Quais são os riscos de celular perto do microondas?

Matheus Martins

Com a crescente dependência da sociedade em dispositivos eletrônicos, é comum que tenhamos aparelhos como smartphones sempre à mão, mesmo em situações que podem ser consideradas inusitadas. Entre elas, está a presença de celulares em locais próximos a eletrodomésticos, como o microondas.

Mas afinal, quais são os riscos de celular perto do microondas? Embora não exista consenso científico sobre o assunto, há estudos que apontam para possíveis efeitos nocivos à saúde, o que torna o tema motivo de preocupação e discussão.

Quais são os riscos de deixar o celular perto do microondas?

Deixar o celular perto do microondas pode ser perigoso se o microondas, como o próprio nome diz, estiver danificado e vazando ondas de micro-ondas.

Se seu microondas estiver funcionando corretamente, não há risco para o celular ou para você. É importante consultar um profissional especializado para ter certeza de que seu produto ainda está perfeito e que nenhuma onda está escapando.

Um microondas funciona emitindo pequenas ondas pelo ar que agitam as moléculas e as aquecem. Quando se coloca um produto eletrônico no meio dessas ondas, inúmeros curtos circuitos podem ocorrer, podendo correr riscos de incêndios e explosões.

No entanto, os fornos são projetados de forma que as ondas de radiofrequência fiquem retidas dentro deles. É importante ressaltar que a radiação emitida pelo microondas é não ionizante e possui uma baixa frequência que não tem potencial para alterar o DNA.

Principais mitos do celular perto do Microondas

Existem vários mitos envolvendo celular perto do microondas, mas a maioria deles não tem fundamento científico. Por exemplo:

  • Um mito é que dois celulares ligados dentro do microondas podem fazer pipoca ou cozinhar um ovo. Isso é falso porque a potência dos celulares é muito baixa para gerar calor suficiente para esses processos.
  • Outro mito é que se o celular tocar dentro do microondas, isso significa que o aparelho tem fugas de radiação. Isso também é falso porque as ondas do celular e do microondas são diferentes e podem atravessar a proteção da porta em alguns casos. Isso não implica que o microondas seja inseguro ou danifique o celular.
  • Um outro mito é de que os alimentos aquecidos no microondas absorvem as micro-ondas e ficam radioativos. Isso é falso porque as micro-ondas são uma forma de radiação não-ionizante, ou seja, que não altera a estrutura dos átomos dos alimentos.
  • Outro mito é que os micro-ondas inteligentes aquecem os alimentos de forma desigual e podem causar queimaduras ou explosões. Isso também é falso porque esses aparelhos contam com tecnologias para fazer o aquecimento e cozimento dos pratos de maneira uniforme.

Como saber se meu microondas está vazando ondas?

Existem algumas maneiras de verificar se o microondas está vazando ondas. Uma delas é usar uma lâmpada fluorescente ou de neon e passá-la por fora do microondas enquanto ele estiver funcionando em máxima potência.

A lâmpada brilhará caso haja algum vazamento de micro-ondas. Outra maneira é colocar uma maçã em cima da porta do microondas e ligá-lo por 1 minuto. Se a maçã cozinhar, é porque estão escapando as micro-ondas.Se você ainda estiver preocupado com possíveis vazamentos no seu microondas, pode ser uma boa ideia chamar um técnico para verificar.

Agora que essa dúvida foi esclarecida, finalmente você já pode descansar quando lembrar que esqueceu seu aparelho em cima do Microondas!