Em The Last of Us, existem vários tipos de infectados. A infecção é causada por uma variante do fungo Cordyceps que se espalha pelos Estados Unidos no fim de 2013. Os tipos de infectados incluem Corredores (Runners), Perseguidores (Stalkers), Estaladores (Clickers), Baiacu/Verme (Bloater), Trôpegos (Shambler) e o Rei dos Ratos (Rat King).
Os infectados em The Last of Us apresentam diferentes estágios de transformação, que vão desde comportamento agressivo e irracional indo até modificações físicas grotescas.
Um dos infectados mais famosos provavelmente são os Estaladores, sendo um dos símbolos de The Last of Us tanto nos jogos quanto nas séries. Hoje, nós do Pixel Nerd vamos apresentar a vocês alguns dos outros tipos de Infectados. Confira:
Corredores (Runners)
Os corredores são os tipos mais comuns de infectados em The Last of Us, sendo o primeiro estágio. Com a aparência humana ainda sendo mantida, os corredores não são assim tão assustadores visualmente falando, o que não significa que não sejam perigosos. Os corredores são rápidos e enxergam, apresentando assim um grande perigo.
Perseguidores (Stalkers)
Os Perseguidores (Stalkers) são o segundo estágio de infecção em The Last of Us. Eles são pessoas infectadas há mais de duas semanas1. Eles têm um comportamento diferente, optando por se esconder em lugares escuros e úmidos para atacar pelas costas da vítima de surpresa – por isso, o apelido de “perseguidor”.
Alguns deles, inclusive, se prendem a paredes, permitindo que o Cordyceps se desenvolva ainda mais e mantenha o hospedeiro vivo até a aparição de uma determinada presa.
Estaladores (Clickers)
Os Estaladores estão entre os mais icônicos e perigosos inimigos do jogo The Last of Us. Eles representam um estágio avançado da infecção por Cordyceps e receberam esse nome por conta do assustador som de estalos que eles emitem.
O segundo estágio da infecção é também o mais icônico dentro do mundo de The Last of Us. Trata-se de um infectado que já está há tanto tempo com o fungo em seu corpo que o cordyceps já se tornou bem mais visível.
Eles são infectados pelo fungo Cordyceps e são conhecidos por seus gritos agudos. Existem várias táticas para lidar com eles, como entender o que eles são e como eles se comportam, usar diferentes armas e estratégias, e até mesmo alimentá-los com inimigos humanos para depois finalizá-los sem precisar ficar à espreita de uma oportunidade no silêncio.
Trôpegos (Shamblers)
Os Trôpegos (ou Shamblers, para quem joga em inglês) são um novo tipo de infectado apresentado em The Last of Us Parte II. Eles são cobertos de pústulas e atacam com uma explosão de gás venenoso. É importante evitar a explosão de gás venenoso a qualquer custo, pois se ficar dentro do raio do ataque, você vai ficar seriamente enfraquecido e até morrer.
Eles também são capazes de aguentar grandes quantidades de dano e são mais rápidos do que parecem. Ao serem mortos, causam uma explosão tóxica.
Você pode usar rifles ou espingardas para lidar com eles, pois não precisa mirar em partes específicas do corpo deste infectado para causar dano elevado. Outra boa opção é atirar coquetéis Molotov ou bombas. Você também pode atordoar o Trôpego com uma bomba de atordoamento e causar dano com uma mina.
Baiacus/Vermes (Bloater)
Os Baiacus, também conhecidos como Vermes, são os inimigos mais difíceis do jogo The Last of Us. Eles são cobertos por fungos, que criam uma espécie de carapaça protetora extremamente difícil de ser quebrada 1. Por causa dessa “armadura de fungo”, o corpo de um Baiacu aguenta quase todo tipo de ataque 2. Eles são lentos, mas são definidos por sua força e resistência. No jogo, eles conseguem arrancar esses inchaços e jogá-los em suas vítimas, espalhando ácido por toda parte
A melhor forma de lidar com um Baiacu é utilizando coquetéis Molotov, lança-chamas e armas de fogo de maior calibre 1. No entanto, mesmo se mantendo distante de um Baiacu, o perigo ainda é eminente, já que ele é capaz de expelir toxinas que formam nuvens mortais.
Rei dos Ratos (Rat King)
O Rei dos Ratos é uma criatura que apareceu no segundo jogo da franquia The Last of Us 1. Ele é uma mistura de diferentes tipos de infectados, incluindo espreitadores, estaladores e baiacu, resultando em uma ameaça extremamente forte, resistente e letal 1. É um encontro único em The Last of Us Part II, e pode ser encarado como uma luta de chefe 2. Encontramos esse ser disforme e colossal enquanto estamos no porão de um hospital em Seattle, já no controle de Abby, que está ali em busca de remédios para uma amiga.
Os Infectados
A ideia dos Infectados veio do criador do jogo The Last of Us, Neil Druckmann. Druckmann teve a ideia do jogo após ver um documentário que mostrava como um fungo atacava formigas e as transformava em pequenos zumbis-inseto. O jogo amplia a ideia, mostrando o fungo evoluindo e passando a atacar seres humanos.
Eles são uma parte importante da história e do mundo de The Last of Us. É difícil imaginar como seria o jogo sem cada um destes tipos de infectados que causam impacto tanto no jogo quanto no universo da série agora adaptada para a tevê da HBO Max.