Uma teoria recorrente em Star Wars parece explicar o motivo pelo qual Sabine ainda não é capaz de usar a Força – grande poder de domínio Jedi que a tornará uma guerreira futuramente.
Sendo originalmente uma Mandaloriana, muitos especulavam que Sabine não consegue usar a força em seus embates contra Shin porque ela não está de fato destinada a ser uma Jedi. Outra parcela dos fãs acredita que seu péssimo relacionamento com Ahsoka pode estar atrapalhando seu desenvolvimento.
No entanto, ao que tudo indica, a série pode estar nos preparando para o momento em que Sabine irá de encontro ao seu verdadeiro mestre: Ezra Bridger.
Nos eventos finais do episódio 4 de Ahsoka, Jedi Caído, Baylan empurrou Ahsoka de um penhasco antes de ficar frente a frente com Sabine. Ao invés de derrota-lá facilmente, o personagem consegue persuadir Sabine a entregar o orbe, usando o desejo seu desejo de se encontrar com Ezra para que ela se entregasse. O que, no fim das contas, dá certo.
A polêmica decisão fez com que muitos fãs de Star Wars acreditassem que essa atitude demonstra que Sabine está destinada a virar para o Lado Obscuro da Força. No entanto, o acontecimento pode ter uma explicação bem mais ampla do que essa.
A teoria é a de que o real motivo pelo qual Sabine trai Ahsoka no fim das contas é porque Ahsoka nunca esteve destinada a treina-lá, mas Ezra Bridger sim.
Nos episódio 1 e 2 da série, é demonstrado que Sabine aceita ser treinada por Ahsoka. No entanto, esse acontecimento só se dá pelo desejo de Sabine de se reencontrar com Ezra, e não porque ambas possuem uma conexão.
Outro momento do episódio de estreia que reforça essa teoria é quando Sabine acaba ouvindo as últimas palavras de Ezra em Rebels em seu inconsciente. O som é acompanhado de uma série de ruídos, quase como se ela estivesse em sincronia com Ezra. A cena é uma referência ao fato de Anakin conseguir escutar sua mãe e Padmé na trilogia original dos filmes. O detalhe poderia implicar que Sabine possui uma conexão com a Força que a interliga diretamente com Ezra, que pode ser seu mestre.
A teoria fica ainda mais forte quando diversos personagens como Kanan e Huyang apontam falhas no treinamento de Ahsoka para com Sabine, significando que ela estava despreparada. O próprio Huyang em Ahsoka diz várias vezes que o nível Jedi em Sabine é o mais baixo já registrado em anos. Tudo visto em Sabine na série até o momento parece apoiar essa teoria, não fosse a cena de Sabine escutando Ezra em seu sonho.
O que poderia ser descartado como um simples sonho, pode na verdade estar levando ao fato de que Ezra é quem está conduzindo o treinamento de Sabine, e não Ahsoka.
Em duas edições de Star Wars parece que a teoria possui ainda mais corroboração, principalmente na sequência de uma obra de Cavan Scott, intitulado A Tormenta Crescente.
Nele, um jovem Padawan chamado Bell Zettifar não consegue se desligar da Força mesmo após supostamente perder seu mestre, Loden Greatstorm, que foi dado como morto após sua captura. Uma sensação de vazio acompanha Zettifar, que chega a não conseguir se conectar com outros mestres.
No fim de A Tormenta, é revelado que Loden estava vivo esse tempo todo, e é explicado que subconscientemente, Zattifar tinha conhecimento de que sua insistência para com a força não era nada mais, nada menos que resultado da conexão entre ambos.
Dado a similiaridade dos dois casos, Sabine e Ezra podem vir a ter o mesmo desfecho.
Ahsoka estreia novos episódios no Disney Plus todas às terça-feiras à noite.