Após decisão de Elon Musk, acidentes de trabalho crescem na SpaceX

Handley Venicius

Uma investigação da Reuters sobre as condições de trabalho na SpaceX revelou um total de mais de 600 feridos não divulgados publicamente desde 2014. Funcionários atuais e ex-funcionários citados no relatório apontam para os prazos agressivos estabelecidos pelo CEO Elon Musk e uma aversão à burocracia como fatores cruciais.

A pressa em realizar a missão de levar os humanos a Marte “o mais rápido possível” teria levado a empresa a cortar custos e a negligenciar protocolos de segurança adequados.

De acordo com a Reuters, as taxas de lesões em algumas instalações da SpaceX ultrapassam significativamente a média da indústria, que é de 0,8 lesões ou doenças por 100 trabalhadores. Em Brownsville, Texas, a taxa de lesões em 2022 foi de 4,8 por 100 trabalhadores; em Hawthorne, Califórnia, 1,8; e em McGregor, Texas, onde são realizados testes de foguetes, a taxa foi de 2,7.

As lesões relatadas incluem desde ossos quebrados, lacerações e dedos esmagados até queimaduras, choques elétricos e ferimentos graves na cabeça. Casos extremos, como o de Florentino Rios, trabalhador de Brownsville que ficou cego em 2021, e Francisco Cabada, em coma desde janeiro de 2022, foram destacados.

Em 2014, na unidade McGregor, Lonnie LeBlanc perdeu a vida quando foi derrubado do trailer de um caminhão carregado incorretamente pelo vento. Apesar disso, ao longo dos anos, as penalidades aplicadas à SpaceX por questões de segurança foram apenas simbólicas, como uma multa de US$ 7.000 após a morte de LeBlanc.

A Reuters entrevistou mais de duas dúzias de funcionários, atuais e antigos, assim como indivíduos com conhecimento das práticas de segurança da SpaceX.

Um ex-gerente da empresa afirmou que “os próprios trabalhadores cuidam de sua segurança”, enquanto outros indicaram que o uso de equipamentos de segurança de cores vivas era desencorajado devido à preferência de Elon Musk.

Além disso, a SpaceX foi acusada de não fornecer consistentemente dados sobre lesões aos reguladores ao longo de sua história.

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O executivo da SpaceX, Elon Musk, pode ser arrogante quanto à segurança em suas visitas às instalações da empresa. Os trabalhadores disseram que ele brincou com um lança-chamas perto de outros trabalhadores e os desencorajou a usar amarelo de segurança porque ele odeia cores brilhantes.

A Reuters descobriu detalhes sobre os mais de 600 feridos examinando documentos judiciais em ações judiciais de trabalhadores, registros médicos de funcionários, pedidos de indenização de trabalhadores estatais e registros de chamadas de emergência.

A agência de notícias também obteve, por meio de solicitações de registros públicos, registros internos de lesões da SpaceX que a empresa entregou aos inspetores de segurança federais e estaduais após graves incidentes de segurança. Esses registros raramente são tornados públicos.

Depois de anos sem relatar estatísticas anuais de lesões e doenças aos reguladores, alguns sites da SpaceX começaram a arquivar os dados em 2021 ou 2022. Os dados para 2022, que são mais completos, revelam taxas de lesões em três grandes instalações industriais da SpaceX que excederam em muito a média da indústria espacial.