Xbox Series X vs Xbox One: quão melhor é o videogame da nova geração?

Xbox Series X vs Xbox One: quão melhor é o videogame da nova geração?

Conforme o lançamento da nova geração se torna mais próximo, a comunidade calcula as vantagens de um ou de outro. Sobre o lado verde da força, quais as principais diferenças entre o Xbox One e Xbox Series X?

A Microsoft confirmou no dia 11 de agosto que o novo console chega em novembro, ainda sem um dia definido.

O anúncio aconteceu pouco tempo depois de Halo Infinite ser adiado para 2021. Confira abaixo o tweet da conta oficial:

Enfim, de volta ao console, as especificações técnicas são muito mais potentes do que outros videogames atuais.

Há até mesmo alguns vídeos de pessoas montando um PC Gamer com desempenho similar ao Xbox Series X:

Mas afinal, em que se diferem o Xbox One e o Xbox Series X?

Design

Enquanto o Xbox One tem o formato de paralelepípedo, o Xbox Series X, que surpreendeu um pouco pela orientação vertical, se assemelha a uma torre de computador. 

Embora alguns fãs tenham estranhado, o formato do novo console permite uma refrigeração mais eficiente devido à mudança em sua montagem interna.

Além disso, a área das bases se tornou menor, o que faz com que ele seja mais compacto.

A largura do Xbox One X equivale à altura do Xbox Series X: cerca de 30 centímetros. Além disso, o comprimento do primeiro é de 24 centímetros, e a largura das bases do segundo é de 15,1 centímetros.

Xbox Series X: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre O Videogame Da Próxima Geração

HDD x SSD

Uma das mais importantes novidades que o lançamento da Microsoft tem a oferecer é seu SSD NVMe com 1TB de armazenamento, com taxa de transferência de dados de 4,8GB/s.

Enquanto isso, o Xbox One X possui um HDD de 1 TB e o One S, opções de 500GB e 1TB, todos com velocidade de transferência de 3GB/s. 

A alta velocidade do SSD concederá tempos de carregamentos menores (a Microsoft já mencionou até mesmo o “fim dos carregamentos”), além de uma inicialização mais rápida.

A própria empresa já demonstrou as vantagens que a novidade irá trazer:

Microsoft Promete: Todos Os Jogos Do Xbox One Vão Rodar No Xbox Series X

Memória RAM

Para o Xbox Series X, a Microsoft investiu em 16GB de RAM DDR6, enquanto seus antecessores contam com 12GB de RAM DD5 e 8GB de RAM DDR3, relativos respectivamente ao Xbox One X e ao Xbox One S.

Uma memória RAM maior e com tecnologia mais elevada vai permitir que os jogos rodem sem “engasgos” e permite que o sistema execute suas tarefas de forma mais eficiente.

GPU

A placa de vídeo do Series X será AMD RDNA 2 personalizada com 12 Teraflops, que são unidades de processamento gráfico. Os predecessores também utilizam a tecnologia da AMD, porém com gráficos menos potentes: O Xbox One X alcança 6 Teraflops e o One S, 1,4 Teraflops.

Na prática, isso quer dizer que o Series X consegue rodar jogos a uma resolução de 4K naturalmente, seja em 120 ou 60 fps, enquanto a resolução máxima do Xbox One X alcançavam 4K em apenas alguns jogos e a do One S, apenas Full HD.

Outra novidade possibilitada pela nova geração é o suporte para Ray Tracing, que permite otimizar as experiências em jogos que possuam esse recurso.

Demonstração do Ray Tracing em Minecraft

CPU

Por fim, houve um salto também no processador, que será um AMD Zen 2, que chega a atingir uma frequência de 3,8GHz. Quanto ao Xbox One X e One S, que utilizam o AMD Jaguar, ambos alcançam, 2,3 GHz e 1,75GHz, respectivamente.

A melhoria no processador também vai impactar na temperatura: o novo console conseguirá mantê-la controlada mesmo com muita exigência de desempenho.

Comparação entre consoles Xbox

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo apaixonada por games, animes e cinema (e que não recusa uma boa xícara de chá)