A Sony declarou que teria que reter informações sobre um PlayStation 6 da Activision caso esta fosse adquirida pela Microsoft.
Em um novo depoimento à Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, Jim Ryan, da PlayStation, fez os comentários a seguir. Em suma, Ryan afirma que, se a Activision se tornasse uma empresa de propriedade da Microsoft, isso obrigaria a PlayStation a manter as informações do PS6 longe da editora.
Em um depoimento da FTC v MS/ABK, o chefe da PlayStation, Jim Ryan, disse que, se o acordo for fechado, a Sony não poderia informar a Activision sobre seu próximo console. Ele é então questionado sobre a Sony trabalhar com a Mojang (Minecraft) depois que a Microsoft a comprou. A discussão é redigida, mas Ryan diz que isso apoia sua preocupação.
De acordo com Ryan, a PlayStation trabalhar com a Mojang, a desenvolvedora de propriedade da Microsoft que produz Minecraft, na verdade apoia esta preocupação. No entanto, devido à natureza redigida do comentário, não há uma maneira real de descobrir como o trabalho da PlayStation com a Mojang apoia as novas preocupações de Ryan sobre a compra da Activision pela Microsoft.
Stephen Totilo, repórter da Axios, lembra em outro tweet que Ryan afirmou anteriormente em dezembro de 2022 que a Sony havia colaborado com a Activision em recursos técnicos para Call of Duty. As redações do depoimento de Ryan significam que não sabemos quais são esses recursos, mas é fácil imaginar que seja algo relacionado aos gatilhos adaptáveis do DualSense, por exemplo.
Isso pode significar, se a Microsoft adquirir a Activision, que os jogos publicados pela Activision teriam menos recursos projetados especificamente para o hardware da PlayStation. É essencialmente isso que Ryan está sugerindo, embora seja uma questão completamente diferente se isso é realmente verdadeiro, ou se Ryan está apresentando isso como uma hipótese puramente para obter o cancelamento da fusão.
Tudo isso ocorre após a FTC recomendar o bloqueio da aquisição da Activision Blizzard King pela Microsoft no início deste mês. Tanto a Microsoft quanto a Activision Blizzard King disseram na época que planejavam apelar da decisão, mas por enquanto, pelo menos, a possível aquisição parece incrivelmente improvável de ser permitida a prosseguir pelo regulador americano.