Filmes que desafiam a nossa mente costumam chamar atenção, seja por nos deixar irritados, confusos ou ao menos intrigados.
Essas obras conceituais estimulam o espectador a pensar, a questionar, a se surpreender e a se emocionar. Neste artigo, vamos apresentar sete filmes conceituais que todos deveriam assistir, por serem referência de criatividade, inteligência e arte no cinema.
São filmes que vão desde o drama existencialista ao thriller psicológico, passando pela ficção científica e pelo terror do campo existencial. Prepare-se para embarcar em uma viagem cinematográfica que vai expandir os seus horizontes e enriquecer a sua cultura.
1. Melancolia
Justine e Claire são duas irmãs que enfrentam o fim iminente do mundo, quando um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra. Enquanto Justine, que sofre de depressão, aceita o destino com resignação, Claire, que organizou uma festa de casamento para a irmã, tenta encontrar uma forma de salvar a si mesma e ao seu filho.
O filme explora os temas da angústia existencial, da solidão e da fragilidade humana diante do apocalipse, além de pintar um quadro sobre a perspectiva da vida humana sob duas lentes: a esperançosa, que se agarra a ela, e a conformista, que aceita e abraça o seu destino.
2. Estou pensando em acabar com tudo
Estou Pensando em Acabar com Tudo é um filme de drama e suspense psicológico, dirigido por Charlie Kaufman e baseado no livro homônimo de Iain Reid.
O filme conta a história de uma jovem (Jessie Buckley) que viaja com seu namorado Jake (Jesse Plemons) para conhecer os pais dele em uma fazenda isolada.
Durante a viagem, ela começa a questionar sua relação com Jake e a realidade ao seu redor, enquanto presencia acontecimentos estranhos e perturbadores.
Tudo isso serve de base para uma viagem dentro das mentes das personagens do filme que aborda o fracasso, o trauma e a depressão de uma forma ousada e que pode até soar confuso.
3. 2001 – Uma Odisseia no Espaço
2001 – Uma Odisseia no Espaço é um filme de ficção científica que explora a origem e o destino da humanidade através de quatro episódios que mostram a evolução da inteligência, da tecnologia e da vida. O filme começa com a descoberta de um misterioso monólito que desperta a curiosidade dos hominídeos pré-históricos e os ensina a usar ferramentas.
Milhões de anos depois, outro monólito é encontrado na Lua, enviando um sinal para Júpiter. Uma missão espacial é enviada para investigar, mas enfrenta problemas com o computador HAL 9000, que controla a nave.
O único sobrevivente da missão, o astronauta Dave Bowman, chega até Júpiter e encontra um terceiro monólito, que o leva para uma viagem alucinante pelo espaço e pelo tempo, transformando-o em um ser cósmico.
4. Mãe!
Em uma casa de campo isolada, uma jovem esposa (Jennifer Lawrence) tenta restaurar o lar e apoiar o marido (Javier Bardem), um poeta em crise criativa. A vida pacífica do casal é abalada pela chegada de estranhos que se impõem em sua intimidade e revelam segredos perturbadores.
Mãe! pode confundir as pessoas com sua ação que passa a ser desenfreada, e cada acontecimento e personagem apresentado. Mas se acalme, você não está maluco e nem assistir. A verdade é que o filme é uma alegoria bíblica que referencia diversos acontecimentos da palavra sagrada.
Temos o dilúvio, a morte de Abel por seu irmão Caim, Adão e Eva, deus e a Terra que sempre sofre quando o ser celestial convida humanos a morarem dentro dela.
5. Druk – Mais uma Rodada
Quatro amigos professores decidem testar uma teoria de que beber um pouco todos os dias pode melhorar suas vidas. No começo, eles se sentem mais felizes e inspirados, mas logo percebem que o álcool pode trazer mais problemas do que soluções.
Muito mais do que um filme a la besteirol, é um retrato sobre o que perdemos quando abrimos mão da sanidade por pequenos momentos de felicidade momentâneas por meio de drogas ilícitas.
6. A Chegada
Quando doze naves alienígenas pousam em diferentes pontos da Terra, a linguista Louise Banks é recrutada pelo exército americano para tentar se comunicar com os visitantes. Enquanto o mundo se prepara para uma possível guerra, Louise descobre que os alienígenas têm uma mensagem surpreendente que pode mudar sua vida e o destino da humanidade.
A Chegada é um filme de ficção científica que explora temas como linguagem, tempo, memória e escolha. Muito elogiado por seu estilo de contar a história não-linear, o filme esconde uma mensagem secreta que combina perfeitamente com o roteiro bem desenvolvido.
7. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças é um filme de 2004, dirigido por Michel Gondry, com roteiro de Charlie Kaufman e Pierre Bismuth. O filme mistura romance, drama e ficção científica, e conta a história de Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet), um casal que decide apagar as memórias do seu relacionamento fracassado através de um tratamento experimental.
Porém, durante o processo, Joel se arrepende e tenta preservar as lembranças boas que teve com Clementine, enquanto ela desaparece aos poucos de sua mente.
O filme explora temas como amor, memória, identidade e arrependimento, e foi aclamado pela crítica e pelo público, ganhando o Oscar de melhor roteiro original.