Se você tem acompanhado a disputa entre Epic Games e Apple aqui no site, sabe que as empresas estão longe de ver a situação se resolver.
Enquanto isso, uma provoca a outra, em forma de pressão e também de mostrar que está disposta a ir até o fim dessa “competição” bizarra e multibilionária.
Tim Sweeney, CEO da Epic, fez algo impensável, promoveu PUBG Mobile no iOS e Mac. Sabemos que o jogo de Battle Royale é concorrente direto de Fornite, mas a empresa não é louca a ponto de rasgar dinheiro.
Como PUBG Mobile utiliza Unreal Engine, a Epic Games fez questão de lembrar que mesmo que a decisão final da corte seja desfavorável, seu motor gráfico deve continuar firme e forte, mantendo o lucro.
Mesmo a Unreal Engine pode ser banida
A Microsoft se mostrou favorável à Epic Games, principalmente por causa da utilização da Unreal Engine em seus jogos – o que faz todo sentido.
O suporte oferecido hoje pela ferramenta não se compara a outras, pela facilidade de acesso (gratuita para pequenas desenvolvedores), pelos contantes updates e por ter uma comunidade enorme.
RELACIONADOS:
Apple encerra conta AppStore da Epic Games
Apple vs Epic Games: primeira decisão judicial mantém Unreal Engine, mas Fortnite continua fora
Microsoft se posiciona a favor da Epic Games na briga contra Apple
A primeira decisão judicial, que poderá ser revertida mais tarde, manteve a conta iOS e Mac da Unreal Engine. Os jogos como PUBG e outros que utilizam a engine poderão continuar rodando e recebendo atualizações.
Mas mesmo isso pode acabar sendo retirado futuramente. Ainda assim, é evidente que a Apple perderá o acesso a um catálogo enorme de jogos, algo que pode ser bom para outros motores, como a Unity.
Epic vs Apple daqui pra frente
As tentativas da Epic Games contra a Apple continuaram com sua campanha e torneio Free Fortnite. Também doou ativos para que os jogadores pudessem fazer seus próprios produtos Free Fortnite, até mesmo dando permissão para serem vendidos.
Tudo indica que a Epic está tentando ganhar ao menos o tribunal da opinião pública, mantendo sua base de fãs sólida.
E apesar de não ter tanto sucesso quanto o Fortnite, PUBG Mobile conseguiu conquistar um nicho estável.
Sua próxima atualização incluirá grandes melhorias em toda a linha, e uma nova competição vai conceder U$2 milhões em prêmios.
Ao contrário de Fortnite, o jogo não oferece cross-play com PC ou jogadores de console e é tecnicamente um jogo separado.