Em 17 de novembro, a OpenAI surpreendeu a comunidade ao anunciar abruptamente o afastamento do cofundador e CEO Sam Altman, com efeito imediato. A decisão do conselho foi fundamentada em uma análise que apontou uma falta de consistência na sinceridade das comunicações de Altman com o conselho, prejudicando assim sua capacidade de desempenhar suas responsabilidades.
Após tentativas malsucedidas de restaurar Sam Altman ao cargo, a OpenAI designou Emmett Shear, ex-chefe do Twitch, como o novo CEO interino.
Em resposta, centenas de funcionários da OpenAI, incluindo a ex-CEO interina Mira Murati e o membro do conselho Ilya Sutskever, assinaram uma carta anunciando sua intenção de deixar a empresa para ingressar na Microsoft, a menos que Altman fosse reintegrado.
Esta reviravolta ocorre apenas um ano após o lançamento do ChatGPT, que rapidamente se tornou uma sensação nas conversas convencionais, emergindo como um dos aplicativos de crescimento mais rápido da história e iniciando uma corrida em todo o setor para desenvolver ferramentas e hardware generativos de IA.
Na última conferência de desenvolvedores da OpenAI, realizada uma semana antes do afastamento de Altman, ele revelou que o serviço contava com mais de 100 milhões de usuários semanais e mais de 2 milhões de desenvolvedores explorando as APIs da empresa.
Veja também:
- ChatGPT e inteligência artificial: como ganhar dinheiro com IA? Veja!
- ChatGPT: como aprender programação com inteligência artificial
- 5 Formas Erradas de usar o ChatGPT
O conselho executivo da OpenAI enviou uma mensagem aos funcionários reiterando que o principal objetivo era reunificar a OpenAI. No entanto, vários dias após a destituição de Sam Altman, a questão permanece sem solução, mesmo com centenas de funcionários manifestando sua disposição de deixar a empresa em solidariedade, a menos que Altman seja readmitido.
De acordo com relatos da Bloomberg, a vice-presidente de assuntos globais, Anna Makanju, comunicou à equipe que as negociações entre Altman, os membros remanescentes do conselho e o novo CEO interino Emmett Shear continuam em andamento.
Não haverá uma resposta final na noite atual, e as discussões estão programadas para continuar na manhã de terça-feira. O futuro da liderança da OpenAI permanece incerto, enquanto a empresa busca uma resolução para esta crise inesperada.
Sam Altman está ingressando na Microsoft?
Em uma entrevista concedida à Bloomberg TV pouco depois, a apresentadora Emily Chang tentou obter mais informações de Nadella sobre o anúncio de contratação de Altman e Brockman.
Eles são, de fato, funcionários da Microsoft? “Eles estão todos em processo de integração”, respondeu Nadella, antes de retornar rapidamente ao tópico do trabalho de inteligência artificial da própria Microsoft.
Lendo entre as linhas dessas entrevistas tensas, fica evidente que Nadella compartilha o desejo de Altman e de centenas de funcionários da OpenAI: o término do conselho da OpenAI.
Embora não tenha expressado isso explicitamente, Nadella estava mais inclinado a discutir mudanças no conselho na entrevista à Bloomberg TV do que abordar a possibilidade de Sam Altman se tornar um funcionário efetivo da Microsoft.
- “Acredito que definitivamente desejaremos algumas alterações na governança. Surpresas não são bem-vindas, e queremos garantir que as coisas sejam conduzidas de maneira que nos permita manter parcerias sólidas. A ideia de mudanças repentinas sem aviso prévio não é favorável, e certamente garantiremos que as alterações necessárias ocorram, mantendo nossa capacidade de colaborar com a OpenAI.”
Foi relatado anteriormente hoje que Sam Altman ainda não consta no diretório corporativo da Microsoft, de acordo com várias fontes. Isso não surpreende muito, uma vez que os processos de Recursos Humanos e integração da Microsoft não estão configurados para lidar com acordos de emergência 24 horas por dia.
No entanto, a Microsoft também não detalhou a nomeação dos funcionários em nenhum comunicado interno em toda a empresa. Se Altman estiver plenamente integrado à Microsoft, assumirá um cargo de CEO dentro da empresa, normalmente reservado para líderes de grandes divisões, como Microsoft Gaming, ou para empresas adquiridas, como LinkedIn e GitHub.
Assim, Sam Altman parece estar pronto para continuar como CEO, restando a questão de se isso ocorrerá na Microsoft ou na OpenAI.