Em atual desenvolvimento pela Capcom, a empresa anunciou durante a última quarta-feira (25) a sua mais nova engenharia mecânica que será aplicada em jogos, a Rex Engine, que chega para destronar a RE Engine.
A RE Engine é um motor de jogo desenvolvido pela Capcom, que estreou com o jogo Resident Evil 7 em 2017. Desde então, a engine foi usada em outros jogos da Capcom, como Devil May Cry 5 e Street Fighter 6.
Como uma forma de entrar na onda dos novos motores gráficos, a companhia anunciou que irá substituir a RE em busca de “expandir a diversificação das escalas dos seus projetos” com uma eficácia 5x maior proporcionada pelo modelo atual, sendo assim uma abreviação do seu nome completo “RE Next Engine”, ou Nova Engenharia da RE.
Todas essas informações foram compartilhadas em um vídeo do YouTube, que demonstra o passado e o futuro da inovação do estúdio:
A RE Engine foi criada em 2014, durante o início do desenvolvimento de Resident Evil 7. O motor gráfico foi projetado com a natureza linear do jogo em mente e foi criado para tornar o desenvolvimento de jogos mais eficiente.
A razão pela qual a equipe não escolheu um motor gráfico de terceiros foi que “um motor genérico desenvolvido por outra empresa não seria adequado” para um jogo como Resident Evil 7.
A RE Engine apresentava (e ainda apresenta) várias melhorias em relação ao MT Framework, o motor gráfico anterior da Capcom, incluindo novos recursos de anti-aliasing e iluminação volumétrica.
O motor gráfico também permite que os desenvolvedores usem fotogrametria para criar assets de maior qualidade, além de incluir suporte aprimorado para VR em relação ao seu antecessor, permitindo que ele atinja altas taxas de quadros necessárias para evitar enjoo de movimento.
A RE conta com uma série de ferramentas projetadas para deixar a animação mais rápida, como rigging modular, motion matching, animação procedural e motion retargeting. Ela também possui várias opções de simulação física que permitem detritos mais realistas.