Stan Lee nos games: Relembre as aparições do lendário quadrinista nos jogos da Marvel

Stan Lee nos games: Relembre as aparições do lendário quadrinista nos jogos da Marvel

Na tarde desta segunda-feira, 12, o site TMZ trouxe uma notícia triste para os amantes da cultura pop: Stan Lee, um dos caras mais influentes da história do mundo geek, faleceu aos 95 anos.

Um dos principais nomes por trás da Marvel e de personagens amados como o Homem de Ferro, Doutor  Estranho e Homem-Aranha, o quadrinista moldou o imaginário de muitas crianças e adolescentes desde os anos 60.

Entre as pessoas influenciadas por ele estão os caras por trás do Nacionais, que começaram tudo isso aqui fazendo redublagens do Homem-Aranha dos Anos 60, depois evoluíram para a cobertura de filmes de super-heróis e, atualmente, vivem para falar de games fantásticos como o Spider-Man do PS4.

Stan Lee no mundo dos jogos

Com a ascenção do universo cinematográfico da Marvel nos últimos dez anos, bem como outros filmes de super-heróis, Stan Lee ganhou notoriedade nas telonas pelas suas aparições nos longa-metragens do estúdio.

O que pouca gente sabe é que ele curte aparecer em obras inspiradas em seus personagens desde muito antes disso, inclusive em videogames.

Para celebrar a memória do senhor que deu vida aos heróis que serviram de inspiração para muita gente, inclusive nós, compilamos aqui as aparições do Stan Lee em games da Marvel, começando pela mais recente, no bem sucedido Marvel’s Spider Man do PS4.

Spider Man do PS4

A aparição mais recente de Stan Lee no mundo dos games aconteceu em Marvel’s Spider Man, lançado em setembro no PS4. Como fã do personagem criado por ele, fiquei feliz em ver que o quadrinista continua aparecendo nos games do cabeça de teia. A versão dublada pode ser vista aqui.

Na cena em questão, Mary Jane e Peter Parker vão para a sua lanchonete preferida do tempo em que namoravam e encontram o atendente do local, revelando que o casal sempre foi “o preferido” dele. Seria uma declaração do quadrinista pelo seu amor ao personagem?

Lego Marvel’s Avengers e Marvel Super Heroes 1 e 2

O criador de super-heróis também marcou presença nos games da Marvel feitos em parceria com a Lego. Além de serem sucesso de vendas e garantia de diversão, os jogos traziam versões de brinquedo de Stan Lee e normalmente misturavam o quadrinista com seus personagens.

Em Lego Marvel’s Super Heroes, de 2013, ele aparece como Stan-Hulk, se transformando no icônico bruta-montes verde. Lee também dubla o personagem e chega a brincar com seu “talento para cameos”.

A participação em Lego Marvel Avengers, de 2016, e Lego Marvel Super Heroes 2, do ano passado, é similar, com o quadrinista aparecendo novamente como um personagem jogável trazendo poderes de outros heróis.

No jogo dos Vingadores ele adota os poderes do Homem de Ferro, Hulk e também usa a Hulkbuster, enquanto em Marvel Super Heroes 2 o rolê é mais intenso, com o Lego Lee tendo o controle dos poderes de aranha do Spider-Man, os raios de Thor e até mesmo as forças de Galactus. Vale ressaltar que ele também tem suas “habilidades criativas” como arma.

The Amazing Spider-Man 1 e 2, da Activision

Os filmes do Espetacular Homem-Aranha não ganharam o coração de muitos fãs, mas em 2012, os jogadores foram presenteados com um game trazendo Stan Lee como personagem jogável de forma mais realista e com os poderes de aranha.

Isso foi possível graças a um DLC onde o personagem buscava um roteiro perdido.

No jogo de 2014, inspirado no segundo filme do Espetacular Homem-Aranha, Stan Lee retorna novamente interpretando e dublando ele mesmo, desta vez como um dono de loja de quadrinhos que é amigo de Peter e também é salvo pelo Spider-Man.

Marvel Ultimate Alliance 2

A primeira aparição em tela de Stan Lee, sem ser apenas com atuação em voz, aconteceu em 2009, com o lendário quadrinista interpretando o Senador Lieber em Marvel Ultimate Alliance 2.

Ele aparece interagindo com diversos super-heróis durante o game falando suas frases clássicas, como mostrado no compilado acima.

Narração em Spider-Man Shattered Dimensions

Além de aparecer “em pessoa” nos videogames, Stan Lee também é famoso por narrar jogos da Marvel.

Em 2010, ele participou de Spider-Man Shattered Dimensions. No vídeo abaixo ele conta um pouco da experiência e fala sobre a sua relação com o cabeça de teia.

Em 2012, ele também emprestou a voz para os games The Avengers Origins: Hulk e Avengers Origins: Assemble!, que foram lançados para dispositivos móveis com iOS.

No entando, sua narração mais famosa nos games, na verdade, é a primeira, como explico abaixo.

Onde tudo começou: Spider-Man e Spider Man 2: Enter Electro

A estreia de Stan Lee nos games aconteceu no jogo Spider-Man, feito pela Neversoft e publicado pela Activision em 2000 para Game Boy e no PlayStation.

O clássico game é lembrado até hoje por fãs e contava com a narração do criador do personagem.

Stan Lee retornou ao ser papel de “deus” que conversa com o jogador em Spider-Man 2: Enter Electro, de 2001.

O game foi um dos primeiros que joguei no PS1 e, como fã do Homem-Aranha, fiquei marcado para sempre pela voz que me ensinou a como pular pelos prédios de Manhattan. Além, é claro, de me explicar quem eram todos os personagens do jogo.

Assim como aconteceu no começo dos anos 2000, gostaria de ver, novamente, a presença de Stan Lee numa possível continuação do Homem-Aranha do PS4, mas infelizmente isso não vai acontecer.

Por outro lado, é muito bom ver que o quadrinista permaneceu neste mundo por quase um século inspirando mentes mais jovens e mostrando o quão legal, mas também humano, é ser um super-herói.

Descanse em paz, Stan Lee. Como você e o Winston diriam: Excelsior.

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.