Você já passou pela frustração de ver aquele temido aviso no seu celular, alertando que o espaço de armazenamento está no limite? Com o crescente número de aplicativos, fotos e vídeos que acumulamos nos nossos dispositivos móveis, a falta de espaço se tornou um problema comum para muitos usuários.
A boa notícia é que liberar espaço no seu celular não requer conhecimentos avançados em tecnologia. Com algumas dicas simples, você pode recuperar aquele espaço valioso para que seu dispositivo funcione sem problemas e você possa aproveitar todas as suas funcionalidades.
A seguir, você vai ver 8 dicas práticas e eficazes para liberar espaço em seu celular. Confira!
1. Exclua aplicativos que você não usa
O primeiro passo para liberar espaço no seu celular é revisar e avaliar os aplicativos que você instalou ao longo do tempo. Muitas vezes, acumulamos aplicativos que raramente usamos, e eles podem ocupar uma quantidade significativa de espaço de armazenamento.
Para isso, basta acessar as configurações do seu dispositivo e seguir para a seção de aplicativos ou gerenciamento de aplicativos. Lá, analise o que está instalado e leve em consideração o quanto você realmente usa esses aplicativos.
Enfim, desinstale os aplicativos que você não utiliza mais. Lembre-se de que você sempre pode reinstalá-los posteriormente, se precisar deles.
2. Limpe arquivos de cache
Os aplicativos em seu celular muitas vezes armazenam dados temporários, conhecidos como “cache”, para melhorar o desempenho e acelerar o carregamento. No entanto, com o tempo, esses arquivos de cache podem ocupar uma quantidade razoável de espaço. Felizmente, é fácil limpá-los.
Veja também:
- Qualidade do sono e insônia: 6 apps para ajudar a dormir melhor
- Trabalho remoto: os 7 apps que precisam estar no seu celular
No Android, acesse as configurações e vá para a seção de aplicativos. Selecione o aplicativo e escolha a opção de limpar cache. Tenha atenção, já que é um botão diferente de desinstalar o aplicativo.
Por outro lado, no iOS não há essa opção de excluir o cache. No entanto, você pode simplesmente desinstalar o aplicativo e reinstalá-lo em seguida. Essa ação irá eliminar o cache e retornar o app às suas configurações originais.
3. Faça o backup de fotos e vídeos na nuvem
Fotos e vídeos costumam ser os maiores vilões quando se trata de ocupar espaço em nossos celulares. Felizmente, existem soluções para manter suas memórias seguras sem entupir seu dispositivo.
Você pode configurar um backup automático para enviar suas fotos e vídeos para a nuvem pelo Google Fotos (Android) ou o iCloud (iOS). Após verificar que tudo está seguro, você pode excluir as cópias locais no seu celular.
Existem muitos outros serviços de nuvem, como Dropbox, OneDrive e Amazon Photos, que oferecem armazenamento gratuito ou pago para fotos e vídeos. Basta configurar o backup automático para manter seus arquivos seguros na nuvem.
4. Delete mensagens e anexos
Mensagens de texto, imagens e vídeos compartilhados em aplicativos de mensagens podem ocupar mais espaço do que você imagina. Chegou a hora de fazer uma limpeza em tudo isso.
Para isso, abra seu aplicativo de mensagens (como o WhatsApp ou o Mensagens no iPhone) e revise suas conversas antigas e apague mensagens, fotos e vídeos que não são mais necessários. Alguns aplicativos até permitem que você configure a exclusão automática de mensagens após um período de tempo específico.
Lembre-se de que, ao excluir mensagens e mídias, você não apenas libera espaço, mas também melhora a organização de suas conversas. Esta é uma maneira simples de manter seu celular ágil e eficiente.
5. Reduza a qualidade de vídeos e fotos
A qualidade das fotos e vídeos que você tira com seu celular pode afetar significativamente o espaço que eles ocupam. Se você está com pouco espaço e não deseja excluir suas mídias, considere ajustar as configurações de qualidade.
Para fotos, reduza a resolução ou ative a opção de “Armazenamento otimizado” em aplicativos como o Google Fotos. Isso fará com que suas fotos ocupem menos espaço no dispositivo, sem comprometer muito a qualidade.
Você também pode gravar vídeos em uma resolução mais baixa ou ajustar as configurações para que eles sejam automaticamente comprimidos após a gravação. Isso economizará espaço, embora a qualidade seja um pouco reduzida.
6. Remova documentos e arquivos não necessários
Quantos arquivos desnecessários será que você já não acumulou no seu celular e nem percebeu? Eles podem vir de diversas fontes, como WhatsApp ou e-mail, e ocupar um espaço considerável no seu dispositivo.
Para isso, vá até o explorador de arquivos do seu dispositivo e siga até a pasta padrão de downloads. A partir daí, analise quais arquivos não são mais necessário e os exclua.
Lembre-se também de que muitos serviços de e-mail também permitem que você acesse anexos sem precisar baixá-los localmente. Utilize essa opção sempre que possível para evitar o acúmulo de documentos em seu dispositivo.
7. Gerencie suas músicas e podcasts
Outro elemento que muita gente deixa passar despercebido no que diz respeito ao armazenamento no celular: as músicas e podcasts que você salva também ocupam espaço. Se você está com pouca capacidade disponível no seu aparelho, essa é outra ótima forma de resolver o problema.
Se você preferir ter músicas ou episódios disponíveis offline em apps como Spotify ou YouTube Music, limite o número de faixas ou episódios que você mantém baixados. Mantenha apenas aquelas que você planeja ouvir em breve.
Para o restante, considere usar os serviços apenas via streaming em vez de armazenar todas as músicas e episódios localmente. Além disso, exclua músicas ou episódios não ouvidos periodicamente.
8. Desinstale ou desative aplicativos pré-instalados
Quando sugerimos desinstalar aplicativos que você não utiliza, há um adendo a ser considerado: também vale a pena a possibilidade de considerar a exclusão de apps pré-instalados.
A maioria deles pode não fazer parte do seu uso do dia a dia, e acabam ocupando um espaço precioso na memória do seu celular.
No entanto, dependendo do fabricante, pode não ser possível excluir aplicativos pré-instalados sem modificações que violam a garantia, como é o caso do root ou jailbreak. Seja como for, coloque os benefícios e as desvantagens na balança antes de decidir, além de se informar o suficiente para ter certeza do que está fazendo.