O roteirista e showrunner Sam Levinson se envolveu em mais polêmicas nessa semana com as declarações de Petra Collins, cineasta que afirma ter trabalhado lado a lado com o criador.
Segundo uma revista húngara, a Punkt, Petra afirma ter tido sua identidade visual roubada pela série criada por Levinson e depois ter sido dispensada pela HBO por ter sido considerada “nova demais”. Na entrevista, Collins conta parte do seu envolvimento na série:
Eu te conto a verdade sobre aquela série, o que nunca foi contado. Nunca falei sobre isso publicamente, porque é uma coisa muito maluca, mas basicamente, a razão pela qual me mudei para Los Angeles foi por causa de Sam Levinson, que dirigiu o show. Ele entrou em contato com minha agência e disse: ‘Escrevi um programa baseado em suas fotos. Você vai dirigi-lo?’. Então me mudei para Los Angeles e trabalhei na HBO por cerca de 5 meses. Eu estava tipo ‘Estou dirigindo o show’. Criei um mundo inteiro para isso, fiz o casting e no último minuto a HBO disse ‘Não vamos contratar você, porque você é muito jovem
A série, que é um dos maiores sucesso do canal nos últimos anos, é inspirada em uma produção israelense, mas sempre foi alvo de elogios por ter uma abordagem artística única que a diferenciou da série original.
Agora com as declarações de Petra, o trabalho do criador fica em cheque, o que poderia gerar um péssimo crédito por ele ter se aproveitado do projeto da jovem cineasta.
Petra já trabalhou com vários artistas em capas de revistas e videoclipes, onde deixou sua marca, como Cardi B, Selena Gomez e a própria Zendaya, que estampa a série.
Vale lembrar que, em The Idol, Levinson fez o mesmo. Depois de dispensar o trabalho da diretora Amy Seimetz, ele e The Weeknd reinventaram o show por acreditarem que ele tinha um aspecto “muito feminino”.
Nem a HBO ou Levinson se pronunciaram sobre o caso. No começo desse ano, o criador já havia sido criticado por fetichizar de forma sexual a série The Idol, o que estava prevista para ser sua nova criação de sucesso. A péssima repercussão acabou cancelando uma possível segunda temporada.
Tanto Euphoria quanto The Idol estão disponíveis na HBO Max.