Painéis solares residenciais: uma análise dos melhores modelos de 2023

Matheus Martins


Os painéis solares, também conhecidos como células fotovoltaicas, foram inventados no século XIX.

O físico francês Alexandre-Edmond Becquerel é creditado por descobrir o efeito fotovoltaico em 1839, quando observou que certos materiais geravam uma pequena corrente elétrica quando expostos à luz do sol.

No entanto, a aplicação prática dessa descoberta e o desenvolvimento dos painéis solares como os conhecemos hoje levaram várias décadas.

A primeira célula solar verdadeiramente eficaz foi construída em 1954 por Bell Laboratories, nos Estados Unidos. Essa célula solar era feita de silício cristalino e foi o precursor dos modernos painéis solares de silício que são amplamente utilizados hoje em dia.

Desde então, houve avanços significativos na tecnologia dos painéis solares, tornando-os mais eficientes, acessíveis e amplamente adotados como uma fonte de energia limpa e sustentável em todo o mundo.

Como funcionam os paineis solares?

Os painéis solares funcionam convertendo a energia do sol em energia elétrica. Eles são compostos por células fotovoltaicas, também conhecidas como células solares, que são feitas de materiais semicondutores, como o silício.

Quando a luz do sol atinge as células fotovoltaicas, os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos do material do painel solar. Isso provoca o deslocamento dos elétrons que circundam os átomos, criando uma corrente elétrica. Este processo é conhecido como efeito fotovoltaico.

Existem vários tipos de painéis solares, incluindo painéis solares de silício monocristalino, policristalino e amorfo, bem como painéis solares de telureto de cádmio e seleneto de cobre, índio e gálio.

A energia gerada pelos painéis solares pode ser usada de várias maneiras, seja em residências, comércios, indústrias ou até mesmo na iluminação externa de espaços públicos. Além disso, os painéis solares requerem mínima manutenção e podem durar muitos anos.


As melhores marcas de painéis solares residenciais em 2023 incluem algumas opções confiáveis. Aqui estão algumas delas:

Canadian Solar

Canadian Solar é um fabricante líder global de módulos fotovoltaicos solares e um fornecedor de soluções de energia solar, com mais de 14.000 funcionários em todo o mundo. 

Com instalações industriais de ponta no Canadá, China, Brasil e países do Sudeste Asiático, a Canadian Solar possui elevada capacidade de fabricação de módulos e já entregou mais de 55 GW de módulos solares de qualidade premium para clientes em mais de 160 países nos últimos 18 anos.

Fundada em 2001 no Canadá por Dr. Shawn Qu, a Canadian Solar tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e criar um planeta melhor e mais limpo para as gerações futuras, fornecendo eletricidade alimentada pelo sol a milhões de pessoas em todo o mundo.

  • Este painel fotovoltaico possui 144 células fotovoltaicas policristalinas e é capaz de gerar até 1198 Wh/dia com alta eficiência. Além disso, ele tem uma garantia linear de produção por até 25 anos e 12 anos contra defeitos de fabricação.

Jinko Solar

Jinko Solar é a maior fabricante de painéis solares do mundo, com sede em Xangai, China. Fundada em 2006, a JinkoSolar é conhecida por sua tecnologia avançada e produtos de alta qualidade.

Ela oferece uma variedade de painéis solares, incluindo o SunGiga C&I ESS e o Tiger Neo N-type Panels

Seus módulos são amplamente utilizados em projetos residenciais e comerciais em todo o mundo. Além disso, a JinkoSolar é pioneira na tecnologia Multi Busbar, que melhora a eficiência e a confiabilidade dos módulos solares.

  • O Cheetah HC da Jinko utiliza o design moderno de meia célula, aumentando a eficiência em relação aos painéis tradicionais;
  • Apesar de ter uma potência ligeiramente menor devido às dimensões das células, a linha Jinko Cheetah oferece densidade de potência considerável em condições normais de operação.

Jinko Cheetah HC: Este painel utiliza o design moderno de meia célula, aumentando a eficiência em relação aos painéis tradicionais. Apesar de ter uma potência ligeiramente menor devido às dimensões das células, a linha Jinko Cheetah oferece densidade de potência considerável em condições normais de operação

Resun

Resun é uma marca especializada em fornecer painéis solares fotovoltaicos de alta qualidade e desempenho.

Criada em 2007, a Resun Solar possui uma capacidade de produção de 600 MW e é conhecida por sua experiência em projetos de médio e grande porte, tanto em megawatts quanto em projetos individuais em quilowatts.

Os painéis fotovoltaicos da Resun são projetados para resistir a condições climáticas rigorosas e passam por testes rigorosos para garantir seu pleno funcionamento e qualidade.

Além disso, a moldura dos painéis é feita de alumínio anodizado, tornando-os mais leves e fáceis de manusear durante a instalação.

A tecnologia avançada dos painéis inclui vidro de alta transmissão com revestimento anti-reflexo exclusivo, permitindo maior rendimento mesmo em dias com baixa irradiação solar.

A Resun oferece modelos como o Painel Solar Fotovoltaico 210 Wp, que possui eficiência do módulo de 19,23% e garantia linear de produção por até 30 anos.

Esses painéis são ideais para sistemas conectados à rede, residenciais ou comerciais.

JA Solar

JA Solar é uma das líderes e maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos do mundo.

A marca possui mais de 1290 patentes no segmento e uma produção altamente verticalizada, fabricando seus próprios wafers, células e módulos.

A JA Solar é reconhecida por sua qualidade e desempenho, convertendo a luz solar em eletricidade para uso residencial, comercial e rural também.

  • O melhor modelo de painel solar da JA Solar é o JA Solar 550 W Monofacial da família Deep Blue 3.0
  • Este painel solar possui 144 células de silício monocristalino e é conhecido por sua alta eficiência. 
  • Ele já é vendido em mais de 130 países e é um campeão de vendas global.
  • Além disso, esses módulos possuem todas as certificações internacionais, incluindo IEC, Inmetro, UL e outras.

O melhor modelo de painel solar da JA Solar é o JA Solar 550 W Monofacial da família Deep Blue 3.0

Este painel solar possui 144 células de silício monocristalino e é conhecido por sua alta eficiência. 

Ele já é vendido em mais de 130 países e é um campeão de vendas global. 

Além disso, esses módulos possuem todas as certificações internacionais, incluindo IEC, Inmetro, UL e outras.

Menção honrosa à marcas nacionais

  1. Kyocera Solar: Com filial no Rio de Janeiro, a Kyocera Solar é uma das principais fabricantes de painéis e provedores de sistemas solares fotovoltaicos. Seus módulos e equipamentos são aprovados pelo INMETRO e apresentam o selo PROCEL de economia de energia.
  2. MINASOL: Uma empresa brasileira localizada em Minas Gerais, a MINASOL fabrica módulos fotovoltaicos e projetos especiais para residências e indústrias. Ela também oferece diferentes orçamentos de instalações.
  3. SIEMENS: Além de ser uma das maiores empresas do mundo na fabricação de baterias e controladores de carga, a SIEMENS também fornece painéis solares para usinas de energia e residências. Ela possui o selo PROCEL de economia de energia e é aprovada pelo INMETRO.
  4. Yingli Solar: Embora seja uma empresa chinesa, a Yingli Solar é a maior fabricante mundial de painéis fotovoltaicos solares. Ela fornece equipamentos para setores governamentais, usinas fotovoltaicas e residências, além de ter sido patrocinadora da Copa FIFA de Futebol no Brasil.

Deixe um comentário