Ahsoka: o que é o ‘Mundo Entre Mundos’ na mitologia Star Wars?

Matheus Martins

O novo episódio de Ahsoka introduziu um novo conceito interessante da mitologia Star Wars que é muito conhecido: o Mundo Entre Mundos.

Tido como o lado mais mágico de Star Wars, o lugar é um portal que atravessa as fronteiras do espaço e tempo. É tido para os fãs como a introdução da magia e elementos mais fantásticos do que o comum na série, já que envolve deuses místicos e traz um tom maior para a franquia.

Antes de entender exatamente como esse lugar mítico se conecta a Ahsoka, precisamos revisitar suas aparições em outros capítulos de Star Wars.

Os Deuses da Força

A primeira vez que o Mundo Entre Mundos é explorado acontece em Star Wars Rebels, quando Anakin, Ahsoka e Obi-Wan decidem investigar o misterioso reino de Mantis e encontram seus deuses: O Pai, a Filha e o Filho.

O trio representa, respectivamente, os três lados existentes da força:

  • Pai: representa o equilíbrio
  • Filha: representa o lado luminoso da Força
  • Filho: representa o lado obscuro da Força

O trio Jedi descobre na ocasião que foram levados até ali para que o Pai pudesse testar Anakin, e atestar a mitologia de que ele era O Escolhido. O confronto leva com que Anakin enfrente o Filho e ele vence, mas recusa veemente a tarefa de tomar conta da galáxia.

Quando estão deixando Mortis, o Filho passa a possuir Ahsoka, que derrota seu Mestre e Obi-Wan. Ela entrega a adaga ao Filho, que assume seu plano principal de matar a Filha.

Embora consigam reverter a situação e salvarem suas vidas, no fim das contas, o trio acorda em sua nave com a impressão que ficaram apenas alguns minutos na nave.

O Mundo Entre Mundos em Rebel Wars

A segunda aparição do espaço místico é em Star Wars Rebels, dessa vez com Ezra Bridger, que adentra o lugar em busca do que pode ser um animal com a forma do seu falecido mestre, Jarrus.

Guiado pelo lobo, ele é levado a um mural idêntico com as três identidades dos Deuses de Mantis.

Após realizar um ritual, Ezra vai parar no Mundo Entre Mundos onde vários corredores levam a uma imensidão de portais de diferentes existências.

Enquanto caminha pelo lugar, o Jedi chega a ajudar Ahsoka num combate contra Darth Vader e a entender que além de um espaço sagrado, a dimensão pode invadir diversas linhas do tempo.

O Mundo Entre Mundos em Ahsoka

Finalmente, na série, o conceito é mostrado mais um vez após um duelo entre Ahsoka e Baylan. A personagem é derrubada de um penhasco e acorda nos mesmos corredores percorridos por Ezra Bridger. É a primeira vez que o local é levado ao live-action de Star Wars.

Lá, Ahsoka fica diante de seu antigo mestre, Anakin Skywalker. O rosto não deformado e as vestes pretas dão a entender que essa é uma versão do Jedi de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith.

Se for confirmado no próximo episódio, a série pode estar introduzindo seu primeiro conceito de viagem no tempo.

Um fato interessante é que, na divulgação da série, os diversos símbolos e corredores do Mundo Entre Mundos fizeram parte da divulgação da série, o que pode indicar que a série já foi planejada para introduzir ou ter o misterioso local como tema desde o começo.

Novos episódios de Ahsoka chegam ao Disney Plus todas às terças-feiras.

Deixe um comentário