Capitão América: as 11 versões alternativas do herói da Marvel

Matheus Martins

Quando se pensa em Marvel, o Capitão América é um dos primeiros heróis a aparecer na cabeça de todos. O legado deixado por Steve Rogers perpetua em todas as formas visuais em que o grande universo da franquia reverberam por todo o globo.

Com a introdução do conceito do Multiverso nos últimos anos, aqueles que são leigos do mundo dos quadrinhos estão descobrindo agora o conceito e ainda se encontram surpresos com as diferentes versões de seus heróis favoritos que estão sendo apresentadas de mansinho.

Pensando nisso, nós do Pixel Nerd resolvemos separar uma lista com 11 versões alternativas do Capitão América para você conhecer antes de ir conferir Capitão América: Admirável Mundo Novo. Confira!

1. Steven Rogers

Antes do Steve Rogers, a Marvel já teve um capitão colonizador, este chamado Steven Rogers.

Steven foi um soldado na Guerra Revolucionária Americana que atuou como o Capitão América da sua época. Ele lutou ao lado de Wallace Worthington e Ulysses Bloodstone. Ele não é o mesmo que Steve Rogers, o Capitão América da Segunda Guerra Mundial, que foi interpretado por Chris Evans no Universo Cinematográfico Marvel. Esse Steve Rogers recebeu um soro que lhe deu habilidades sobre-humanas, incluindo maior durabilidade, força e capacidade atlética.

Ele também é diferente do Steve Rogers dos quadrinhos da Marvel, que foi rejeitado pelo exército americano durante a Segunda Guerra Mundial devido a vários problemas de saúde, sendo sua escolha uma parte do Projeto Renascimento, um experimento secreto que o transformou em um supersoldado.

2. Isaiah Bradley

Introduzido na série Falcão e o Soldado Invernal, Isaiah é um personagem canônico dos quadrinhos da Marvel, sendo o primeiro Capitão América negro.

Isaiah também fez parte de um experimento secreto do governo dos Estados Unidos que usou homens negros como cobaias para tentar recriar o soro do super soldado que deu poderes a Steve Rogers. Ele sobreviveu aos testes e roubou o uniforme do Capitão América para uma missão suicida contra um cientista nazista.

Após isso, ele conseguiu impedir que o soro fosse usado pelos inimigos, mas foi preso e torturado por 17 anos por traição. Eventualmente acabou sendo libertado graças à sua esposa, mas ficou com sequelas físicas e mentais. Ele se tornou um símbolo de resistência e orgulho para a comunidade negra, e foi visitado por líderes como Nelson Mandela, Malcolm X e Angela Davis.

Ele apareceu na série Falcão e o Soldado Invernal, do Disney Plus, interpretado pelo ator Carl Lumbly. Na série, ele lutou na Guerra da Coreia e chegou a enfrentar o Soldado Invernal.

3. William Nasland

William Nasland usou dois codinomes: Spirit of ’76 e Captain America.

Como Spirit of ’76, ele combateu espiões nazistas nos Estados Unidos e se juntou aos Crusaders, um grupo de super-heróis britânicos que foram enganados por um agente alemão para atacar os Invaders, outro grupo de super-heróis aliados. Depois de descobrir a verdade, ele se separou dos Crusaders e continuou a lutar pelos Aliados.

Já como Captain America, ele assumiu o manto do herói original, Steve Rogers, que foi dado como morto em 1945. Ele usou o escudo e o uniforme de Rogers e liderou os Invaders em várias missões contra os nazistas. Ele morreu em 1946, quando foi atingido por um míssil disparado pelo robô Adam II.

Ele foi um dos primeiros sucessores de Steve Rogers como Captain America e foi homenageado por outros heróis que seguiram seu exemplo.

4. Jeffrey Mace

Também introduzido em uma série da Marvel – dessa vez Agents of S.H.I.E.L.D, essa versão foi criada na década de 1940, um período que os fãs e historiadores chama de Era de Ouro dos Quadrinhos.

Como o Patriota, ele apareceu pela primeira vez em Human Torch Comics #4 (Março de 1941), publicado pela precursora da Marvel nos anos 1940, a Timely Comics

Em 1976, a Marvel revelou por meio de uma continuidade retroativa que Mace se tornou o terceiro Capitão América algum tempo depois de suas aventuras na Segunda Guerra Mundial.

O personagem chegou a ser adaptado para a série de TV do Universo Cinematográfico Marvel Agents of S.H.I.E.L.D., interpretado por Jason O’Mara. Na série, ele é o novo diretor da S.H.I.E.L.D. após a saída de Phil Coulson, e usa um soro experimental para ganhar super-força e se passar por um Inumano. Ele apareceu nas temporadas 4 e 5 da série.

5. William Burnside

É guerra de Capitão América!

William Burnside também foi o nome dado a um personagem fictício que apareceu nas histórias como um fã obcecado do Capitão América que se tornou o quarto Capitão América oficial nos anos 1950, depois de encontrar a fórmula do soro do super-soldado e mudar sua aparência para se parecer com Steve Rogers. 

William, no entanto, acabou enlouquecendo por causa dos efeitos do soro e se tornou um vilão chamado Grand Director. Ele enfrentou o Capitão América várias vezes, tanto como aliado quanto como inimigo.

William Burnside também foi o nome de um matemático inglês que nasceu em 1852 e morreu em 1927, conhecido principalmente por seu papel na teoria dos grupos finitos.

6. Bob Russo e 7. Scar Turin

Bob Russo e Scar Turin foram dois civis que tentaram assumir o papel de Capitão América depois que Steve Rogers abandonou a identidade e se tornou Nômade. Eles não tinham poderes nem treinamento e fracassaram em suas primeiras tentativas de combater o crime. Eles também não receberam o escudo indestrutível de Rogers para ajudar nas missões que faziam.

Bob Russo era um lutador de boxe que não conseguiu escalar uma parede e desistiu de ser Capitão América. Já e a história de Scar Turpin é que ele era um motoqueiro que foi derrotado em sua primeira batalha e preferiu lutar com uma barra de ferro. 

Eles foram sucedidos por Roscoe Simons, um fã do Capitão América que foi treinado pelo Falcão.

8. Roscoe Simmons

Já com fama de fã de Steve, Simmons mostrou grande habilidade em combate e chegou a receber o apoio de Steve. Porém, em um confronto com o Caveira Vermelha, o vilão o matou ao descobrir que ele não era o Cap original.

O jovem foi torturado e crucificado tendo uma das cenas mais pertubadoras dos quadrinhos envolvendo um Capitão. A morte de Roscoe fez com que Steve decidisse abandonar a alcunha de Nômade e voltasse a ser definitivamente o Capitão América.

Roscoe também apareceu em um filme de 1990 chamado Captain America (br: Capitão América – O Filme pt: As Aventuras do Capitão América), baseado no personagem da Marvel Comics de mesmo nome.

9. John Walker

Tirado diretamente do arco dos quadrinhos, John Walker realmente assumiu o manto do personagem durante a série Falcão e o Soldado Invernal. O personagem começou com boas intenções, mas viveu para ver sua fama de vilão começar a nascer.

Ele é um veterano do exército dos Estados Unidos que recebeu força sobre-humana por meio de experimentos e se tornou um herói nacionalista e violento. Sua primeira aparição se deu em Captain América # 323, em 1986, como Super-Patriota, um rival de Steve Rogers que criticava seu patriotismo.

Depois que Steve abandonou o escudo por não concordar com as exigências do governo, John foi escolhido para ser o novo Capitão América, mas teve dificuldades para se adaptar ao legado do herói.

Ele também teve um parceiro chamado Lemar Hoskins, que inicialmente usava o codinome Bucky, mas depois mudou para Estrela Negra por causa da conotação racista da palavra.

Depois disso, John Walker adotou o nome de Agente Americano e passou a usar um uniforme preto com as cores da bandeira americana. Ele se tornou um agente do governo e trabalhou com vários grupos de super-heróis, como os Vingadores da Costa Oeste, os Invasores e os Thunderbolts. Ele também teve conflitos com outros heróis, como o Homem de Ferro, o Falcão e o Soldado Invernal.

Atualmente, John Walker é interpretado por Wyatt Russell na série “Falcão e o Soldado Invernal”, do Disney+, onde ele é apresentado como o novo Capitão América escolhido pelo governo após Sam Wilson recusar o escudo de Steve Rogers. Ele ainda não se tornou o Agente Americano na série, mas deve seguir esse caminho no filme Thunderbolts.

10. Bucky Barnes

Bucky Barnes assumiu o manto de Capitão América após a morte de Steve Rogers no final de Guerra Civil, em 2007. Ele foi o novo Capitão América até 2011, quando Steve Rogers voltou à vida e recuperou seu escudo. Bucky também foi o Capitão América em outras histórias alternativas, como em What If? #3 (1977) e em Exilados #9-10 (2001).

Na série Falcão e o Soldado Invernal, Bucky Barnes não foi considerado como candidato a Capitão América pelo governo dos EUA, que escolheu John Walker para o cargo. No entanto, Bucky apoiou a decisão de Sam Wilson de se tornar o novo Capitão América no final da série, reconhecendo que ele era o sucessor ideal de Steve Rogers. 

O ator Sebastian Stan explicou que Bucky não se sentia pronto para assumir o manto do herói, pois ainda estava lidando com seu passado traumático como Soldado Invernal.

11. Sam Wilson

No último dessa lista, Sam Wilson se tornou o novo Capitão América tanto nos quadrinhos quanto nas adaptações.

Ele se tornou o novo cap nos quadrinhos em 2014, depois que Steve Rogers perdeu seu soro do super-soldado e envelheceu rapidamente. Como o herói, ele usa o escudo e o uniforme do Capitão, mas mantendo suas asas mecânicas e sua identidade como Falcão. Sua integração como o herói enfrentou vários desafios e conflitos, como o novo símbolo da nação, inclusive chegand oa lutar contra uma versão alternativa do Capitão que servia à Hydra.

No MCU, Sam Wilson é interpretado por Anthony Mackie. O personagem apareceu pela primeira vez em Captain America: The Winter Soldier (2014) e se tornou um aliado e amigo de Steve Rogers. 

Na série para o Disney +, ele recebeu o escudo do Capitão América das mãos de um Steve Rogers idoso, que voltou do passado depois de devolver as Joias do Infinito. Ele se tornou o primeiro Capitão América negro do MCU e usou um novo uniforme que combinava as cores e o escudo do Capitão América com as asas e os óculos do Falcão.

O filme Capitão América: Nova Ordem Mundial irá mostrar Sam Wilson como o novo Capitão América, depois que ele assumiu o manto no final de Falcão e o Soldado Invernal.

Via: Jamesons

Deixe um comentário