Nunca a internet achou que esse dia agora chegaria, mas imagens falsas são um grande problema enfrentado pelas redes sociais. Seja por manipulação imprópria ou uso indevido das famosas Inteligências Arificiais (IA), hoje é necessário verificar a autenticidade de qualquer foto ou imagem compartilhada.
E a Sony parece estar bem cidente desse problema, uma vez que anunciou que sua tecnologia de autentificação de imagem está quase pronta. A tecnologia que será embutida nas câmeras da empresa concluiu sua segunda rodada de testes com a Associated Press (Impressão Associada, do português para o inglês).
Nas entrelinhas, a solução irá tratar de verificar se as imagens realmente foram capturadas através das câmeras nativas da Sony com um sistema sofisticado capaz de implementar uma “assasinatura” feita no momento da captura dentro do chipset da câmera.
Essa assinatura digital na câmera permite a criação de uma certidão de nascimento das imagens, validando a origem do conteúdo.
A empresa afirma que o recurso de assinatura digital, bem como sua autenticação por meio do corpo C2PA chegará por meio de uma atualização de firmware para as câmeras Alpha 9 III, Alpha 1 e Alpha 7S III com previsão para a primavera americana de 2024 – isto é, entre setembro e dezembro.
Apesar da solução inovadora, o site Android Authority levantou questões sobre a verificação dessa autenticidade para usuários de PC, uma vez que essas assinaturas digitais talvez precisem de ajuda de um aplicativo para serem vistas.
Um requisito desse aplicativo complicaria as coisas, especialmente para usuários comuns que querem descobrir se a imagem compartilhada que circula é real.
Outros dos questionamentos feitos pelo site é sobre a mesma autenticação nos smartphones da marca, o Xperia, que devem ter alimentação do chip Snpadragon 8 Gen 3 no ano que vem, além de suporte para recursos de IA como o Trupic.