Os jogos Resident Evil 4 Remake e a DLC Separate Ways podem ter feito uma coisa que ninguém pediu, mas querendo ou não vieram para mexer com a linha do tempo quase perfeita de RE. E parece que com Separate Ways, os fãs perceberam que alguns detalhes não vão mudar essa característica da franquia tão cedo.
Ao que tudo indica, as histórias de três personagens conhecidos, Leon S. Kennedy, Ada Wong e Albert Wesker tiveram seus arcos preestabelecidos rebootados devido a alguns detalhes dos novos jogos. Saiba como acompanhando o artigo abaixo.
Tanto para quem é fã ou já jogou Resident Evil 4, a premissa do jogo não traz grandes surpresas. Esse detalhe continua sendo verdade quando vemos que no Remake, a história é a mesma: Leon embarca em uma missão para salvar a filha do Presidente dos Estados Unidos, Ashley Graham, das garras do culto Los Illuminados.
Nessa mesma linha do tempo, Ada Wong foi enviada por Albert Wesker para coletar uma amostra do vírus “Las Plagas” que é a grande ameaça central do jogo. De novo, nada que já não tenhamos visto antes.
É então que a inserção de Ada no jogo muda alguns detalhes. No final de RE4 (Remake), Ada se recusa a entregar a amostra para Wesker. A decisão da agente acaba impactando os eventos da série – muito mais do que podemos entender, como veremos futuramente -, mas que por enquanto resulta na DLC mais recente do jogo da Capcom.
Entregando uma faceta ainda maior para a personagem, o jogo apresenta os motivos da decisão de Wong. Acontece que a partir de uma conversa com Wesker no helicóptero, Ada entendeu quais eram as reais intenções do vilão, que levaria a morte de milhares de pessoas, e rapidamente se prontificou a mudar o trajeto do âmbar.
O detalhe, que serve para um desenvolvimento da personagem, muda diversos eventos canônes de RE, como a criação do Uroborus na sequência, Resident Evil 5, pelas mãos de Wesker, o que acaba por alterar de vez a linha do tempo de Resident… que já não era lá essas coisas pela visão dos fãs.
E como isso afeta Resident Evil?
Olha, isso afeta e muuuito.
Sem o âmbar, sem o Uroborus. Wesker originalmente não teria como criar o vírus central de Resident Evil 5, já que junto do Las Plagas e o Vírus Projenitor são a base para a criação do vírus que é alastrado no quinto jogo.
O cadáver de Jack Krauser, do qual Wesker têm em mãos, também não serviria, já que com o homem morto, o vírus também se encontrava da mesma forma.
Imagine só um futuro jogo onde o vírus não existe por conta de uma decisão “criativa” de um remake. Isso seria o suficiente para deixar os fãs irritados, certo?
Bom, parece que o próprio Separate Ways criou uma espécie de solução para esse problema.
Uma cena minuciosa do jogo pode ter indicado como eles contornaram esse problema.
No jogo, Ada é salva por Wesker após ela acabar desmaiada por conta do Las Plagas em seu organismo. Enquanto o vilão realiza a ação, ele coleta uma amostra do sangue dela, que nesse momento estava infectada pelo vírus.
Essa pode ser uma tremenda forçação de barra para alguns, ou ao menos uma das saídas de mestre mais inteligentes que o novo jogo conseguiu criar para lidar com seus problemaa de continuidade.
Como fica a história de Resident Evil 5?
Ainda não se sabe como Wesker fará para produzir o Uroborus sem uma amostra 100% funcional do Las Plagas, mas é fato que o vilão sempre quis se tornar um superhumano, e isso deve continuar acontecendo, mas de formas bem diferentes da do jogo original.
Sobrou até para Resident Evil 6…
Uma das maiores tramas de RE6 é a caça de Chris Redfield a Ada Wong, que na realidade não é ela mesma, mas um clone criado por Derek C. Simmons para brincar com a mente dos agentes.
No entanto, quem deve criar a cópia da personagem é Wesker, que possui uma amostra de sangue da personagem.
Resident Evil 4 Remake está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series (X e S) e PC.
Separate Ways está disponível para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S e PC.