O anime Death Note é um dos animes gores mais populares do mundo otaku que encerrou seu arco duas décadas atrás, em junho de 2009. A história seguia Light Yagami, um jovem entediado com a humanidade que acaba encontrando um caderno capaz de assassinar todas as pessoas que tenham seu nome escrito nele, o Death Note.
A partir desse momento, Light segue um reinado de “justiça” e morte contra criminosos, assassinos ou quaisquer pessoas que entrarem em seu caminho.
Ao longo do anime, Light acaba com inimigos e suspeitos de tentarem descobrir o seu segredo, enquanto luta para esconder sua identidade de um dos melhores detetives do mundo conhecido como “L”.
(Cuidado: o texto a seguir contém spoilers!)
Por se tratar de uma arma tão poderosa, o caderno acaba consumindo Raito (o personagem mata o próprio pai e uma amante) e no fim já conhecido do anime, sua própria força de tarefa policial desmascara sua identidade. A morte de “Kira” é horrível, com o personagem levando tiros na perna e no braço.
Mas enquanto alguns lamentam a morte de um protagonista tão interessante, “frio e calculista”, outros preferem se agarrar em uma teoria que ganha força de tempos em tempos: a de que Kira/Light retornou ao universo do anime como um Shinigami.
Será que é verdade?
O que é um Shinigami?
Para quem não sabe, “Shinigamis” são o nome usado para descrever entidades sobrenaturais no folclore japonês que funcionam como ceifeiros de almas. Já no anime em si, os Shinigamis são uma raça sobrenatural, vivem em seus próprios reinos e possuem a habilidade de enxergar o tempo de vida dos humanos e até mesmo matá-los, sendo assim verdadeiros “Deuses da Morte”.
Em Death Note, o principal Shinigami é Ryuk, um monstrengo alto, risonho (e com vício constante em maçãs) que resolve instruir a Light todas as regras embutidas no Death Note.
Ao explicar sua origem, Ryuk explica a Light que o caderno serve para eles como uma maneira de estender a vida dos seus usuários: ao anotar um nome no caderno, automaticamente o tempo de vida do ser humano é passado para o Shinigami, assim tornando-o basicamente imortal.
Outra coisa explicada por Ryuk ao contar sobre o uso do caderno, é a de que a partir do momento que seu portador usá-lo para matar alguém, ele não poderá nem ir ao céu, nem ao inferno. Se o paraíso não é o destino e o sofrimento eterno não é uma opção, qual é o fim que a pessoa teria?
Para alguns, o purgatório parece a escolha mais provável. Mas no anime e universo de Death Note, qual tipo de lugar carrega essa característica?
O próprio reino dos Shinigamis.
A Teoria do Shinigame “Sem Nome”
Em um OVA adaptado do mangá, Death Note Relight: Visions of God vemos os acontecimentos dos primeiros 25 episódios do anime resumidos do ponto de vista de Ryuk. É uma tática de narrativa bastante usada em animes para resumir tudo o que aconteceu no anime e por isso não devia impressionar a audiência, mas seu começo foi o pontapé inicial para a teoria que estamos analisando aqui.
Pois o filme começa com Shinigami Sem Nome interrogando outros shinigamis para saber o paradeiro de Ryuk, que, após os acontecimentos na terra meio que se tornou uma “celebridade” no reino dos deuses da morte. Quando finalmente o encontra, o shinigami exige que Ryuk conte sobre o mundo dos humanos, já que deseja ir para lá desde que aquele mundo havia se tornado chato e monótono. E é aí que precisamos prestar atenção.
Ao assistirem o OVA, os fãs notaram que o shinigami possui muitas semelhanças com Light. Seu cabelo é castanho, ele parece estar usando uma bolsa carteiro e tem uma gravata vermelha amarrada na cabeça – todas essas coisas que Light costumava usar quando era vivo e humano. Também tem seu andar trôpego e desajeitado que parece indicar que ele tenha levado um tiro nas pernas… exatamente como Light levou quando Matsuda resolve se vingar dele.
Outros detalhes corraboram para esse fato como o sorriso do monstro e os olhos vermelhos que Light sempre tinha quando entrava em seus momentos de intensidade psicológica.
Teria Light então morrido e “subido” para o reno dos shinigamis? Por que ele procura Ryuk então? E por que ele não se lembraria de quem foi?
Corraborando para a teoria
Embora a aparência não seja evidência o suficiente para alguns, ainda existem outros fatos que levam a crer que a teoria de que Light Yagami retorna para o anime como um shinigami está mais do que certa.
Um deles tem intrínseca ligação com as capas do mangá e arte onde vemos Raito segurando uma foice ou ficando na frente dela. Isso poderia estar ligado com o fato de que, ao ser um usuário do caderno, Light indiretamente seria um Deus da Morte, mas muitos ligam esse detalhe ao Shinigami Sem Nome, que aparece carregando uma foice também. Coincidência?
Durante a segunda opening do anime, vemos várias imagens simbólicas que trazem personagens e situações que serão importantes para o segundo arco de Death Note. E, logo no final da intro, temos uma cena onde Light aparece no reino dos shinigamis.
Essa teoria é corraborada pela paleta cinzenta, as nuvens pesadas e a podridão à sua volta. Seria essa uma forma de indicar que aquele seria o fim de Kira ou também uma maneira de dizer que esse seria justamente o seu fim, viver no Reino Shinigami após matar tantas pessoas?
Voltando para o diálogo em si, quando Ryuk começa a chegar ao final da história que todos conhecemos (com Light sendo morto e enganado), o Shinigami Sem Nome começa a ir embora, quase como se tivesse perdido total interesse naquela parte de acontecimentos, já que sabe tudo que aconteceu.
Durante o anime, vemos muitos traços de arrogância em Light e uma postura de irritabilidade toda vez que sente que está perdendo ou que foi enganado. Se o shinigami que visita Ryuk for mesmo Light, uma parte de sua essência nunca se perdeu mesmo após passar para o reino sobrenatural.
Outro detalhe está envolvido ao encontro dos dois. A primeira coisa que o Shinigami Light faz é lançar uma maçã na direção de Ryuk – algo que o monstrengo admite gostar desde os primeiros capítulos. Como a maçã daquele mundo é podre, Ryuk menciona o fato casualmente… ou será que não tão casualmente assim?
Ao final da conversa, mesmo após o shinigami se distanciar, prestamos atenção a uma parte muito importante do diálogo, onde Ryuk parece estar conversando sozinho com Light.
Por falar o tempo todo com ele em segunda pessoa (como se Light estivesse ali para responder), Ryuk diz coisas que parecem indicar que ele também estaria se dirigindo ao shinigami sem nome também nesse meio tempo.
Confira o diálogo:
Você não era nenhum deus…
– Você era apenas…
E então ele percebe que o shinigami sem nome ja tinha ido embora. Ryuk ainda complementa as frases anteriores perguntando:
– Não concorda?
– Hum…?
– Light?
Você. Ryuk diz você. Seria você o shinigami sem nome também?
A Teoria sobre Light e a Teoria sobre os Shinigamis
Os criadores de Death Note nunca vieram a público se pronunciar sobre a teoria estar correta, por essa razão deixando muitos fãs curiosos sobre o destino de Light após a morte. Se a teoria de que Light se tornou um Shinigami estiver certa, o que isso diz para o anime? O que isso significa para o seu universo?
Durante os 30 episódios, a história nunca se preocupa em explicar a origem dos shinigamis, o que é no minímo suspeito visto que Ryuk conhece as palavras “juicy” e jogar jogos humanos com outros shinigamis no reino, além também de ter um conceito de tédio muito parecido com o de Light, o que aproxima os dois em primeiro lugar.
Por esse motivo, a teoria de que Light se torna um shinigami não trabalha de forma sola, mas de uma maneira também geral. Será que todos os shinigamis são seres humanos que foram, em vida, usuários de um Death Note?
Isso certamente explicaria o senso de tédio que percorre o lugar e a inércia de Ryuk durante o anime. Ele já viveu tudo isso, conhece o ciclo de morte e ressusscitação, então por que ficar surpreso com qualquer das atitudes humanas?
Ele fica no minímo alegre porque Light é uma anomalia desses usuários – uma pessoa que tentou “mudar o mundo” à sua própria visão, fracassou e morreu.
Além disso, o shinigami Zellogi que aparece ocasionalmente no anime usa um cocar na cabeça. Seria essa uma denúncia de que o Death Note cai no mundo humano desde outras épocas e em outras regiões pelo mundo?
Essa foi a nossa análise sobre a famosa teoria de que Light teria se tornado um shinigami após a morte. O que você acha dela? Deixe nos comentários para sabermos.