Embora boa parte do conteúdo que consumimos seja estrangeiro, nos últimos anos a cultura nacional brasileira também não tem ficado para trás.
As boas produções estão em várias plataformas, como a Netflix, a Prime Video, a já conhecida Globoplay e o HBO Max e nós do Pixel Nerd resolvemos trazer uma lista com 8 delas que você já pode estar adicionando no seu catálogo.
1. Cidade Invisível
Alimentando uma fome que nem sabiamos que tínhamos, Cidade Invisível da Netflix trouxe uma história de mistério sobrenatural inspirada no folclore brasileiro. A trama reúne as lendas das mais diversas: Iara, o Saci-Pererê, a Cuca, Curupira além de outros.
A trama é envolta no policial Eric (Bruno Pigossi) que, após a morte de sua esposa, acaba envolto em um incêndio que assolou uma pequena reserva. Assim que busca por pistas, as mais diversas criaturas irão atravessar o seu caminho enquanto travam uma luta silenciosa com a sociedade para proteger as reservas.
Com direção do indicado ao Oscar, Carlos Saldanha, a série é estrelada por Alessandra Negrini, Wesley Guimarães, Jessica Córes, Fábio Lago e José Dumont. A segunda temporada de Cidade Invisível ainda está em produção sem data de lançamento.
2. Ilha de Ferro
A segunda produção da lista é Ilha de Ferro, série original do Globoplay.
Nessa trama imersiva, acompanhamos os trabalhadores de uma plataforma petrolífera, PLT-137. Dante (vivido por Cauã Reymond) é o coordenador do lugar que sempre almejou o cargo de gerente do local, mas vê seu posto ser amaçado com a chegada de Júlia (Maria Casadevall) com quem irá competir.
Bastante interessante, a trama possui duas temporadas e está sendo emitida semanalmente todas às quinta-feiras no canal nacional. Mariana XImenes e Klebber Toledo fazem participações especiais na produção.
3. Bom Dia, Verônica
Se por um lado Cidade Invisível matou nossa fome de algo que nem sabíamos que tínhamos, Bom Dia, Verônica chegou em um tempo em que realmente estavamos precisando.
A série baseada na obra de Raphael Montes e Ilana Casoy de nome homônimo traz a escrivã Verônica (vivida por Tainá Muller) que sempre esteve insatisfeita com o sistema que protege abusasdores e ignora casos de abusos envolvendo mulheres.
Na primeira temporada, acompanhamos Verônica agindo para solucionar um caso de abuso que levou uma mulher ao sucídio e a série de assassinatos envolvendo o policial Brandão (Claudio Antnues) que sequestra vítimas na rodoviária e abusa da própria mulher, Janete.
Já na aclamada segunda temporada, acompanhamos a continuação dessa saga com Verônica fingindo sua morte enquanto tenta desmantelar o criminoso Matias, um religioso curandeiro que abusa de mulheres em sua casa. O fim do novo da série acabou com um cliffhanger: quem é Doúm, o terceiro “irmão” do esquema corrupto que governa a polícia na série.
4. Turma da Mônica – A Série
Após o sucesso de Turma da Mônica: Lições e Turma da Mônica: Laços, a Globoplay investiu em um formato para série que está virando um fenômeno entre o público jovem adolescente.
Baseado nas histórias em quadrinhos de Maurício de Souza, a série traz os protagonistas Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão de volta para mais uma história com lições a serem aprendidas. Tudo começa quando Carminha Frufru e sua amiga Denise investigam um acontecimento que coloca Mônica e sua turma como suspeitos principais.
A série tem participação especial da atriz Mariana Ximenes e Fernando Caruso.
5. O Assassinato de Daniella Perez
Um documentário original da HBO Max, Pacto Brutal conta os detalhes de um assassinato real que revoltou o Brasil na década de noventa: o assassinato de Daniella Perez, filha e atriz da escritora e produtora de novelas nacionais, Gloria Perez.
Daniella tinha 22 anos quando teve sua vida interrompida pelo colega de elenco, Guilherme de Pádua, ex-ator e religioso ferrenho que responde as acusações livremente. O documentário revisita os fatos sob a perspectiva da mãe e de outras pessoas que recontam o caso.
6. Sintonia
Outra boa série para conhecer nesse feriado é Sintonia da Netflix.
A série brasileira conta a vida de três melhores amigos: o Mc do funk, Doni, o integrante do tráfico, Nando e a evangélica Rita. O trio cresceu junto na Vila Aúrea, nas favelas de São Paulo, e traçam diferentes caminhos em suas vidas que falam sobre música, drogas e religião. A partir daí, eles lutam para se estabelecer em suas escolhas contra falsos aliados.
A série ganhou bastante aclamação do público brasileiro por retratar um cenário real tão da nossa cultura brasileira.
Também recentemente, a Netflix divulgou a sinopse da quarta temporada que seguirá os eventos após um atentado ao estabelecimento de Nando.
7. Irmandade
Outra série que abre as portas para um cenário real da nossa cultura é Irmandade.
Também da Netflix, a produção é centrada na história da advogada Cristina que passa a ser pressionada pela polícia para se tornar uma informante da gangue de seu irmão, Edson. Na segunda temporada da série que estreou esse ano, Darlene, a cunhada de Cristina, se torna a principal ameaça em seu esquema de infiltragem.
Com direção de Pedro Morelli, a série tem participação especial do cantor e ator Seu Jorge.
8. Dom
Baseada em fatos reais, a série brasileira Dom da Prime Video revisita um caso chocante do Brasil: a ascensão e prisão do traficante de classe média Pedro Dom, ou Bandido Gato como era conhecido.
A produção é baseada no ponto de vista do bandido, indo tanto ao passado quanto o futuro para mostrar as diferentes causas que colocaram Dom no caminho do crime.
Gostou das nossas recomendações até aqui? Acha que deixamos alguma série de fora? Deixe nos comentários!