Uma carta aberta foi assinada no Reino Unido por um membro do parlamento (MPs), acadêmicos e defensores dos direitos das crianças para pôr fim à publicidade para usuários com menos de 18 anos por grandes empresas de tecnologia como Facebook e Google.
Entre os que assinaram estavam Caroline Lucas MP, Amnistia Internacional, Privacidade Internacional e Amigos da Terra.
Anúncios para menores Google e Facebook
A carta foi publicada poucos dias depois que uma ação judicial foi movida contra o Google, acusando-o de violar o Reino Unido e a União Européia. leis de proteção de dados visando menores de 13 anos com programação viciante e usando seus dados para fins publicitários.
A carta pede que as proteções sejam estendidas a todas as crianças menores de 18 anos.
Uma seção da carta aberta diz o seguinte:
“A publicidade comportamental prejudica a privacidade das crianças. Para menores de 13 anos, isso nem deveria estar acontecendo: a menos que o consentimento informado dos pais seja concedido, as leis de proteção de dados proíbem expressamente a datamining de crianças, da qual depende a publicidade comportamental. O fato de as empresas de tecnologia de publicidade manterem 72 milhões de pontos de dados sobre uma criança quando ela completa 13 anos mostra a extensão do desrespeito a essas leis e a vigilância extraordinária a que as crianças são submetidas.
Mas nossas preocupações vão além dos muito jovens e além das questões de privacidade. Crianças de todas as idades são mais suscetíveis às pressões de marketing, menos propensas a reconhecer conteúdo pago e menos propensas a entender como e quais tipos de dados são usados para esses fins do que os adultos. ”
No caso do Google, permite que todos os usuários desabilitem a personalização de anúncios nas configurações de conta de um usuário.
Para abordar algumas das preocupações levantadas pelos signatários, ele poderia definir automaticamente essa chave para desativada para todas as contas de crianças. Embora isso possa não resolver parte do rastreamento que o Google realiza, eliminará o problema da publicidade comportamental.