A Black Friday é um evento de promoções que acontece na última sexta-feira de novembro, principalmente nos Estados Unidos, mas também em outros países, como o Brasil.
A origem do termo é incerta, mas existem algumas teorias sobre como ele surgiu. Veja algumas delas:
Como surgiu o nome ‘Black Friday’?
A associação da Black Friday com o comércio surgiu na década de 1960, na Filadélfia, uma cidade dos Estados Unidos. Nessa época, a quarta sexta-feira de novembro era o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, uma data em que as famílias se reuniam para agradecer e celebrar.
Muitas pessoas aproveitavam o feriado prolongado para ir às compras e se preparar para o Natal. Além disso, nesse dia também acontecia um tradicional jogo de futebol americano entre as universidades da Pensilvânia e da Cornualha.
Esses dois eventos geravam um grande movimento nas ruas e nas lojas da cidade, causando congestionamentos, acidentes e confusões. Os policiais que trabalhavam nesse dia chamavam-no de Black Friday, por causa do caos e do estresse que enfrentavam.
A expressão Black Friday se espalhou pelo resto dos Estados Unidos a partir da década de 1980, mas com um significado diferente. Os lojistas, que antes viam esse dia como um problema, passaram a vê-lo como uma oportunidade de aumentar as vendas e os lucros.
Eles começaram a oferecer descontos e promoções atraentes para os consumidores, que formavam filas e disputavam os melhores preços. Os comerciantes diziam que nesse dia saíam do “vermelho” e entravam no “preto”, ou seja, deixavam de ter prejuízo e passavam a ter lucro. Assim, a Black Friday se tornou um sinônimo de consumo e barganha.
A Black Friday se popularizou em outros países a partir da década de 2000, graças à internet e ao e-commerce. Muitas lojas online passaram a oferecer descontos e frete grátis para os clientes de todo o mundo, que podiam comprar sem sair de casa.
No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010, por iniciativa de um site de compras coletivas. Desde então, a data se consolidou como uma das mais importantes para o comércio brasileiro, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais.
Outra hipótese conhecida é que a expressão foi usada pela primeira vez em 1869, quando dois especuladores tentaram manipular o mercado de ouro e causaram uma crise financeira em uma sexta-feira. O dia ficou conhecido como “sexta-feira negra” por causa dos prejuízos causados.
Uma terceira versão é que o nome se relaciona com a contabilidade dos comerciantes, que passavam do vermelho (prejuízo) para o preto (lucro) nesse dia, graças ao aumento das vendas. Assim, a “sexta-feira preta” seria uma forma de celebrar o sucesso comercial.
Independentemente da origem, a Black Friday se consolidou como uma data importante para o comércio, atraindo consumidores em busca de descontos e oportunidades.