A OpenAI anunciou, na madrugada desta quarta-feira (22), que Sam Altman retornou para o cargo de CEO, quatro dias após ter sido demitido da função. Com a volta do fundador para seu cargo, o presidente Greg Brockman, que havia renunciado, também retornará para a startup de IA.
A OpenAI ainda anunciou um novo conselho formado por Bret Taylor, Larry Summers e Adam D’Angelo. Com isso, um conselho ampliado deverá ser criado com a participação da Microsoft, que aparece como a principal investidora da empresa.
Você precisa ver:
Após o anúncio inesperado e repentino de seu retorno, Sam Altman utilizou seu perfil na rede social X para garantir que deseja construir uma “parceria forte” com a Microsoft. O CEO mostrou-se animado para voltar à função.
Demissão de Altman gerou protestos e tensão
A demissão de Sam Altman foi anunciada na última sexta-feira (17), iniciando um período de dias conturbados dentro da OpenAI. Em solidariedade ao ex-CEO, Greg Brockman renunciou ao cargo de presidente da companhia, sendo esta apenas uma das reações negativas enfrentadas pela criadora do ChatGPT.
Na segunda-feira (20), mais de 500 funcionários da empresa, que conta com pouco mais de 700, assinaram uma carta solicitando o retorno de Sam Altman e a renúncia dos membros do conselho, o que aumentou o clima de tensão e incerteza.
Dentro deste período, Sam Altman foi anunciado como o novo contratado da Microsoft, o que fez com que os funcionários que assinaram a carta também ameaçassem uma onda de demissões em massa para acompanhar seu ex-CEO na nova empresa.
Retorno de CEO é festejado
Após ter sido demitido por não contar mais com a confiança do conselho em sua capacidade de gestão, Sam Altman retorna com o apoio de grande parte dos funcionários da empresa. Além disso, Satya Nadella, CEO da Microsoft, confirmou que a companhia está encorajada pelas mudanças no quadro da OpenAI. A Microsoft acredita que o passo tenha sido essencial para tornar a governança mais positiva e competente.
Sam Altman também citou a Microsoft ao comentar seu retorno como CEO da OpenAI
“Eu amo a OpenAI e tudo o que fizemos serviu para manter essa equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com uma nova diretoria e o apoio de Satya Nadella, estou ansioso para retornar à OpenAI e trabalhar na nossa forte parceria com a Microsoft” escreveu Altman.