Quem é Xehanort? Conheça o vilão de Kingdom Hearts

Redator Pixel

Nascida no ano de 2002, a franquia Kingdom Hearts ganhará seu maior jogo até agora no dia 29 de janeiro com a chegada de Kingdom Hearts 3.

Além de ser nada convencional misturando os mundos da Disney e Final Fantasy, a série da Square Enix possui uma história beeeeeeem complexa.

Apesar de ser conhecida por causa de Kingdom Hearts 1 e 2, que foram sucesso de vendas na era do PS2, a franquia já conta com 10 games e um filme.

E mesmo que Sora e seus amigos sejam bastante populares, o centro de toda a narrativa do game é outra pessoa, e veremos a conclusão disso em Kingdom Hearts 3.

O diretor e criador da franquia, Tetsuya Nomura, chama a fase atual de Kingdom Hearts de “Saga do Dark Seeker”, ou também “Saga de Xehanort”, o principal vilão da trama.

Se você não está por dentro da história do mestre das keyblades, nós explicamos aqui quem é o antagonista e qual a sua importância com base em tudo que já vimos antes da chegada de Kingdom Hearts 3.

A origem de Xehanort

“Esse mundo é pequeno demais”, diz o jovem Xehanort em uma cena de Kingdom Hearts: Birth by Sleep, olhando o horizonte na praia.

Assim como Riku e Sora, o vilão é nativo de Destiny Island e sempre teve vontade de explorar o mundo além da areia daquelas pequenas ilhas. Uma chance surge quando ele é levado para treinar e se tornar um portador de Keyblade, uma espada mágica em formato de chave.

O vilão também é nativo de Destiny Islands

Pouco se sabe sobre o treinamento de Xehanort, mas sua ambição por poder sempre o deixou próximo da escuridão, enquanto seu amigo Eraqus pendia para o lado da luz.

Mesmo com suas diferenças, ambos continuavam treinando juntos, mas tudo indica que Xehanort era o preferido de seu mestre.

Como sabemos disso? No futuro ele se torna o portador da No Name, uma poderosa keyblade forjada há muito tempo por um poderoso mestre com planos muito ambiciosos.

A guerra das keyblades

Os mundos da franquia Kingdom Hearts são separados pela escuridão, por isso os protagonistas precisam de naves para viajar entre eles em Kingdom Hearts 1 e 2.

Muito tempo antes da história de Sora ser contada, porém, as coisas eram diferentes: todos os mundos eram conectados e a luz prevalecia.

Nessa época de paz, um homem chamado Mestre dos Mestres estudou a fundo as propriedades da luz e descobriu Kingdom Hearts, o local que guarda o coração de todas as pessoas e mundos.

Segundo seus estudos, essa gigantesca fonte de poder só pode ser acessada por quem tenha uma arma lendária chamada X-Blade, que só pode ser forjada com uma grande concentração de luz e escuridão se confrontando.

Após estudá-la, o professor criou as keyblades, as famosas espadas em formato de chave que são utilizadas pelos protagonistas da série.

O criador das keyblades possuía uma arma capaz de prever o futuro

Com todo seu conhecimento sobre o assunto, o Mestre dos Mestres conseguiu forjar para si uma keyblade chamada de “No Name”, que possui um olho e é capaz de ver o futuro.

Com o conhecimento obtido graças ao poder da chave, ele reúne cinco aprendizes, chamados de Foretellers, para manterem o equilíbrio no mundo.

Ele pede para que cada um reúna uma facção de estudantes e os treine para que sejam portadores de keyblades.

Além disso, também entrega para cada um de seus discípulos um livro de profecias escrito com a ajuda da No Name, alertando que uma guerra de keyblades levará o mundo a um período de escuridão.

Após plantar essa treta enorme, o Mestre dos Mestres desaparece para sempre.

Antes disso, porém, ele incumbe cada um dos cinco aprendizes com uma missão diferente, o que, no final das contas, acaba servindo para criar discórdia e plantar uma fome de poder entre os Foretellers.

Como previsto pelo livro, a galera quebrou o pau e a fome por poder foi tão grande que eles chegaram a tentar alcançar Kingdom Hearts.

O embate criado pela Guerra das Keyblades foi suficiente para trazer a escuridão para o mundo e também forjar a X-Blade.

A chave suprema, porém, acaba sendo destruída e se divide em 20 partes, treze de escuridão, e sete de luz.

A chave que tudo vê

“História de origem legal, Mateus, mas o que o Xehanort tem a ver com isso?”.

Antes de ir embora, o Mestre deixou uma missão para um sexto aprendiz chamado Luxu.

Sendo o braço direito do sábio, ele se torna o portador da No Name e deve de passar a chave para um outro aprendiz no futuro para que, assim, seu professor consiga continuar vendo através do tempo.

Além disso, Luxu também recebe de seu mestre uma misteriosa caixa preta e deve fugir com ela para o deserto, sem abri-la em qualquer circunstância.

Quem é Xehanort em Kingdom Hearts?

Com toda a existência sendo tomada pelas sombras, apenas alguns fragmentos de mundo restaram, e os portadores de keyblades sobreviventes tomaram como missão proteger esses locais e treinar novos aprendizes.

Luxu continuou a missão de seu mestre e conseguiu passar a keyblade No Name para frente. Quem está com ela atualmente? Xehanort.

Em Kingdom Heart: Birth By Sleep, Eraqus e Xehanort, que agora já são experientes mestres de keyblade, possuem pupilos talentosos.

Os anos passaram rápido e o vilão agora sente o peso da idade. Além de buscar mais poder, o vilão também precisa de um novo corpo para possuir e se manter vivo.

Xehanort possui uma keyblade muito especial

Nesse caminho, Xehanort começa a treinar Ventus, um garoto que não possui escuridão suficiente para aceitar seu coração, mas é puro o suficiente para suprir outra necessidade do mestre maligno: alcançar o poder de Kingdom Hearts.

Para tentar forjar uma X-Blade, o velhote tem a brilhante ideia de criar sua própria luz e escuridão, fazer ambas colidirem e booom, forjar a espada mágica.

Para isso, ele extrai toda a escuridão do coração de Ventus.

O garoto quase acaba morrendo, já que parte de seu coração foi arrancada, mas ele consegue sobreviver graças a ajuda da alma de um garoto recém-nascido de Destiny Island (spoiler: é o Sora, o que faz Vanitas ficar com o rosto similar ao do garoto).


Após a treta, Xehanort leva o garoto para ser treinado por Eraqus, que pode torná-lo ainda mais puro e deixá-lo no caminho da luz.

Enquanto isso, ele treina Vanitas, a personificação do lado maligno do garoto, para que um dia os dois briguem e cumpram seu papel.

Como o processo de retirar a escuridão do coração de alguém é uma parada bem tensa, Ventus acaba perdendo sua memória, o que faz ele praticamente começar uma nova vida aos cuidados de Eraqus, além de começar uma grande amizade com Aqua e Terra.

No jogo, os dois portadores de keyblade que estudam com Eraqus estão se preparando para fazer o Mark of Mastery, que é um teste que serve para nomear os Mestres de Keyblade.

Após a realização do “vestibular”, Aqua consegue passar, mas Terra é reprovado por não conseguir controlar a escuridão em seu coração.

Nosso vilão vê no garoto o casulo perfeito para continuar a sua existência, afinal, escuridão é a praia dele.

Aqua, terra e Ventus
Aqua, Terra e Ventus, os protagonistas de Birth By Sleep

Treta vem e treta vai, o velho Xehanort consegue realizar seus planos e faz Ventus e sua contraparte escura lutarem no cemitério de keyblades para criar a X-Blade.

Enquanto isso, ele batalha com Terra para conseguir um novo corpo.

No final das contas, Ventus consegue destruir a X-Blade e acaba ficando inconsciente, mas a habilidosa Aqua dá um jeito de protegê-lo e deixá-lo longe do vilão.

Sob relutância de Terra, Xehanort consegue tomar o corpo do jovem. Após uma luta com Aqua, porém, ele acaba inconsciente, e fica divagando pelo espaço até cair em Radiant Garden, onde é salvo por Ansem, o sábio, que não sabia o erro que estava cometendo ao acolher aquele jovem de cabelos brancos.

13 partes de escuridão, sete de luz

Agora com um corpo jovem e sob a tutela de um grande estudioso da luz e escuridão, Xehanort tem a chance de, novamente, buscar formas de alcançar Kingdom Hearts.

Como a tentativa de alcançar a fonte de poder criando uma X-Blade do zero falhou, Xehanort parte para um novo plano: encontrar 13 fontes de escuridão e sete de luz, número de partes em que a X-Blade foi despedaçada durante a lendária Guerra de Keyblades.

Aqui, começam as tretas que originam Kingdom Hearts 1 e 2, e para você entender todos os rolês é necessário pegar um conceito sobre o universo do jogo: quando uma pessoa morre no universo da franquia, duas novas entidades aparecem, um Heartless e um Nobody, que são os inimigos que normalmente enfrentamos.

Os vilões de Kingdom Hearts 1 e 2
são apenas figurantes de um plano maior

Para alcançar seu objetivo, Terra-Xehanort rouba a identidade de Ansem e cria dois novos seres a partir de si: o nobody Xemnas e o heartless Ansem, The Seeker of Darkness, cada um representando seu corpo e coração, respectivamente.

Quem jogou os dois principais games da franquia já deve estar familiarizado com os nomes.

Terra de Kingdom Hearts possuído por Xehanort
Terra possuído por Xehanort. O corpo dele deu origem aos vilões de KH 1 e 2.

Enquanto Ansem é o vilão do primeiro Kingdom Hearts e manipula Riku para conseguir encontrar as sete princesas da luz, Xemnas é o cara que cria a Oraganização XIII, que reúne 13 nobodies que são candidatos (sem saber) a serem um casulo para a escuridão de Xehanort.

Apesar da soma ser perfeita para a criação da X-Blade, Sora e seus amigos impedem os vilões de seguirem em frente, e inclusive derrotam alguns membros da Organização, o que leva o mestre da escuridão mudar seus planos novamente.

Em Dream Drop Distance, temos a revelação de qual é a trama mais recente de Xehanort.

Com a ajuda de sua versão jovem que aprendeu a viajar no tempo, o vilão vai continuar a busca por 13 casulos para receberem parte de seu corpo.

Agora, porém, isso vai ficar mais fácil, já que o tempo é uma barreira que pode ser quebrada pelos bad guys.

Sete guerreiros da luz

Quanto a parte de luz, Xehanort acredita que sete guerreiros da luz vão tentar impedir seus planos e, no processo, vão acabar gerando a segunda guerra das keyblades, o que permitirá a ele criar a tão sonhada X-Blade.

É um plano ousado, mas que possivelmente vai dar certo.

Confira o site oficial de Kingdom Hearts

Na finaleira de Dream Drop Distance, o velhote diz que, no final das contas, todas as peças vão se encaixar, mesmo que tudo pareça errado.

Dá pra acreditar que ele está falando a verdade pelo fato de ser o portador da No Name, a antiga keyblade que vê o futuro.

Xehanort de barbixa

Pra quem quer saber o desfecho da história de Xehanort, bem como a de todos os guerreiros do bem, o capítulo final da trama, basta jogar Kingdom Hearts 3, que tem versões para PS4 e Xbox One.

Apesar da trama já começar com tudo, o que pode ser assustador para os novatos, o game conta com uma seção com cinco vídeos introdutórios e que resumem o básico da história.

Chamada de Memory Archive, a divisão é boa não apenas para quem é novo, mas também para os fãs que perderam algum dos games ou querem relembrar os principais pontos do gigantesco universo da franquia.

Deixe um comentário