Barbie já um dos maiores fenômenos do cinema em 2023! Com uma nota de aprovação alta no site agregador de crítica Rotten Tomatoes, e uma bilheteria que já arrecadou US$ 26,1 milhões na última segunda-feira (24), a fama do filme não para de crescer.
E tanta fama traz fatos curiosos à respeito do novo longa da Warner Bros. Um deles seria sobre onde o universo do mundo da boneca pode se passar. Embora indique, ao decorrer do filme, que o longa trabalhe tanto na atualidade quanto no passado, uma cena em particular pode ter revelado ao menos um detalhe: onde fica a Barbieland.
Confira:
Atenção: o texto abaixo contém spoilers de Barbie. Se você não assistiu ao filme de Greta Gerwig ainda, prossiga com cuidado!
Onde pode se passar a Barbieland?
Em Barbie, sabemos que o que leva a boneca genérica a começar a entrar em problemas é o fato de que ela passa a ter pensamentos que não são seus. A personagem vivida por Margot Robbie começa a pensar na morte, reclamar da água do chuveiro que não sai e das comida não-comestível da Barbieland.
É revelado no ápice do filme o motivo de toda essa confusão: acontece que Barbie está ligada a Gloria (America Ferrera), mãe de uma garotinha com quem brincava de barbie quando a menina era bem pequena. Mas, depois que a jovem cresce, as duas passam a se distanciar, fazendo assim com que Gloria fique deprimida e passe a imaginar Barbie com as suas características mais fortes.
Depois que essa conexão é feita entre Barbie e Gloria, isso faz com que tanto Gloria quanto sua filha sigam a boneca para a Barbieland. Por mais que o filme não defina exatamente como isso acontece, uma fala de Gloria quando chega a Barbieland pode ter indicado aonde se passa o mundo onde as barbies e kens interagem uns com os outros: a casa de bonecas de Sasha, a filha de America.
Enquanto introduz Gloria e Sasha para o mundo das bonecas, elas passam em frente a uma casa da árvore. Nessa hora, Gloria aponta para uma casa na árvore e diz que economizou dinheiro para comprar uma igual. A cena é rápida, mas pode ter levantado a hipótese de que o universo onde os brinquedos coexistem é em uma casa real de bonecas.
Não fica claro se essa casa, no entanto, é de alguém que brinca com as bonecas ou da própria Mattel. Afinal de contas, vale ressaltar que embora tenha guardado as barbies de Sasha, Gloria apenas passa a influenciar a boneca uma vez que passa a ter ideias dentro da empresa.
Essa é apenas uma teoria, como tantas outras que podem compor o filme, que abre diversas interpretações. O fato de Barbie vir para o nosso mundo através de patins pode nem ser mesmo algo que deva ser levado a sério, mas uma interpretação de que é assim que se é introduzido para o mundo feminino, conforme indicado por uma frase do personagem de Will Ferrell.
Greta Gerwig explica frase final do filme
Na entrevista concedida ao USA Today, Greta Gerwig, diretora de ‘Barbie’, compartilhou alguns insights sobre a cena final do filme.
Gerwig destacou a relevância de encerrar a história com a protagonista indo ao ginecologista pela primeira vez, considerando essa escolha como fundamental. Seu objetivo era fazer com que essa cena operasse em dois níveis distintos: ser tanto uma piada divertida quanto um momento emocionante.
“Ao terminar o filme, eu sabia que queria encerrar com uma piada do tipo de deixar cair o microfone, mas também acho isso muito emocionante”, disse Gerwig. “Quando eu era adolescente, lembro de crescer e ter vergonha do meu corpo e me sentir envergonhada de uma forma que eu nem conseguia descrever. Parecia que tudo tinha que ser escondido.”
“E então ver Margot como Barbie, com esse grande sorriso no rosto, dizendo o que ela diz no final com tanta felicidade e alegria”, continuou ela.
“Eu pensei tipo – eu posso dar às garotas aquela sensação de ‘Barbie também faz isso’ – isso é engraçado e emocionante. Há tantas coisas assim ao longo do filme. Sempre foi sobre buscar a leveza e o coração”.
Barbie está em cartaz nos cinemas.