A24 ainda pode produzir filmes na greve dos roteiristas? Entenda

Matheus Martins

A greve em Hollywood, que começou em maio de 2023 com os roteiristas e se estendeu aos atores em julho, tem afetado diversas produções de filmes e séries. No entanto, alguns estúdios independentes, como a A24, conseguiram obter permissão para continuar as filmagens de alguns projetos. Mas por que isso aconteceu?

O estúdio é conhecido por algumas das produções mais interessantes dos últimos tempos, como Midsommar e o ganhador do Oscar, Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo.

Segundo a revista Rolling Stone, a A24 entrou em acordo com o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA), que representa os artistas em greve, e conseguiu liberar as filmagens de dois filmes: Death of a Unicorn, com Paul Rudd e Jenna Ortega, e Mother Mary, estrelado por Anne Hathaway e Michaela Coel.

Além desses longas, a série Os Escolhidos, da Netflix, também recebeu autorização para prosseguir com as gravações.

O motivo dessas exceções é de que esses projetos são considerados independentes e financiados por doações, o que os diferencia dos grandes estúdios e plataformas de streaming que fazem parte da Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP), com quem o sindicato não chegou a um acordo sobre questões salariais, divisão de lucros e uso de inteligência artificial.

O SAG-AFTRA tem estabelecido acordos com alguns estúdios independentes, permitindo que seus membros participem das filmagens de filmes e séries específicos, desde que respeitem as condições impostas pelo sindicato.

Essa é uma forma de apoiar os produtores independentes, que sofrem mais com os impactos da greve, e também de pressionar a AMPTP a ceder às reivindicações dos artistas.

Negociações continuam…

…um eufemismo de dizer, já que as partes ainda não entraram em acordo nenhum.

Na semana da estreia de Besouro Azul, o SAG e o AMPTP passaram a semana inteira tentando entrar em um consenso para que a situação fosse normalizada, mas, ao que parece, esse mar ainda vai dar pé.

O mais novo escândalo envolve o uso de IA (Inteligência Artificial) – boa parte dos estúdios reinvindicaram que os roteiristas REESCREVESSEM boa parte do conteúdo escrito pelas IA’s, como forma de continuar a prática mesmo após às reinvidicações dos roteiristas.

Até o momento dessa publicação, a greve do SAG-AFTRA ainda não acabou.

Deixe um comentário