xCloud no celular – Confira o que é e como funciona o serviço da Microsoft em dispositivos móveis

xCloud no celular – Confira o que é e como funciona o serviço da Microsoft em dispositivos móveis

Recentemente a Microsoft disponibilizou para todos os jogadores um dos recursos que com certeza irá mudar o rumo da indústria dos games, o xCloud, e quando for devidamente finalizado, em que permite os jogadores jogarem uma seleção de jogos do Xbox Game Pass em dispositivos mais antigos com acesso à internet, sem depender de um hardware específico para jogá-los.

Claro, como todos os serviços, o xCloud tem seus requisitos para funcionar. Por isso, separamos as coisas mais importantes, de forma objetiva e direta, para saber sobre o recurso em nuvem da Microsoft, com um foco nos dispositivos móveis, que acreditamos ser os dispositivos da maioria dos jogadores.

O que é xCloud?

Aparelhos em jogos Xbox
Aparelhos em jogos Xbox | Divulgação/Microsoft

O serviço em nuvem, ainda em beta, é uma tecnologia da Microsoft onde você pode acessar mais de 100 jogos de onde quiser, sem a necessidade de instalações, atualizações e até mesmo um bom hardware, dependendo bastante da sua conexão com a internet.

Requisitos básicos

Então vamos à parte mais importante, como posso fazer para jogar esses mais de 100 jogos no meu celular? Como tudo tem um começo, esse guia também tem, e a primeira coisa que precisamos para utilizar o xCloud em seu dispositivo móvel é uma conta da Microsoft e uma assinatura no serviço Xbox Game Pass Ultimate. Caso você ainda não tenha uma conta, você pode fazer uma nova aqui.

Já o Xbox Game Pass Ultimate será extremamente necessário, e diferente da versão básica da assinatura, essa vem incluso Xbox Live Gold, EA Pass e o próprio catálogo Xbox Game Pass além do serviço de nuvem. Essa assinatura está disponível por R$ 5,00 reais no primeiro mês e R$ 44,99 no restante dos meses. 

RELACIONADOS:
XBOX FAZ PARCERIA COM ADIDAS E LANÇA TÊNIS EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 20 ANOS
CONFIRA OS JOGOS CHEGANDO AO XBOX GAME PASS EM OUTUBRO DE 2021
XBOX SERIES X/S GANHAM SUPORTE A DOLBY VISION PARA JOGOS

Entrando no serviço

Após criar sua conta e assinar o serviço, você deverá baixar o APP Xbox Game Pass, no Android e iOS, ou acessar o site xbox.com/pt-BR/play, para começar sua experiência de jogos em nuvem.

Conexão com a internet

Imagem de Arthur Bowers por Pixabay
Imagem de Arthur Bowers por Pixabay | Divulgação/Arthur Bowers

Antes de entrarmos na parte dos games, precisamos falar um pouco sobre o principal requisito para utilizar o xCloud, que é a conexão com a internet. Essa parte é fundamental já que o desempenho do jogo estará diretamente ligado a sua internet.

Há duas formas que você pode estabelecer uma conexão, seja com seus dados móveis e planos de alguma operadora ou através de uma rede Wi-Fi. A Microsoft recomenda que os jogadores utilizem uma rede Wi-Fi com tecnologia 5G para garantir maior estabilidade e menor tempo de resposta.

Infelizmente, nem todos os dispositivos móveis possuem compatibilidade com essa tecnologia 5G presentes em moldens mais recentes, então a única alternativa para se você quiser usar o Wi-Fi é utilizar uma rede comum de 2.4 GHz, que ainda não está otimizada para o serviço.

Os dados móveis também estão no jogo, mas é uma alternativa inferior, se considerarmos o Wi-Fi. Não há informações oficiais da Microsoft sobre a velocidade recomendada da rede, mas nós do Pixel Nerd recomendamos um plano com pelo menos 50 Mbps para uma melhor experiência.

Outros requisitos

Focando em Smartphones, os jogadores que utilizam os sistemas Android precisarão de dispositivos Android 6.0 ou superior, Bluetooth 4.0 (para conectar controles) e 7 Mbps mínimos de internet. 

Já para os iOS, será necessário um sistema operacional iOS 14.4 ou superior, mesma versão de Bluetooth, além de conexão com internet de no mínimo 10 Mbps em iPhones e 20 Mbps em iPads. A Microsoft disponibilizou os dispositivos Apple compatíveis com xCloud aqui

Jogos em Nuvem através do xCloud

Zagreus de Hades | Divulgação/Supergiant Games

Indo para a parte mais importante, ao entrar no APP ou no site, você poderá selecionar a aba chamada Nuvem, e lá estarão disponíveis diversos jogos disponíveis para jogar. Muitos jogos, incluindo Gears 5 e Hades estão otimizados para dispositivos móveis, permitindo que você possa jogar títulos sem a necessidade de um controle Xbox via Bluetooth.

Porém, nem todo o jogo pode ser jogado sem controle, sendo necessária uma conexão Bluetooth com o controlador para aproveitar alguns desses títulos, como Forza Horizon 4. Por isso, é importante observar os ícones que acompanham os jogos, que indicam se é possível jogar com toque ou se é necessário um controle via bluetooth.

E essas são as principais informações que você precisa saber sobre o mais novo serviço em nuvem e como utilizá-lo em seu dispositivo móvel. Espero que este artigo tenha ajudado, e não esqueça de deixar suas dúvidas aqui nos comentários.

Gabriel Cavalheiro

Redator de conteúdo no nicho de games. Devorador de jogos indies, mobile e de Mega Man.