Sequência da história terminada em Rebel Wars, a série Ahsoka traz de volta um dos quartetos mais queridos das animações da saga galáctica, com Sabine, Hera e (por enquanto, só de maneira holográfica) Ezra tentando salvar um Império fragilizado após sua queda.
A produção da Disney Plus, atiçada pela LucasFilm durante a exibição da segunda temporada de The Mandalorian, finalmente está entre nós com dois episódios intitulados “Mestre/Aprendiz” e “Labuta e Problema”, ambos já conferidos pelo Pixel Nerd.
O que já podemos dizer sobre a série da ex-Jedi é que o épico não está aqui para desapontar, com um começo bem instigante e um arco novo e com grande capacidade de renascer a velha essência que os filmes mais recentes da franquia roubaram dos fãs.
Ahsoka começou bem?
Até demais.
Diferente de Mandalorian, a série da rebelde abre de uma maneira que honra aos fãs, ao passo que também demonstra criatividade por parte da produção de Ahsoka com o velho letreiro narrando o que aconteceu no espaço enquanto nossos personagens estavam ausentes.
O sentimento de “velho-oeste” persiste, quando dois forasteiros que difícilmente são confíaveis invadem uma tripulação para resgatar Morgan Elsbeth de sua prisão. A dupla – bem aterrorizante e habilidosa, por sinal – atacam em perfeita sincronia com seus sabres de luzes uma horda de oficiais e têm sucesso na missão. Tudo isso enquanto nossa protagonista segue o rastro de um importante objeto.
O objeto em questão é uma orbe com um rastreador capaz de apontar a localização de Thrawn, um poderoso inimigo e herdeiro do Império que deve fazer seu retorno em episódios futuros da série e começar seu reinado de vingança ao trazer o Império de volta.
Sabine vs Shin
Com certeza, um dos melhores momentos da série até agora é o duelo entre Sabine e Shin, as duas formidáveis lutadoras dessa busca implacável. Aliada às Irmãs da Noite, Shin Hati é aprendiz de Baylan Skoll (um ex-jedi que sobreviveu à ordem dos 66), e ambos são dois Siths capazes de resistirem a sucumbirem a influência da artes das trevas, além de usarem seus poderes aos seus próprios serviços.
É desconhecido como a dupla se formou, mas ambos são o Mestre e a Aprendiz a que se refere o primeiro episódio. Em sua busca para pegar o rastreador de Sabine, Shin e a jovem duelam, até que Sabine é atravessada com um sabre de luz.
Como antagonistas principais ao lado de Morgan, é bem capaz que Shin volte a enfrentar Sabine de novo em um duelo (quem sabe, possivelmente, dando uma chance de revanche) ou até mesmo Ahsoka.
É muito empolgante ter dois vilões tão bem complexos e poderosos do outro lado da história; isso aumenta a chance riscos e afasta aquele velho clichê de um vilão caricato que soa arrogante demais.
No fim, será um duelo entre morais e não somentre entre força e poder.
Ezra e o Grande Almirante Thrawn
Sem dúvidas, Ahsoka será uma corrida espacial para ver quem chega aos objetos de seu interesse primeiro: Ahsoka e Sabine até Ezra – que pode ou não pode estar vivo após o incidente em Rebels – e o Grande Almirante Thrawn, que está mais do que confirmado vivo através de trailers da série.
O personagem é apontado por muitos como o possível vilão da próxima saga de filmes Star Wars, e já causa mais medo que uma mera citação a Palpatine.
Já o paradeiro de Ezra é um dos mistérios mais interessantes que a série pode proporcionar, se for bem adaptado. Um rebelde nascido e crescido em Lothal, sua conexão com a tripulação do Fantasma fez o personagem crescer bastante e se tornar um dos epicentros da narrativa em Ahsoka. No entanto, diferente de Thrawn, ele não tem nenhuma aparição no trailer. Estaria o personagem vivo ou morto todo esse tempo?
A produção do Disney Plus promete expandir a luta pela paz contra inimigos em busca de guerra em uma história que irá honrar o legado de uma das histórias mais queridas pelos fãs de Star Wars.
Ahsoka estreia novos episódios toda semana às terças-feiras no catálogo do Disney Plus. Que a força esteja com você!