A Xiaomi em breve deve tirar seus modelos MIUI de circulação para dar início a sua era HyperOS, novo sistema operacional da marca que irá integrar os novos modelos da gigante da China em breve.
O lançamento foi divulgado através da rede social X (o velho Twitter), onde Lei Jun, CEO da empresa, afirma que a estreia da SO fará parte da nova linha de celulares Xiaomi 14, que chega no final deste mês.
Alvin TSE, o vice-presidente, foi mais direto, dizendo que a linha deve ter o launch global e circulação em 2024.
Com uma arquitetura totalmente nova, o sistema não fará com que a linha MIUI pare completamente de circular, mas que provavelmente ela não será mais compatível com as atualizações do novo sistema.
Ele virá pré-instalado na linha flagship Xiaomi 14 e substituirá gradualmente o MIUI. Mal posso esperar por essa nova era de Hyper Performance, fluidez e conectividade entre smartphones e AIoT.
– Alvin TSE
HyperOS terá Android como base
Logo após o lançamento, uma série de capturas de tela do suposto novo sistema operacional começaram a preencher às redes, demonstrando uma interface mais minimalista, além de configuração da tela de bloqueio e um calendário nativo do próprio aparelho:
Bem assemelhado ao Android, a tela inicial aparece mais organizada, com um layout cheio de opções que interagem de forma harmoniosa. Ainda assim, as notificações devem permanecer separadas da central de controle.
Embora a Xiaomi não tenha confirmado a veracidade das capturas de tela, tudo será revelado no lançamento no fim do mês.
O HyperOS chega primeiro na china, com um lançamento exclusivo para o mercado, e lança oficialmente de modo global em alguma época de 2024.
A MIUI funciona desde 2010, com os primeiros celulares, tablets e smartwatches da marca. Os planos de substituição da SO começaram em 2017, quando a Hyper começou a ser desenvolvida.