‘Besouro Azul’: saiba como as versões anteriores do herói morreram nos quadrinhos

Matheus Martins

O Besouro Azul é um dos heróis mais icônicos da DC Comics, tendo sido criado em 1939 por Charles Nicholas Wojtkoski.

Ao longo dos anos, o manto do Besouro Azul foi usado por três personagens diferentes: Dan Garrett, Ted Kord e Jaime Reyes. Cada um deles teve suas próprias aventuras, personalidades e poderes, mas também enfrentou seus próprios desafios, perigos e tragédias.

Neste artigo, vamos explorar como as versões anteriores do Besouro Azul morreram nos quadrinhos, e como essas tragéidas foram retratadas no filme-.

Dan Garrett

O Besouro Azul de Dan Garrett era o primeiro herói a usar esse nome, tendo sido criado em 1939 por Charles Nicholas Wojtkoski. Ele era um filho de um policial morto por um criminoso, que se tornou um vigilante usando uma substância chamada Vitamina 2X, que lhe dava poderes sobre-humanos. Ele lutava contra o crime com a ajuda de um parceiro chamado Sparky.

Mais tarde, ele foi reimaginado como um arqueólogo que encontrou um escaravelho azul místico em uma escavação no Egito, onde ele havia sido usado para aprisionar um faraó mumificado e maligno. O escaravelho lhe dava força, voo e a capacidade de criar raios. Ele se transformava no Besouro Azul ao dizer as palavras “Kaji Dha”.

Ele foi um dos heróis mais icônicos da Era de Ouro dos Quadrinhos, tendo estrelado uma série de quadrinhos, uma tira de jornal e um seriado de rádio.

Mas o legado de Dan logo teria fim…

 Dan Garret morreu em uma explosão enquanto tentava impedir um plano do vilão Jarvis Kord, tio de Ted Kord. Antes de morrer, ele passou o seu escaravelho azul para Ted como uma espécie de passagem de manto.

Essa foi a versão original da sua morte, que foi publicada na revista Charlton Comics em 1966. No entanto, em 1986, a DC Comics comprou os direitos do personagem e mudou a sua origem.

Na nova versão, Dan Garret era um arqueólogo que encontrou o escaravelho azul em uma tumba egípcia e ganhou poderes ao ativá-lo com a palavra “Khaji-Da”. 

Nesta ret-con, ele morreu em uma batalha contra um culto que queria roubar o artefato, e passou o escaravelho para Ted Kord, seu assistente e sobrinho adotivo. Essa é a versão mais aceita pelos fãs atualmente.

Ted Kord

O Besouro Azul de Ted Kord foi o segundo herói a usar esse nome, tendo sido criado por Steve Ditko em 1966. Ele era um inventor genial e um atleta talentoso, que herdou o manto do Besouro Azul de seu mentor Dan Garrett, mas não o escaravelho azul místico que lhe dava poderes.

Em vez disso, ele usava sua inteligência e suas invenções para combater o crime, como seu avião em forma de besouro, sua pistola que emitia um clarão cegante e seu sinal de besouro que projetava um holograma de sua cabeça.

O personagem chegou a ser um membro da Liga da Justiça Internacional, onde formou uma grande amizade com o Gladiador Dourado. Ele também se aliou ao Questão, que era seu amigo e rival. 

Ele era conhecido por seu senso de humor e sua coragem, mesmo diante da morte.

Ted Kord morreu nos quadrinhos em duas ocasiões diferentes, dependendo da continuidade.

Na continuidade da Terra Principal, Ted Kord foi morto por Maxwell Lord, que atirou em sua cabeça depois que Ted se recusou a se juntar ao seu plano de controlar os super-heróis. Isso aconteceu em Crise Infinita #1.

Ted foi posteriormente ressuscitado como um Lanterna Negro durante a Noite Mais Densa, mas foi finalmente libertado do controle do anel e voltou a morrer. Novamente, o herói foi revivido por um misterioso poder cósmico que lhe deu uma nova chance de vida. Isso aconteceu em Besouro Azul (Volume 9) #1.

Na continuidade da Nova Terra, Ted Kord foi morto por um Alexander Luthor disfarçado, que o eletrocutou com um raio de energia depois que Ted descobriu seu plano de recriar o multiverso. Isso aconteceu em Contagem Regressiva para Crise Infinita #1.

Ted foi posteriormente homenageado por seus amigos e aliados, que ergueram uma estátua dele no Salão da Justiça e usaram seu sinal de besouro para honrar sua memória.

Jaime Reyes

Jaime Reyes ainda não morreu nos quadrinhos, pelo menos não na continuidade atual da DC Comics. Ele é o protagonista da série Besouro Azul (Volume 9), que começou em 2016 e ainda está em andamento.

Ele também apareceu em outras séries como Liga da Justiça, Jovens Titãs, Lendas do Amanhã e Noite de Trevas: Metal. Ele é um dos heróis mais jovens e populares da DC, e tem uma grande base de fãs.

Jaime Reyes era um adolescente que vivia em El Paso, Texas, com sua mãe, pai e irmã mais nova. Ele encontrou um escaravelho azul alienígena que se fundiu com sua espinha, dando-lhe uma armadura poderosa que ele podia controlar mentalmente.

O escaravelho era originalmente de Dan Garrett, o primeiro Besouro Azul, que o havia usado para combater o crime na Era de Ouro dos Quadrinhos.

O escaravelho foi posteriormente passado para Ted Kord, o segundo Besouro Azul, que não conseguiu ativá-lo e usou sua própria tecnologia para ser um herói. Ted Kord foi morto por Maxwell Lord, um vilão que queria usar o escaravelho para seus planos malignos. 

Jaime Reyes encontrou o escaravelho por acaso e se tornou o terceiro e atual Besouro Azul.

Ted Kord no filme?

Na cena final pós-crédito é revelado que Ted Kord, pai de Jenny, que é o interesse amoroso de Jaime, está vivo, o que pode ser um indicativo para um segundo filme.

Trazer o personagem para o atual DCEU faz todo sentido, visto que, como um Besouro Azul mais velho, ele poderá ser amigo do Gladiador Dourado, de Nathan Fillion.

Não se sabe se a DC tem planos para o Besouro Azul de Dan Garrett, mas o uniforme do Besouro original aparece no filme.

Besouro Azul está em cartaz nos cinemas.

Deixe um comentário