é um aparelho que refrigera o ambiente e retira a umidade do ar. Essa umidade se transforma em água que deve ser drenada para fora do ambiente. Porém, às vezes o ar-condicionado pode pingar água dentro do ambiente, causando transtornos e danos ao aparelho e ao local.
Não é comum o ar condicionado pingar água em situações normais. Isso sempre é um sinal de que algo está errado com o aparelho ou com a sua instalação.
Ar-condicionado: por que está pingando água
Existem algumas possíveis causas para o ar-condicionado pingar água, como:
- Falta de limpeza: A sujeira acumulada no interior do ar-condicionado pode obstruir a passagem de água e impedir que ela seja drenada corretamente12. Por isso é importante fazer a limpeza periódica do aparelho, trocando os filtros e higienizando as peças internas.
- Dreno inclinado ou obstruído: O dreno é o cano que leva a água condensada para fora do ambiente. Se ele estiver entupido por causa de sujeira ou folhas23, ou se ele estiver desnivelado2, a água pode voltar para dentro do aparelho e pingar no ambiente.
- Bomba de dreno com problema: A bomba de dreno é um componente que ajuda a bombear a água para fora do ambiente quando não há um ponto de drenagem próximo3. Se ela estiver com defeito, queimada ou entupida3, ela pode deixar de funcionar e causar o vazamento de água.
O que fazer para resolver o problema
- Verificar se o aparelho foi instalado corretamente, sem desnível ou inclinação.
- Limpar os filtros e as peças internas do aparelho periodicamente para evitar o acúmulo de sujeira.
- Desobstruir ou trocar o dreno se ele estiver entupido ou danificado.
- Verificar se a bomba de dreno está funcionando bem e se não há vazamento de água.
- Checar se a pressão do gás está adequada e se não há vazamento de gás.
- Chamar um técnico especializado para fazer a manutenção preventiva e corretiva do aparelho.
Chame um profissional
O ar-condicionado pinga água quando há algum problema na sua limpeza, no seu dreno ou na sua bomba de dreno. Esses problemas podem prejudicar o funcionamento do aparelho e causar danos ao ambiente.
Se você não tem familiaridade com ares-condicionados o ideal é chamar um profissional, será mais rápido, você terá alguma garantia e o problema será resolvido sem grandes dores de cabeça.
Por isso, é recomendável fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado periodicamente e verificar se há algum sinal de vazamento. Assim, você garante o conforto térmico e a qualidade do ar no seu espaço.
Pode ser a hora de trocar de ar-condicionado
Um ar-condicionado bem cuidado pode durar muitos anos, mas caso não seja feita a manutenção corretamente todo ano é possível que ele não consiga trabalhar com tanta eficiência.
Se está muito tempo com vazamentos, com o filtro sem ser limpo e outros detalhes, é possível que tenha perdido muito da sua potência e nesses casos pode ser melhor comprar um novo e mais moderno.
A tecnologia deste tipo de aparelho evoluiu muito na última década, permitindo menor consumo de energia, funções inteligentes e mais praticidade na manutenção e no uso.
Ar-condicionado novo
Talvez o aparelho mais indispensável para o conforto dentro de casa, o ar-condicionado garante bem-estar, aumenta a vida útil de outros aparelhos no ambiente e é um excelente anti-alérgico por filtrar o ar. Ninguém merece ficar suando em casa, no trabalho ou visitando um estabelecimento.