Estamos perto do fim do conteúdo infantil no YouTube. Nesta semana, a plataforma de vídeos Google recebeu uma multa de U$150 milhões. A Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC) detectou uma ilegalidade por parte do site, ele estava utilizando dados de criança para vender anúncios segmentados sem a permissão dos pais. Essa prática é considerada crime nos Estados Unidos.
Ontem, em uma nota oficial, o YouTube mostrou que começa, a partir de hoje, a desencorajar a produção de conteúdo para crianças.
O fim do conteúdo infantil no YouTube
Apesar de boa parte dos grandes canais atualmente ter foco em conteúdo infantil, ou ao menos sabe que tem um público grande bastante jovem, a plataforma está lutando contra esse tipo de vídeos. E pra isso, ela prometeu algumas mudanças pontuais:
- Todo vídeo com assuntos e temas voltados para esse segmento não receberá mais anúncio;
- YouTubers Kids terão quatro meses para adaptarem um novo público;
- Todo usuário que assistir a esse tipo de vídeo será registrado nos dados como criança;
- Vídeos desse tipo não vão ser mais notificados para inscritos e também não será permitido fazer comentários neles;
Segundo a nota, é considerado vídeo para criança o conteúdo que traz algo envolvendo personagens infantis, temática infantil, brinquedos e até mesmo videogames. O maior medo é saber como será feito o filtro disso tudo, já que não passará por um humano automaticamente.
O site disse que vai contar com a ajuda dos próprios produtores, que devem indicar quando o assunto é ou não do tipo. Fora isso, será feita aquela varredura via inteligência artificial, analisando o que é dito e classificando com um banco de dados preestabelecido. É dessa forma que será identificado todo conteúdo infantil no YouTube.
E o resultado dessas mudanças?
Para dar controle aos pais, tirar o cavalinho da chuva e continuar aproveitando esse público formado por milhões, o YouTube Kids está aí. Nesta semana também ganhou um site próprio, encorajando os pais e as crianças a ficarem de olho lá.
Também foi revelado um investimento de U$100 milhões, uma grana reservada para que a Google consiga lançar conteúdos próprios e atrair uma galera para lá. Com uma base de clientes no lugar, não precisa de dados delas para vender anúncio, é uma estratégia que pode funcionar.
Como ficam os YouTubers Kids?
Aqueles que produzem vídeos para crianças, vão ter que se adaptar. Em um tom de “nós entendemos muito bem vocês”, o YouTube deu apenas quatro meses para que essas pessoas se adaptem.
Vale lembrar que nem todos no site têm o tamanho de Lucas Neto, Felipe Neto ou outros canais que flertam ou a temática ou fazem conteúdo infantil. no YouTube. Há aqueles que simplesmente não ganham muita grana mas conseguem se manter com isso. Tirar a renda desse pessoal, pode gerar uma grande polêmica.
Por outro lado, para aqueles que não passam perto do assunto, pode ser melhor. Isso pelo menos no início. Com menos anúncios sendo direcionados para o universo kid, ainda mais no final do ano com festas e tudo mais, é bem provável que o custo por clique e por visualização aumente em outros conteúdos.
Os anunciantes vão continuar anunciando em algum lugar, isso eu garanto. Pode ser que diminua um pouco o dinheiro investido, mas será achado um lugar especial para cada um. Dessa forma, tudo indica que temas mais adultos voltem a aparecer com mais frequência no Em Alta do site, já que vai ser programado para isso. Não espere conteúdos infantis ganhando destaque a partir de agora.
Quatro meses
Como o site de vídeos é o segundo serviço que mais dá dinheiro para a Alphabet, dona do Google e do YouTube, quatro meses é o tempo certo para conseguir uma grana no fim do ano com anúncios.
A importância do site para a Alphabet também mostra que não tem como brincar com algo que garante milhões por mês para a empresa. Como resultado, as mudanças feitas impedem escândalos e pode fazer com que a versão Kids dê grana igual de uma maneira dentro da lei.