O site IMDB anunciou ontem (28) que precisou alterar o cálculo com que determina a nota dos usuários para ‘A Pequena Sereia’ depois de o filme ser bombardeado de notas 1.
O site classificou a movimentação para dar notas negativas como “incomum”. Com o novo cálculo, o filme está com média 7/10 na plataforma. No site Rotten Tomatoes, o filme abriu com uma nota de 67% de aprovação do público.
O motivo para a onda de hate ao filme está atrelada ao fato da escalação da atriz e cantora Halle Bailey como Ariel no papel. Alguns chegaram a criticar a iluminação do longa e os efeitos especiais dos animais amigos da princesa. No entanto, a abertura para crítica abre um precedente para comentários racistas de pessoas que ainda não aceitam a escalação da atriz.
Para se ter um comparativo com a onda de hate, Velozes e Furiosos 10 teve um número de 5 mil avaliações de pessoas que assistiram ao filme em apenas uma semana. Já A Pequena Sereia teve um número de 10 mil avaliações em apenas dois dias, algo um tanto impossível.
O motivo para o IMDB achar incomum a movimentação também vem de contas fakes que são criadas rapidamente apenas para avaliar o filme de maneira ruim, mesmo não tendo o assistido de fato.
Casos de racismo e homofobia não são novidade
Na semana passada, um caso parecido aconteceu com a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder. Durante uma entrevista ao podcast “Just for Variety”, Ismael Cruz Córdova, conhecido por seu papel na série compartilhou informações sobre o ambiente de trabalho e a saúde mental no set de filmagens da série da Amazon Prime Video.
O ator revelou que a produção disponibilizou uma terapeuta para oferecer apoio aos membros do elenco. Essa iniciativa foi uma resposta aos ataques racistas direcionados ao elenco diversificado e inclusivo da série.
Ismael Cruz Córdova interpreta o personagem Arondir, um elfo, no universo de “O Senhor dos Anéis”, sendo a primeira pessoa de cor negra a desempenhar esse papel na tela. No entanto, sua escolha como elenco não foi bem recebida por alguns fãs, o que resultou em perseguição.
“Doeu. Tive um impacto psicológico e na saúde mental. Isso é algo sobre o qual sou muito, muito aberto, para que as pessoas entendam que o que fazem e dizem online realmente machuca as pessoas, realmente têm um impacto sobre nós”
Uma situação parecida aconteceu a The Last of Us quando a série exibiu seu terceiro episódio, “Long, Long Time” que gerou uma considerável quantidade de avaliações negativas no IMDb, um portal americano de avaliação pública de filmes e séries. Cerca de 40 mil avaliações de uma estrela foram registradas, tornando-se uma das reações negativas mais significativas já vistas no site.
Apesar dos elogios recebidos pela crítica, o episódio despertou a ira de pessoas com preconceito homofóbico devido à sua representação positiva de um casal gay em um relacionamento feliz, mesmo diante de um cenário apocalíptico.
As primeiras temporadas de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder e The Last of Us estão disponíveis, respectivamente, na Amazon Prime Video e na HBO Max.
A Pequena Sereia está em cartaz nos cinemas.