Os animes são animações japonesas que conquistam fãs em todo o mundo com suas histórias envolventes, personagens carismáticos e estilos visuais variados. Alguns animes se destacam por terem como tema principal os jogos, seja de tabuleiro, cartas, vídeo game ou realidade virtual. Esses animes exploram as regras, as estratégias, os desafios e as emoções dos jogos, além de apresentarem cenários e situações incríveis que só são possíveis nesse universo lúdico. Neste artigo, vamos listar os 5 melhores animes que possuem jogos em suas premissas e explicar por que eles merecem a sua atenção. Vamos começar?
1. Pokémon
Pokémon é um anime que conta as aventuras de Ash Ketchum, um jovem treinador de Pokémon que viaja pelo mundo em busca de se tornar um mestre Pokémon. Em sua jornada, ele conhece vários amigos, rivais e inimigos, além de capturar e batalhar com diversos Pokémon, criaturas incríveis com poderes especiais. O anime é baseado em uma franquia de jogos de videogame da Nintendo, que permite aos jogadores explorar diferentes regiões, colecionar e treinar Pokémon, e enfrentar outros treinadores em competições oficiais.
2. Sword Art Online
Em um futuro próximo, um jogo de realidade virtual chamado Sword Art Online é lançado, permitindo que os jogadores mergulhem em um mundo fantástico com suas próprias mentes. No entanto, logo eles descobrem que não podem sair do jogo, a menos que completem os 100 andares da torre gigantesca que serve como cenário. Além disso, se morrerem no jogo, morrerão na vida real também. O protagonista, Kirito, é um dos jogadores que aceita o desafio de chegar ao topo, enfrentando inimigos e aliados pelo caminho. Ele também se apaixona por Asuna, uma guerreira que luta ao seu lado. Juntos, eles tentam sobreviver e escapar desse mundo virtual que esconde muitos segredos e perigos.
3. Log Horizon
Em um piscar de olhos, trinta mil jogadores japoneses são transportados de suas vidas cotidianas para o mundo do popular MMORPG, Elder Tale, após a última atualização do jogo – incapazes de sair. Entre eles está o estudante universitário socialmente desajeitado Shiroe, cuja confusão e choque duram apenas um momento, pois, veterano do jogo, ele imediatamente sai para explorar os limites de sua nova realidade. Shiroe deve aprender a viver neste novo mundo, liderando outros e negociando com os NPCs “nativos” para trazer estabilidade à cidade virtual de Akihabara. Ele é acompanhado por seu infeliz amigo Naotsugu, que entrou no jogo pela primeira vez em anos apenas para se encontrar preso, e Akatsuki, uma assassina pequena mas feroz que rotula Shiroe como seu mestre.
4. No Game No Life
Sora e Shiro são dois irmãos que vivem isolados da sociedade e são viciados em jogos online. Eles são conhecidos como Blank, uma dupla invencível que nunca perdeu uma partida. Um dia, eles recebem um desafio de um garoto que se diz Deus e são transportados para um mundo onde tudo é decidido por jogos. Lá, eles encontram diversas raças que disputam o domínio do mundo, mas os humanos são os mais fracos e vulneráveis. Sora e Shiro decidem usar suas habilidades para mudar o destino da humanidade e conquistar o mundo dos jogos.
5. hack//SIGN
Um jovem Wavemaster, conhecido apenas pelo apelido de Tsukasa, acorda em um MMORPG chamado The World, com leve amnésia. Ele não sabe o que fez antes de acordar. No The World, os Cavaleiros Carmesins o suspeitam de ser um hacker, pois ele foi visto acompanhando um personagem modificado em forma de gato. Incapaz de sair do jogo, ele vaga em busca de respostas, evitando os cavaleiros e outros jogadores que encontra pelo caminho. Enquanto Tsukasa explora o The World, ele se depara com um item mágico que assume a forma de um “guardião”, que promete protegê-lo de todo mal. Subaru, a líder dos Cavaleiros Carmesins, juntamente com vários outros jogadores que se familiarizaram com Tsukasa, partem para investigar por que Tsukasa não consegue sair do jogo e tentam chegar ao fundo do problema antes que ele saia do controle.12
O anime faz parte de uma das quatro histórias originais da franquia .hack e é dirigido por Kōichi Mashimo, produzido pelo estúdio Bee Train e Bandai Visual, e conta com os personagens desenhados por Yoshiyuki Sadamoto e escritos por Kazunori Itō.