Nesta terça-feira (19) aconteceu um dos maiores vazamentos da história da Microsoft. Vários documentos sem nenhuma censura revelaram planos da empresa para novos consoles e aquisições chocantes.
O leak tem como origem a documentação entregue para o caso FTC vs. Microsoft, que vai desde e-mails a imagens que revelam com detalhes tudo que a gigante dos games tinha em uma janela de estreia feita em 2020.
Desde consoles, melhorias no Xbox Series, uma nova linha de videogame que vem com uma nova adaptação híbrida, o vazamento também expôs jogos para os anos de 2020-2024 e um plano de aquisição da própria Nintendo.
Xbox Series Novo
Dentre as documentações, o primeiro vazamento foi o de um novo projeto da Microsoft para o Xbox Series, que ganharia um novo modelo para 2024. O console seria mais slim e foi descrito como “uma versão digital do melhor Xbox”.
Em formato cilíndrico, o novo game contaria com melhorias no Wi-Fi e teria o dobro de armazenamento do Xbox Series, tendo 2 terabytes (no lugar do original, que tem apenas 1).
Junto da série, um novo controle também foi revelado que apresenta a curiosa dualidade de ser recarregável com bateria trocável, mesmo ela sendo também interna. Chamado internamente de “Sebille”, o console focaria em uma jogabilidade mais imersiva, com acelerômetro para suporte de giroscópio, feedback háptico mais preciso, botões e analógicos mais silenciosos e modulares.
É também dito que o controle teria pilhas e teria uma versão em preta e branca, além de ser integrado ao Xbox Play Anywhere.
Xbox próxima geração (2028)
Depois, os documentos reveleram uma nova geração de Xboxs para o ano de 2028. A futura plataforma viria com processamento por nuvem também, além de ser híbrida que juntaria “poder combinado para o cliente na nuvem e uma meelhor imersão para novos tipos de experiência otimizada”.
Dessa forma, jogadores poderiam jogar em tempo real ou em casa, levando a frente a ideia de um console híbrido.
Vazemento jogos
O próximo vazamento não surpreendeu alguns, visto que alguns dos jogos vazados previstos já foram lançados. Em uma aba com a escala de todos os lançamentos até 2024, jogos planejado de 2020 até a data limite puderam ser vistos.
A separação se deu por um código de letras e número na seguinte forma: FY20E, FY21E, FY22E, FY23E e FY24E, que atendem, respectivamente, aos anos de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024.
Veja abaixo os jogos confirmados em 2024:
- The Elder Scrolls VI
- Project Kestel
- Licensed IP Game
- Fallout 3 Remaster
- Ghostwire Tokyo Sequel
- Dishonored 3
- Doom Year Zero DLC
Vale lembrar que essa é uma line-up feita em 2020, que não indica e deixa de fora muitos dos outros lançamentos e projetos criados em 2021 e 2023.
Comprar a Nintendo
Por último, a decisão mais polêmica foi o vazamento de e-mails do executivo Phil Spencer, CEO da Microsoft, planejando comprar as ações da Nintendo.
Embora essa seja uma possibilidade real em tantos parâmetros, o tom das cartas eletrônicas de Phil dão a entender que a adquiração da gigante dos games seria uma espécie de realização pessoal de Spencer.
Pronunciamento
Após a repercussão do vazamento, Phil veio representar a companhia em um pronunciamento no seu perfil do X, antigo Twitter. Veja abaixo:
Vimos as conversas sobre emails e documentos antigos. É difícil ver o trabalho da nossa equipe compartilhado desta forma porque muita coisa mudou e há muito para vocês se entusiasmarem agora e no futuro. Compartilharemos planos reais quando estivermos prontos.