8 maiores traições em Game of Thrones

Matheus Martins

Game of Thrones teve sua oitava e final temporada transmitida em 2019, mas ainda leva o legado de uma das séries mais populares da última década.

Atualmente, a produção recebeu primeiro spin-off, House of Dragon, que é passado centenas de anos antes da série original, e que também se trata de uma adaptação dos livros de fantasia-alta de George R. R. Martin.

E para aproveitar o clima de conspiração e guerra que sempre emana da franquia, nós do PixelNerd resolvemos reunir pelo menos 8 das maiores traições que a série passada já transmitiu. Confira abaixo!

8. A “Morte” de Jon Snow

Jon foi traído por Alisser Thorne

No final da 5ª Temporada, Jon Snow é traído pelo Primeiro Patrulheiro da Noite, Alisser Thorne. A relação entre os dois “corvos” vinha se intensificando desde que Jon Snow assumiu a liderança da Patrulha da Noite e ficou ainda pior quando Jon permitiu que selvagens atravessassem o lado sul da muralha.

Por esse motivo, Alisser organizou um motim e preparou um ataque que levaria a morte do bastardo da família Stark. É claro que o ataque não serviu de nada, já que logo no início da sexta temporada de Got, Jon revive através dos pedores de Melisandre, a sacerdotisa do deus vermelho.

Apesar de descrito como cruel e uma verdadeira máquina de ofensa para qualquer um que considerasse idiota, os fãs apontam Alisser Thorne como um homem com princípios e bastante leal as suas causas, e que por essa razão teria escolhido tirar a vida de Jon.

A traição, apesar de levar a um dos momentos mais chocantes da série, foi fraca e previsível devido ao desentendimento explicíto entre os personagens.

7. Theon Greyjoy trai Robb Stark

Theon foi refém por anos da família Stark

A história de Theon Greyjoy é o motivo pelo qual o levou a trair uma das famílias favoritas dos fãs de Game of Thrones.

Theon foi um refém de Eddard após a falha tentativa de seu pai de conseguir se rebeliar contra o trono de ferro. Após prometer lealdade a Robb Stark, que se revolta contra os Lannisters após a morte de seu pai, Theon se aproveita da confiança dada pelo lorde para trair Winterfell, o que leva a vários acontecimentos importantes da série.

Em temporadas mais a frente, o descendente das Ilhas de Ferro consegue se redimir antes de morrer durante a guerra contra o Rei da Noite.

A traição consegue ser um pouco maior que as outras da lista, uma vez que realmente impacta vários acontecimentos como a fuga de Bran e todo o seu caminho para o amadurecimento.

6. A Queda dos Tyrell

Margaery, Ollena e Loras Tyrell

Um dos arcos mais interessantes que começam na terceira temporada é a relação que coloca Cersei Lannister e Margaery Tyrell, sogra e nora, em constante pé de guerra. Os fãs adoraram ver a dinâmica que essas duas personagens proporcionaram a série e como se apunhalavam pelas costas umas das outras visando o Reino de Trono como principal objetivo.

Na sexta temporada, Cersei tenta levar a Tyrell para a prisão após sua inércia à respeito da sexualidade do primo, Loras, mas acaba sendo jogada e punida pela Fé tanto quanto ela.

No ápice do final da temporada, Cersei trai Margaery explodindo o Septo de Baelor com Margaery e o primo dentro, extinguindo assim a família (exceto por Ollena) Tyrell do seu caminho. Porém, o plano veio com um tiro pela culatra que matou também seu filho, Tommen, que acaba se suicidando. Cruel e sanguinário, como os fás de Got gostam.

5. Morte de Eddard Stark

Eddard Stark é condenado por traição

O quarto item da lista fica para uma das mortes mais importantes e significativas do universo de Game of Thrones. Na verdade, é até justo dizer que se não fosse a traição do patriarca da família Stark, Eddard, a série não seria tão conhecida como é nos dias de hoje.

Na primeira temporada, Eddard é escolhido para ser a Mão do rei Robert Baratheon, após a morte da antiga Mão, Jon Arryn. Quando passa a suspeitar dos motivos que teriam levado a morte de Jon, Eddard descobre um dos maiores segredos da série: Cersei e Jaime Lannister são amantes.

Eddard teria sido bem-sucedido em delatar a família rica, mas é por intervenção de Mindinho, uma das grandes peças-chaves de vários acontecimentos no “jogo dos tronos” que o lorde acaba sendo traído e executado por ordem do Rei Joffrey – filho de Cersei e Jaime.

É a sua morte que acende a vingança entre as casas Stark e Lannister, e também um dos maiors cliffhangers que atraiu diversos fãs para a série já que Eddard era considerado um protagonista justo e benevolente com todos.

4. O Casamento Vermelho

Talisa, Robb Stark e Catelyn Stark

Acima da morte de um dos maiores personagens da série, somente a morte dos três integrantas da sua família: sua mulher, Catelyn, seu filho mais velho, Robb, e a de sua nora que ele nunca chegou a conhecer, Talisa Stark.

A traição ocorre quando Robb deixa de lado a ordem acatada por Lorde Frey em se casar com sua filha, e firma união com Talisa, por quem era realmente apaixonado. A desvantagem já havia começado no entanto quando ele atrevessou o rio de Frey em busca de ganhar vantagem sob os Lannisters. Seu destino, no entanto, foi traçado a partir dali.

Após esse acontecimento, Frey se alia as forças inimigas Lannisters e executa um plano de traição cruel. O que choca os fãs nessa cena é que Arya Stark, irmã e filha de ambos, ficou assim de se reencontrar com os membros da sua família. Muita maldade.

3. Jon Mata Daenerys

Daenerys Targaryen morre pelas mãos de Jon Snow

Vamos falar de tópico sensível?

Quando Game of Thrones atingiu o ápice da sua audiência nas últimas duas temporadas, muitos fãs ficaram preocupados com o jeito como os responsáveis pelo projeto da série, D&D, executariam o final de uma produção tão grandiosa como ela.

Afinal de contas, na época em que a série acabou, Got possuía cinco livros que ainda não deixavam bem claro como a história ira acabar.

Enquanto alguns fãs gritavam por fidelidade, outros ficavam mais peocupados com ritmo; algo que a série estava meio que pecando ultimamente. As coisas começaram a desandar na guerra contra o Rei da Noite; os fãs odiaram ver um vilão com tanto potencial não revelar seus motivos para querer congelar o mundo inteiro de Westeros com seu exército de gelo.

E se já estava ruim assim, tudo ficou ainda pior quando a série concluiu a história matando Daenerys pelas mãos de Jon Snow, seu amante e aliado na guerra dos tronos. A desculpa era a de que Daenerys estava ficando louca (assim como seu pai), mas muitos fãs apontaram o quanto isso havia sido uma bola fora depois da construção de uma personagem que havia lutado por liberdade e justiça em todas as temporadas.

2. A Morte de Jeoffrey

Joffrey morre envenenado

Virou queridinha da academia? Virou, mas não é por que ela é queridinha, é por que ela é boa mesmo!

Se o terceiro item da lista foi um descaso, com certeza o segundo foi um verdadeiro fan-service.

A morte de Jeoffrey no segundo episódio da quarta temporada foi uma surpresa. Envenenado, o Rei de Westeros tem uma morte lenta e dolorosa pelo Estrangulador com a garganta inchada impedido a capacidade de respirar e o sangue escorrendo por todos os oríficios.

Depois de todas as mortes e eventos que trouxe para a série, os fãs (e até alguns personagens) concordaram que aquele foi um fim digno para todos os feitos do jovem Rei, mesmo que a série tenha tentado criar um arco de redenção para ele no final.

1. Aerys II Targaryen

Aerys II, o Rei Louco

Achou que tinha ideia de qual seria o primeiro item dessa lista de maiores traições de Game of Thrones? Achou errado!

Nem Jeoffrey, nem Eddard Stark, nem Daenerys Targaryen. O título de maior traição da série fica para Aerys II, o Rei “Louco” de Got.

Apesar de não ter uma morte vista nas telas, o pai de Daenerys é um personagem tão impactante que recebe várias menções ao longo da série. Aerys lentamente começou a enlouquecer, devido as vozes mentais da sua cabeça que relatavam traições, a ponto de ordenar que qualquer um fosse queimado vivo.

Um dos seus maiores planos envolvia lançar fogo verde em toda a cidade – o que fez com que os fãs teorizassem que, assim como Bran, o personagem tinha visões e por isso foi capaz de prever a vinda do Rei da Noite. Outros, no entanto, acreditam que ele suspeitava de Robert Baratheon e da tomada de King’s Landing, e por isso sua última frase relatada por Jaime Lannister, seu assassino, foi “queime todos”.

A traição do seu guarda costa pessoal foi o que resultou em todos os eventos importantes da série e, por isso, ganha o posto de primeiro lugar nessa lista de traições.

Bem, essa foi a nossa lista de maiores traições em Game of Thrones. Fique ligado para uma atualização das traições envolvendo também House of Dragon que iremos cobrir em breve por aqui.

As 8 temporadas de GOT e os cinco primeiros capítulos de House of Dragon estão disponíveis na HBO Max. Até a próxima!