A Netflix anunciou que irá disponibilizar novamente em seu catálogo o filme Titanic, de 1997, dirigido por James Cameron e estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. A decisão foi tomada após a trágica implosão do submarino Titan, que levou à morte de cinco pessoas que faziam uma expedição para ver os destroços do navio naufragado em 1912.
O submarino Titan era operado pela empresa americana OceanGate Expeditions, que oferecia viagens turísticas ao fundo do oceano Atlântico por US$ 125 mil por pessoa. Entre as vítimas estavam o bilionário britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet e o dono da OceanGate, Stockton Rush.
Segundo as autoridades, o submarino sofreu uma falha no casco de titânio e fibra de carbono, um material mais barato e leve, mas imprevisível, que não resistiu à alta pressão da água a uma profundidade de 4 mil metros. A implosão foi tão rápida e violenta que os corpos das vítimas foram esmagados e fragmentados, tornando-se alimento para a fauna marinha.
A Netflix informou que o filme Titanic será relançado na plataforma no dia 1º de julho, com uma homenagem aos mortos no acidente com o submarino Titan. A empresa disse que espera que a obra cinematográfica possa “honrar a memória dos que se aventuraram pelo oceano em busca de conhecimento e emoção”.
O filme Titanic é um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema, tendo arrecadado mais de US$ 2 bilhões em todo o mundo. A produção foi premiada com 11 Oscars, incluindo melhor filme, diretor, fotografia e trilha sonora.
O longa retrata o romance fictício entre Jack Dawson (DiCaprio) e Rose DeWitt Bukater (Winslet), dois passageiros de classes sociais diferentes que se apaixonam a bordo do Titanic em sua viagem inaugural.
O filme retorna ao streaming no dia 1ª de Julho de 2023.