Existe uma segurança em filmes de terror que protege quem está do outro lado da tela. Muitos dos perigos que os personagens vivem na tela são ficção, portanto não representam uma ameaça real.
Mesmo no gênero slasher, que é um pouco mais no chão do que fantasmas, demônios e aparições, nos sentimos bem melhor quando os assassinos são mortos com uma bala na cabeça e se revelam meros sociopatas doentes.
Porém, o que fazer quando, ao assistir um desses filmes, nos deparamos com a seguinte frase: Baseado em fatos reais?
É isso que um filme disponível na HBO Max tem a oferecer. Os Estranhos é um filme de terror e suspense lançado em 2008, que conta a história de um casal que é aterrorizado por três invasores mascarados em uma casa isolada. O filme é inspirado em fatos reais, como os assassinatos da família Manson e os crimes de Keddie Cabin.
Sua sequência, Os Estranhos: Caçada Noturna de 2018, está disponível na HBO Max e continua a saga de horror com uma família que viaja para um acampamento de trailers e são atacados por três psicopatas mascarados que não têm nenhum motivo aparente para suas ações.
O longa tem uma atmosfera tensa que bebe das fontes de filmes como Temos Vagas e Pânico, principalmente na violência desenfreada que apresenta. O trio de assassinos, duas mulheres e um homem mascarados, invadem casas e resolvem atacar seus moradores em um jogo de gato e rato doentio e carregado de adrenalina.
Talvez um dos maiores fatores que dão medo é a motivação desses assassinos: não existe nenhuma. Assim como Stu Macher e Amber em Pânico, a ideia é o simples fato de pertencerem a algo, mesmo que macabro, doentio e maluco que ponha diversas pessoas em risco.
Uma das características mais elogiáveis do filme é a sua tensão, que não para sequer um minuto, sem deixar que a audiência tenha descanso no medo que cresce de forma latente.
O diretor do filme, Bryan Bertino, se inspirou em acontecimentos da vida real. Uma delas sendo o notável assassinato de Sharon Stone pelo culto de Charles Manson, que a assassinou durante uma invasão domiciliar.
Além de outro caso famoso envolvendo uma cabana com um grupo de jovens, Bryan relata que quando era criança e ele e sua irmã estavam sozinhos em casa quando uma mulher apareceu perguntando sobre uma pessoa que não morava lá. Mais tarde, eles acabaram descobrindo que ela fazia parte de um grupo de pessoas que estavam roubando casas pela região.
O primeiro filme da franquia, de 2008, infelizmente não está disponível para assistir em nenhum streaming, mas deve compor algum muito em breve, já que ele logo ganhará um remake pelas mãos da Lionsgate, que também tem uma nova trilogia que irá expandir a história e seu universo.