a Valve revelou com entusiasmo uma atualização mais recente do Steam Deck, a versão OLED. Essa novidade traz consigo a incorporação de um display HDR OLED, uma duração de bateria estendida, suporte para Wi-Fi 6E e uma redução de peso notável.
Apesar da empolgante revelação do Steam Deck OLED, os engenheiros da Valve adiantam que um potencial “Steam Deck 2” ainda está distante, estimando que levará alguns anos para seu desenvolvimento concreto.
Yazan Aldehayyat, engenheiro de hardware da Valve, complementou a perspectiva de Yang, destacando a intenção da equipe de aprender com o design do Deck original. Embora a versão OLED mantenha o mesmo formato, futuras iterações do Steam Deck podem testemunhar alterações de design com base no feedback da comunidade.
Veja também:
- New World alcança mais de 550 mil jogadores simultâneos na Steam
- Steam Deck: Confira novidades sobre o portátil da Valve
Em uma entrevista concedida ao Gizmodo, Lawrence Yang, designer de UX da Valve, confirmou os planos ativos para um Steam Deck 2. Entretanto, ressaltou a necessidade de um “aumento geracional no desempenho” para justificar o nome Steam Deck 2.
Yang apontou para as atuais restrições de disponibilidade de chips e expressou a preocupação em evitar confundir os desenvolvedores com atualizações incrementais excessivas.
- Estamos trabalhando nisso. Queremos fazer um sucessor adequado para o Steam Deck, mas muito disso está vinculado ao desempenho. Para chamarmos algo de Steam Deck 2, é necessário que haja um aumento geracional no desempenho. Se você tiver muitos tipos diferentes de Steam Decks que são talvez 10% ou 30% melhores, será mais difícil para os desenvolvedores direcionar esses desempenhos.
Ambos os engenheiros estão cientes de que o aumento necessário no desempenho dos chips pode demandar de 2 a 3 anos, alinhando-se com os padrões convencionais de atualizações geracionais em hardware de jogos.
Esse período também oferece à Valve a oportunidade de aplicar lições aprendidas com a utilização do Deck no mundo real.
Em setembro, Pierre-Loup Griffais, representante da Valve, assegurou que não se pode esperar um dispositivo Steam mais avançado nos próximos anos. A empresa visa manter a eficiência energética e a vida útil da bateria enquanto busca um desempenho mais robusto.
Embora os entusiastas possam ansiar por novidades mais precoces, a Valve opta por evitar atualizações apressadas e desanimadoras. Assim, a previsão otimista aponta para o lançamento efetivo do Steam Deck 2 em 2024 ou 2025, condicionado à cooperação favorável da indústria de chips.
Enquanto aguardam esses avanços, os aficionados por jogos podem explorar o mais recente lançamento da Valve, o Steam Deck OLED. Disponível em versões de 512 GB e 1 TB, esses modelos oferecem telas OLED de 7,4 polegadas a 90 Hz, superando as ofertas anteriores de LCD com 7 polegadas a 60 Hz, mantendo a resolução de 1280×800. Os preços para o Steam Deck OLED são fixados em US$ 549 para o modelo de 512 GB e US$ 649 para a variante de 1 TB.