‘Refúgio’: primeiras impressões da série baseada na obra de Harlan Coben

Matheus Martins

A série Refúgio baseada nos livros de Harlan Coben estreou na última sexta-feira (18) na Prime Video e é uma das produções que prometem ser mais primorosas atualmente.

Centrada na história de Mickey Bolitar – sobrinho de Myron Bolitar -, após um acidente levar a vida de seu pai e deixar sua mãe internalizada, Mickey precisa se ajustar a uma nova escola enquanto entra em tensão com sua tia Shira. Porém, quando um mistério envolvendo seu pai e uma garota que acabou de conhecer dominam a cidade em que mora, ele e um grupo de amigos passam a desvendar os mistérios em torno dela.

A produção já tem três episódios disponíveis, como parte do formato de publicação da maioria das séries da plataforma, e o suspense e a trama já dominam boa parte dessa nova adaptação de mais uma série de livros de Harlan Coben.

Para quem já conferiu séries como “O Inocente” (2021) e “Safe” (2018), a premissa é basicamente a mesma. Um evento catastrófico – precedido antes da linha do tempo original da série – influência em todo o mistério em uma trama que irá se desenrolar apenas nos seus finais episódios.

Assim como nos livros, Harlan tem a habilidade de trazer esses mistérios de uma forma instigante que deixa o público ávido por respostas. A produção da série, apesar do baixo orçamento, traz um roteiro decente, mas com efeitos um pouco risiveis e um time de atores que entregam o mínimo da atuação, o que já era esperado de produções desse estilo.

O que satisfaz em “Refúgio” são seus personagens angulares, com nuances e segredos que tornam suas motivações mais cativantes que o mistério. Até o momento, temos uma dona de uma casa abandonada que possui assassinos ao seu lado, uma professora de ensino médio com segredos, e a história mal contada sobre o pai de Mickey, Brad, ter adentrado dita casa assombrada quando criança.

De todos, esse último mistério parece ser o que mais irá influenciar na série.

A produção fala em partes sobre o nazismo, trazendo sobreviventes da guerra como figuras a terem motivações com base em seus passados, mas boa parte da trama se centra em Mickey, que deve ter correlação com os eventos de alguma forma, embora muito pouco provável seja o responsável.

A série está disponível na Prime Video.

Deixe um comentário