Sony encerra oficialmente suporte para o PS2, mas o console ainda vive no Brasil

Sony encerra oficialmente suporte para o PS2, mas o console ainda vive no Brasil

Uma nota oficial publicada pela Sony Japão matou oficialmente um dos consoles mais amados do mundo: o PlayStation 2 (PS2).

Após 18 anos, a companhia japonesa encerrou nesta semana o suporte para o console e não oferecerá mais reparos para o videogame a partir de 7 de setembro.

Lan Houses e o PS2 no Brasil

Nas antigas, era bem comum você encontrar uma locadora cheia de cadeiras de bar e com vários PS2

Lançado em 2000, o console vendeu mais de 15 milhões de unidades no mundo, o que garantiu não apenas o título de máquina de jogos mais vendida na história, mas também uma posição especial no coração de muitos gamers, principalmente no Brasil.

Como nós explicamos brevemente nesse texto, boa parte da popularidade do PS2 no nosso país se deu por causa da pirataria, afinal, isso facilitou o acesso ao console e seus jogos. 

Graças a isso, o console também se recusa a morrer no nosso país, como destaca esta reportagem do UOL.

Segundo um levantamento feito pela Pesquisa Game Brasil (PGB) divulgado em maio de 2018, 23,4% dos lares brasileiros com jogadores de videogame ainda contam com um PlayStation 2 funcionando.

Para se ter uma ideia do tamanho do número, a PGB aponta que 22% dos brasileiros que jogam possuem um PS4, enquanto o Xbox One aparece com 14,6%.

Ou seja, o console dos anos 2000 tem mais participação que os videogames da geração atual e só perde para o Xbox 360 (32%) e o PS3 (25,6%).

Devido a essa popularidade, o videogame continua recebendo jogos de forma não oficial por aqui.

O Bomba Patch é o grupo mais famoso por fazer modificações de jogos que ainda saem para o PS2.

Recentemente eles não só furaram a própria EA Games e lançaram um jogo de Copa do Mundo para o console como também fizeram a seleção da URSAL virar realidade.

Segundo Allan Jefferson, o CEO da equipe que faz o Bomba Patch, o time de desenvolvedores não vai parar de fazer jogos, afinal, o suporte não oficial vai continuar vivo no Brasil, pois muitas lojas e casas de conserto ainda possuem peças do PS2.

“Enquanto tiver aparelhos funcionando, estaremos trazendo novidades”

“Enquanto tiver aparelhos funcionando, estaremos trazendo novidades”, ressalta o desenvolvedor. “

Temos também vários jogos sendo traduzidos e dublados para português. E a comunidade do PlayStation 2 tem ajudado muito.

Tem vários fãs clubes que nos ajudam nesta tarefa de deixar o console ainda respirando aqui no Brasil”.

Apesar dos games de futebol fazerem sucesso no videogame por aqui, não podemos esquecer que o PS2 foi a casa de títulos icônicos como o God of War, Shadow of the Colossus, Kingdom Hearts e GTA San Andreas, que é tema de diversas modificações e até mesmo do GTA 6 que está sendo feito pelos caras do Bomba Patch.

A Sony pode até dizer que o PS2 está morto, mas ele ainda vive firme e forte em alguns lares, e também no coração, de muitos brasileiros.

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.