Hoje (20), será lançado o aguardado filme ‘Barbie’, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling. Embora a boneca tenha sido uma presença marcante na infância de muitos, o live-action não é direcionado ao público infantil.
Antes de chegar às telas dos cinemas, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) anunciou a classificação etária do filme no Brasil, sendo acima de 12 anos. Essa restrição pode ter desapontado os mais jovens que esperavam assistir.
De acordo com o que foi revelado pela sinopse, a trama se desenrola na encantadora Barbieland, o mundo mágico das Barbies, quando uma delas inesperadamente cruza para o mundo real e desvenda algumas verdades sobre sua própria realidade.
O filme ‘Barbie’ apresenta uma trama complexa e aborda temas existenciais que têm ressoado com os críticos e o público em geral. De acordo com a People, os temas abordados podem ser mais familiares para adultos do que para crianças, mas são intercalados com piadas que agradam a todos os espectadores. Entre os temas discutidos, destacam-se questões como o patriarcado e o papel dos gêneros na sociedade.
Um exemplo revelado no trailer é quando a personagem interpretada por Margot Robbie faz uma pergunta provocativa: “Vocês já pensaram em morrer?”. Essa frase é dita em um momento aparentemente alegre de dança, refletindo a combinação única de reflexões existenciais presentes na estética colorida da produção.
A história se desenrola quando Barbie e Ken saem do mundo mágico de “Barbieland” e entram no mundo real, explorando assim o contraste entre fantasia e realidade na sociedade moderna. O filme também aborda questões de como as mulheres são tratadas e percebidas no mundo, oferecendo uma perspectiva surpreendente para alguns espectadores.
Essa abordagem mais profunda e os temas relevantes têm sido elogiados por críticos, tornando ‘Barbie’ uma experiência cinematográfica que vai além das expectativas usuais associadas a uma franquia de bonecas tão conhecida como essa.
Porém, o Conar decidiu que essas discussões tão profundas sobre o filme e algumas piadas de humor sombrio definem ele como inapropriado para o público de 12 anos.
Recentemente, o trailer do filme Barbie teve sua exibição interrompida pelo mesmo conselho em todas as salas de cinema do país. A intervenção ocorreu devido ao primeiro trailer, que mostrava a protagonista usando o icônico maiô preto e branco.
A cena, inspirada no filme ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’, chamou a atenção dos reguladores por apresentar crianças quebrando a cabeça de brinquedos.
O Conar então emitiu um comunicado explicando que o trailer viola a Seção 11 do Artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, uma vez que as imagens mostram “cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro”, de acordo com a relatora da representação.
As crianças ainda podem assistir ao filme?
No entanto, posteriormente, na última segunda-feira, dia 11, o Conar decidiu suspender a restrição de idade sobre o trailer. Essa decisão veio após a empresa responsável pelo filme anunciar que o Ministério da Justiça e Segurança Pública classificou o filme e o trailer como livre para todas as idades.
O filme entra hoje em cartaz nos cinemas.